o-que-e-empresa-enterprise

O que é uma empresa enterprise?

As empresas enterprise são uma categoria de negócios que reúne companhias de grande porte no faturamento e que possuem projetos bastante complexos ou específicos

Algumas empresas que atuam com compra e venda cometem o erro de categorizar como empresa enterprise analisando apenas o faturamento, porém ao colocar uma empresa dentro dessa carteira de clientes outros fatores devem ser considerados.

A carteira de cliente de determinada companhia reúne todas as empresas com as quais ela realiza algum tipo de movimentação comercial e pode ser separada por modelos de negócio.

Ao dividi-la em categorias, é possível gerenciar melhor a necessidade de cada cliente e enxergar com mais facilidade as melhores chances de fazer negócio.

O principal objetivo ao reunir perfis semelhantes em um mesmo conjunto de clientes é aumentar a produtividade e a organização da equipe.

Confira abaixo o que é uma empresa enterprise e como trabalhar com empresas de grande porte de faturamento e outros atributos específicos. 

O que é uma empresa enterprise?

Empresa enterprise significa um negócio com operações muito grandes — com atuação nacional e até internacional — e que tem uma marca conceituada no seu mercado de atuação.

Consequentemente, é uma empresa que fatura alto, tem uma estrutura organizacional complexa e uma equipe de funcionários grande para executar todos os seus processos.

Ao decidir trabalhar com vendas para empresas enterprise, torna-se necessário contar com uma equipe especializada no atendimento desse setor específico.

Para categorizar empresas enterprise corretamente é necessário avaliar um conjunto de fatores que vai além do faturamento. Continue lendo e confira no próximo tópico as principais características das empresas enterprise.

Características de uma empresa enterprise

empresa-grande-porte-faturamento

As empresas enterprise podem contar com uma, algumas ou até todas as características que listamos abaixo. 

1. Faturamento alto

Uma das características mais comuns de empresas enterprise é contar com valores altíssimos de faturamento. Esse ponto é importante, porém, não deve ser analisado separadamente.

2. Necessidade de personalização do atendimento

Muitas companhias possuem um nicho de mercado bastante específico e estratégico e, por isso, precisam de um trabalho de compra e venda mais personalizado

3. Fluxo operacional complexo

Essas empresas costumam apresentar um fluxo operacional com caráter especial e que exigem uma dedicação e total conhecimento do setor. Nesse cenário, contar com soluções e gerenciamento especial é de extrema importância.

4. Ser uma marca bastante conceituada no seu mercado de atuação

Não é uma regra, porém grande parte das empresas enterprise estão entre as melhores marcas dentro do seu setor. Desta forma, essa é uma maneira de classificar ou não uma companhia dentro dessa categoria na sua cartela de clientes.

5. Tempo necessário para implementação do projeto

Outro ponto que pode ser um diferencial é quanto tempo será necessário para implementar completamente um determinado projeto. Isso porque um dos objetivos de quem trabalha com essas companhias será otimizar processos e diminuir esse período.

6. Quantidade de colaboradores envolvidos nos processos 

Equipes grandes são sempre mais difíceis de gerenciar e, por essa razão, quanto maior o número de colaboradores, nos processos de compra e venda, maior a necessidade de contar com soluções enterprise.

7. Quantidade de transações mensais no setor de compra e venda

Ter um faturamento alto não necessariamente significa uma movimentação alta de transações financeiras, como emissão de boletos e notas fiscais, por exemplo.

Desta maneira, quando uma companhia tem uma elevada demanda nesse sentido também pode ser incluída na categoria de empresas enterprise.

Modelo de empresas enterprise: como ter sucesso

Quem atua com clientes desse perfil costuma encontrar no mercado alguns pontos que precisam de atenção total para obter sucesso nos negócios. Os principais deles são:

  1. Complexidade das vendas;
  2. Personalização das soluções tecnológicas;
  3. Equipe qualificada.

Abaixo vamos explorar mais cada um desses pontos.

1. Complexidade das vendas

Um diferencial das empresas enterprise é que o processo de venda delas além de complexo, exige ainda que seja realizado no menor espaço de tempo possível. Isso porque as vendas de empresas enterprise normalmente envolvem bastante capital.

Por exemplo, cada setor funciona de uma maneira diferenciada, por isso, é importante conhecer a sazonalidade de vendas de cada companhia.

Um dos desafios para quem tem clientes enterprise é que o ciclo de venda pode ser longo, já que falamos de volumes de vendas normalmente altos. Desta forma, os potenciais compradores contam com um longo processo de aprovação do budget para cada transação.

Nesse cenário, o tempo é precioso. Por isso, escolher bons leads para alcançar o contato certo dentro de um potencial comprador é muito importante.  Acionar a pessoa correta pode significar chegar antes do concorrente e ter mais chances de concluir

2. Personalização das soluções tecnológicas

Para desenvolver ou oferecer uma solução para empresas enterprise, é essencial conhecer o mercado em que está se envolvendo. Por isso, a personalização do atendimento é o principal diferencial de quem atua nesse ramo.

O objetivo de oferecer esses softwares, sistemas operacionais ou programas é melhorar a eficiência dos colaboradores responsáveis, auxiliando na rotina do trabalho.

Outro ponto da gestão dessas empresas enterprise é a segurança da informação, já que costumam movimentar um grande volume de dados.

Adicionalmente, essas soluções tecnológicas auxiliam também na comunicação entre as equipes de diferentes setores e filiais, por exemplo.

Para isso, ao construir uma cartela de clientes dessa categoria, é importante analisar se as suas soluções tecnológicas se encaixam na necessidade da empresa ou se é possível desenvolver conforme a necessidade.

3. Equipe qualificada

Não adianta contar com as melhorias tecnológicas e saber realizar corretamente a divisão de categoria da sua cartela de clientes, caso a equipe não consiga administrar corretamente o trabalho das empresas enterprise.

É necessário contar com um time de colaboradores bem treinados para gerenciar essas tecnologias e, principalmente, que conheça profundamente o setor da companhia.  

Investir em treinamentos e qualificação pode ser um diferencial, não apenas para atrair talentos, como também para aprimorar o trabalho já realizado por seus colaboradores.

Para começar a atuar ou otimizar a relação já existente com empresas enterprise e utilizar o sistema de classificação de clientes na sua companhia, é preciso conhecer e aplicar os critérios desenvolvidos neste artigo. 

Investir em equipe qualificada, nesse caso, é essencial para um trabalho bem feito.

Engaje a equipe em objetivos maiores

Entender o que é uma empresa enterprise e desenvolver ações para esse segmento exige uma equipe altamente capacitada e engajada com o trabalho.

Por isso, agregar benefícios para a equipe é uma forma de estimular os colaboradores com o trabalho, a empresa e os objetivos.

Conheça a ferramenta Xerpay e aumente a produtividade da sua equipe oferecendo salário sob demanda, ou seja, os colaboradores de uma empresa podem antecipar parte de seus salários quando quiserem.

Essa ferramenta está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação da equipe com a empresa.

O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em uma empresa. Fale com um especialista e conheça mais!

Gostou desse conteúdo do blog da Xerpa? Deixe seu comentário ou sugestão para nós.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.