O que é gestão por competência?

  • Descobrir e reter os talentos da empresa;
  • gerir pessoas;
  • engajar profissionais e mais.

A lista acima reúne alguns dos pontos que respondem a pergunta, o que é gestão por competência. Trata-se de uma forma eficaz do setor de Recursos Humanos planejar estrategicamente o futuro da empresa.

Esse sistema de responsabilidade é uma forma de sanar problemas de equipe, de gerenciamento do negócio e administração dos colaboradores, que poderão render mais se estiverem em seus devidos cargos, conforme suas habilidades e atribuições.

Quando se aplica o conceito sobre o que é gestão por competência de forma correta dentro da empresa, os funcionários podem ser mais bem aproveitados e consequentemente trazer mais resultados. Suas habilidades e capacidade técnica são exploradas de maneira mais satisfatória. Isso oferece maior possibilidade de crescimento do profissional.

A gestão por competência, em seus processos iniciais, ajuda também a medir a necessidade da empresa em relação às competências específicas para exercer determinadas tarefas, focando em:

  • produtividade;
  • engajamento de funcionários;
  • busca por resultados.

Algo que pode contribuir com a diretoria e os profissionais de Recursos Humanos é o Ciclo de Gestão por Competências, que oferece:

  • mapeamento;
  • avaliação;
  • desenvolvimento;
  • monitoramento.

O que é Gestão por Competência e como aplicá-la

Agora que você entender o que é gestão por competência, devemos avançar e compreender como aplicá-lo à realidade de sua empresa.

A gestão por competência deve ser aplicada em todos os setores da empresa, pois assim é possível:

É preciso ter em mente que ao aplicar o que é gestão por competência é necessário estar adequado a realidade da empresa.

Assim a estratégia pode estar conforme as necessidades da organização. Vamos trazer agora o passo a passo de cada um desses pontos.

1. Mapeamento

Mapeie todas as competências da organização através da aplicação dos conceitos que envolvem o que é gestão por competência. Assim é possível observar e adequar os profissionais as exigências dos cargos.

2. Avaliação

Avalie se seus colaboradores se adequam as habilidades e responsabilidades do cargo em que estão inseridos.

É possível também avaliar esse ponto antes de preencher a vaga, analisando a experiência do candidato, para assim não errar na hora de preenchê-la com determinado funcionário.

3. Desenvolvimento

Engajar funcionários, oferecer possibilidades para ele crescer por meio da gestão por competência.

Nesse ponto é muito importante avaliar quais colaboradores estão abaixo do nível de exigência para o seu cargo e aprimorar suas habilidades.

4. Monitoramento

É nesse momento que se torna fundamental avaliar se as mudanças aplicadas, por meio da gestão por competência, trouxeram mudanças efetivas em relação a equipe e se os resultados foram satisfatórios.

Chegando nessa etapa de análise, se inicia novamente o Ciclo de Gestão por Competências.

5. Reunião e planejamento do futuro

Vislumbrar o futuro do negócio é parte integrante da gestão por competência, já que por meio dela você pode ter uma visão do que sua empresa almeja e necessita.

Por esse motivo, reuniões entre líderes, diretores e recursos humanos precisam ser objetivas e concisas, focando sempre nas competências.

6. Subdivisão de cargos

Dentro de um mesmo setor existem várias competências, porém é imprescindível identificar, selecionar e dividir os colaboradores conforme suas habilidades e dentro de um nível de hierarquia.

A gestão por competências precisa fazer parte desse processo, e ser o apoio nessa subdivisão de cargos.

7. Divisão de perfis e competências

Quando se obtém todas informações necessárias pelos métodos de gestão por competência, você poderá especificar e dividir todos os perfis, cargos, habilidade e competências que os setores demandam, inclusive fazendo uma descrição de cargos completa, com os objetivos e o papel que cada profissional precisa executar em sua área.

8. Remanejamento de colaboradores

A Gestão por Competências pode regir toda realocação de colaboradores da sua empresa. Se você tem em mãos as necessidades da empresa, os perfis e habilidades de cada funcionário, fica ainda mais fácil remanejar um colaborador para outra função, minimizando os erros de troca.

9. Recrutamento

Um processo de recrutamento pode parecer uma tarefa árdua e pesada dentro de uma empresa, porém com um sistema de gestão por competência, as escolhas de novos colaboradores podem se tornar mais eficientes e corretas.

Afinal, você terá em mãos todas as necessidades do cargo e as competências necessárias para ocupá-lo, sendo mais assertivo na hora de optar por um determinado profissional.

Leia também: Dicas de cursos de RH: recrutamento e seleção

10. Aprimoramento dos profissionais

Manter os colaboradores engajados, com capacitações, cursos e etc., são uma forma de abrir as portas para o crescimento não só do seu profissional, mas também da empresa.

Com treinamentos seus funcionários estarão mais prontos e constantemente atualizados com a realidade da empresa e do mercado.

É fundamental cruzar as competências existentes com as competências necessárias para realizar:

  • promoções;
  • realocação de cargos;
  • definição para futuras competências.

Importância da gestão por competência

Em um mercado competitivo e repleto de profissionais, os mínimos detalhes é que fazem a diferença para a empresa engrenar ou fracassar.

Apostar em recursos acessíveis e meios simples de serem colocados em prática, como a compreensão sobre o que é gestão por competência, por exemplo, é o que atualmente contribui para alavancar os resultados da empresa.

Um processo como esse quando aplicado, tende a aumentar o desempenho dos colaboradores e consequentemente oferecer maior possibilidade de sucesso a empresas que adotam tais métodos.

Porém, um sistema de gestão por competência não pode ser algo apenas conceitual, que fica no universo das ideias. Ao contrário precisa ser um processo obrigatório e concreto na realidade das empresas.

Uma empresa que busca acertar nos recrutamentos, na gestão dos próprios funcionários e na busca incessante por resultados, precisa ter controle e engajar a equipe.

Ultrapasse as próprias barreiras e adote no seu dia a dia o conceito do que é gestão por competência.

Os resultados de um sistema como esse são extremamente satisfatórios e sem dúvida farão com que a sua empresa erre menos nas tomadas de decisão ao remanejar um funcionário ou mesmo no momento de efetuar uma contratação.

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