O que é construção de cenários

O que é construção de cenários de uma empresa? Aprenda o que é, como aplicar e qual a sua função para os negócios?

Talvez você já tenha ouvido falar, mas sabe o que é construção de cenários empresariais?

Estamos falando de uma ferramenta que pode ser usada na construção do planejamento estratégico futuro da organização.

A construção de cenários oferece previsões para os resultados projetados, permite que parâmetros sejam traçados e possíveis situações sejam visualizadas antes de ocorrem.

Em outras palavras, o conceito sobre o que é construção de cenários identifica fatores que podem se tornar reais a longo prazo por meio de critérios seguros, e dá a empresa a possibilidade de se preparar para as situações que estão por vir.

O que é construção de cenários vem se difundindo cada vez mais entre os principais gestores das maiores empresas do mundo, por isso você precisa ficar de olho se quiser se manter forte no mercado competitivo.

Se você quiser saber mais sobre a importância de um bom planejamento estratégico, recomendamos a leitura do artigo “Planejamento estratégico: como e porque implantar”, que pode direcionar as lideranças da sua equipe de profissionais.

Com a construção de cenários no planejamento estratégico, a possibilidade de imaginar um panorama futuro com segurança traz vantagem competitiva certa. Pensando nisso, preparamos este post com todos os detalhes para que a sua empresa comece a colocá-la em ação e se destaque no mercado. Confira!

O que é construção de cenários empresariais?

A construção de cenários pode ser definida como uma importante ferramenta utilizada para desenvolver planejamentos estratégicos futuros com eficiência, já que prevê situações baseadas em projeções reais do seu negócio.

Essa ferramenta estuda os diferentes caminhos que a empresa pode optar por seguir, dando aos gestores a possibilidade de identificar os fatores que podem impulsionar os resultados organizacionais e implementá-los. E desta forma, otimizar ainda mais suas chances de evolução comercial.

Par aplicar o que é construção de cenários, o contexto em que a sua empresa está inserida é analisado a fundo para que os possíveis projeções sejam feitas.

Tudo isso traz uma visão mais clara do mercado e facilita a tomada de decisões com dados fundamentados e precisos.

É importante ressaltar que a principal função do que é construção de cenários no planejamento estratégico não é a tentativa de prever o futuro, mas identificar fatores que podem se tornar reais a longo prazo.

Assim, a organização poderá criar planos de contingência, para solucionar esses diferentes contextos.

Como implementar a construção de cenários empresariais?

Para implementar o que é construção de cenários de uma empresa é preciso ter em mente que o contexto externo em que a empresa está inserida será avaliado rigorosamente e dados do plano de negócios serão avaliados, entre eles os concorrentes do negócio.

Confira a seguir algumas dicas para facilitar essa análise.

Pensamento estratégico

Antes de mais nada, é preciso desenvolver a inteligência estratégica, senso crítico e estratégico para analisar o contexto com qualidade.

Já que será preciso identificar as questões mais relevantes para a construção de cenários empresariais, o que envolve estudar:

  • a concorrência;
  • o ambiente;
  • pontos fortes e fracos da empresa;
  • riscos, dentre outros.

Benchmarking

Outra dica para aplicar o que é construção de cenários é conhecer bem os seus concorrentes, tendo em mente em quais quesitos eles estão a frente e e quais a sua empresa tem vantagem.

A realização de benchmarkings é uma medida inteligente, que além de clarear a situação, ainda pode gerar insights interessantes para alavancar a sua produtividade.

Opinião de terceiros

Apesar de parecer arriscado, esta dica pode trazer boas ideias.

Quando construímos cenários empresariais para o planejamento estratégico, dificilmente a imparcialidade é uma possibilidade. Por isso, a estratégia aqui é pedir ajuda.

Contudo, use o senso crítico, peça a opinião de profissionais que conhecem o seu negócio, estão familiarizados com o tipo de metodologia e que possam efetivamente contribuir.

Uso de ferramentas

A tecnologia trouxe recursos digitais inteligentes que podem facilitar a construção de cenários e ainda otimizar o tempo de execução.

Seja para avaliar o cenário interno quanto o externo, o emprego de ferramentas especializadas é uma boa saída.

Além de que, as metodologias empregadas pelas maiores marcas do mercado foram testadas e aprovadas.

Quais são os tipos de construção de cenários empresariais?

Basicamente existem três simulações de construção de cenários empresariais. Confira a seguir!

#1 Cenário Base Zero

Nesta simulação, é realizada uma cópia de toda estrutura de orçamento, o que engloba dados como:

  • os grupos de produtos;
  • os canais de distribuição;
  • o  plano de contas;
  • os métodos de custeio, e assim por diante.

Contudo, os valores são zerados para uma nova análise.

É comum que esse tipo de simulação seja usado em reestruturações ou planejamentos novos, do zero, em que os os valores são repensados criticamente.

#2 Cenário Cópia

Este tipo de simulação também conta com uma cópia de toda estrutura orçamentária, mas diferente da anterior, ela mantém seus valores na íntegra.

Geralmente, o cenário cópia é empregado para realizar uma revisão ou comparar um cenários específicos.

#3 Cenário Ajustado

Mais uma vez a cópia da estrutura orçamentária é usada, mas os valores da simulação base são sobrepostos ao da nova simulação.

Em outras palavras, com o plano oficial ainda ativo, o planejamento pode ser reestruturado somente para os meses restantes, considerando os valores dos meses que já passaram.

A simulação do cenário ajustado é realizada para conhecer e analisar a visão impactada do orçamento.

Qual a relação entre previsibilidade e alcance dos objetivos do negócio?

Agora que você já compreende o que é construção de cenários, vamos nos aprofundar em outros assuntos.

A análise de ameaças e oportunidades é um dos quesitos mais importantes de um planejamento estratégico; quanto mais competitivo e instável for o nicho mercadológico, maiores são as necessidades de revisá-los.

E aí que entra a construção de cenários empresariais, direcionando suas decisões comerciais com base em previsões estratégicas.

Contudo, é essencial ter ciência de que essa ferramenta não mostra o futuro, apenas dá previsões que podem ou não acontecer já que a situação do mercado, a efetividade da execução operacional da organização, dentre outros também influenciam no cumprimento de tais cenários.

Com a aplicação do que é construção de cenários, novas estratégias podem ser criadas ou adaptadas para minimizar os riscos e maximizar as oportunidades de sucesso da empresa.

Com as ferramentas de gestão certas, os resultados da sua empresa só tendem a melhorar.

O emprego da construção de cenários empresarial no planejamento estratégico é uma delas; suas análises auxiliarão no direcionamento dos planos de ação que levarão a organização a atingir suas metas com mais agilidade e qualidade.

E aí, gostou? Conta pra gente aqui nos comentários como os resultados da sua empresa melhoraram com a construção de cenários!

Entre as áreas estratégicas da empresas que atuam no planejamento estratégico e no companhamento de métricas está o RH.

Isso porque a gestão de pessoas é fundamental para garantir competitividade e produtividade à empresa.

Quer continuar aprendendo sobre gestão financeira para pequenas empresas? Descubra porque a empresa investir mais em programas de bem-estar financeiro, como o Xerpay. Boa leitura!

E aí, sua empresa sabe quais os tipos de notas fiscais que deve emitir? Conta pra gente aqui nos comentários do post!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.