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O que é comunicação eficiente: aprenda como implementar na empresa
Cultura da Empresa

O que é comunicação eficiente: aprenda como implementar na empresa

O que é comunicação eficiente? A maneira como as pessoas falam e repassam informações uma para as outras é crucial para o dia a dia do ambiente de trabalho.

A comunicação empresarial é uma verdadeira ferramenta estratégica para as empresas, independente de seu porte ou setor. Ela ajuda as organizações a atingirem seus objetivos como aumento da credibilidade e melhorias da imagem da corporação diante dos consumidores. Dessa forma, é possível otimizar os resultados e aumentar os lucros.

Para que uma corporação funcione internamente, tanto em termos operacionais, quanto em relação ao clima corporativo, é preciso investir em sua comunicação eficiente e eficaz. Ela é responsável por manter os colaboradores trabalhando de forma unificada e alinhada aos objetivos da empresa.

Assim, a corporação passa a contar com times que são verdadeiros defensores de sua marca, o que aumenta o desempenho, as inovações e a produtividade de todos.

É a comunicação eficiente que realiza essa tarefa nas empresas. Ela entrega a mensagem de forma rápida, permitindo aos receptores ouvi-la, interpretá-la e utilizá-la da forma certa. Para tornar a comunicação de sua organização eficiente, é necessário:

  • tomar atitudes imediatas;
  • ser claro e objetivo;
  • definir o fluxo da informação;
  • utilizar estratégias diferentes.

Sua empresa sabe o que é comunicação eficiente e como otimizar a troca de informações com os seus colaboradores? No post de hoje, ensinamos exatamente como fazer isso. Confira!

O que é comunicação eficiente?

Uma comunicação eficiente na empresa é aquela que consegue transformar as atitudes das pessoas. Ela deve ser dinâmica e estar presente em todos os momentos no ambiente de trabalho.

A maioria das empresas possuem diversos problemas devido a uma comunicação ruim. Por isso é preciso que as lideranças incentivem todos a debaterem e interagirem mais.

Porém, para que isso aconteça, é preciso que os líderes mantenham uma conexão com seu time e a própria empresa estimule uma cultura organizacional voltada para a comunicação.

Outro fator primordial para que a comunicação seja bem-sucedida é deixar que as pessoas realmente participem de todo o processo de interação. Só assim será possível conseguir um bom engajamento dos funcionários dentro da empresa.

Comunicação entre empresa e colaboradores

Para que uma organização funcione bem, é importante que os colaboradores e a empresa estejam alinhados aos objetivos a serem alcançados. Todo o dia deve estar focado a alcançar os mesmos resultados.

Apenas investindo nas medidas certas para estimular a comunicação eficiente é que a organização conseguirá o alinhamento de seu time.

Uma dessas medidas é justamente a criação de uma cultura corporativa, em que cada membro da equipe entenda quais são os valores, crenças, missão, regras e políticas seguidas pela empresa.

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Por que o RH deve ficar de olho na comunicação?

A comunicação eficiente garante o bom andamento dos processos, a execução correta das atividades do dia a dia e o cumprimento de metas e objetivos. Portanto, quando uma mensagem é mal transmitida para os funcionários, o andamento da empresa pode ser prejudicado.

Isso impactará diretamente o atendimento dos clientes e fornecedores, além de interferir nas relações interpessoais dos empregados.

Portanto, para garantir que a comunicação seja sempre efetiva, o RH deve sempre acompanhar o desenvolvimento da comunicação e garantir o equilíbrio organizacional

Além disso, há diversos outros motivos para que o RH fique de olho na comunicação eficiente. Ela é uma verdadeira aliada da gestão de pessoas realizadas pelo RH. Confira seus benefícios a seguir:

Ajuda a alinhar os empregados

Garantir que os colaboradores estejam seguindo as políticas e objetivos da corporação é uma tarefa fundamental. Isso é uma premissa básica da comunicação interna eficiente e ajuda a manter todas as equipes focadas em uma mesma direção.

Fortalece a cultura organizacional

A comunicação eficiente também é capaz de reforçar a cultura organizacional adotada pela empresa. Por meio de uma comunicação correta e eficaz, os colaboradores irão compreender melhor quais são os hábitos, comportamentos, códigos, normas, políticas e valores da empresa.

Corporações com boas culturas e que sabem como divulgá-la corretamente podem contar com um time em sintonia e respeitoso com todos os valores do negócio.

Estimula o bom comportamento

Afinal, qual setor de recursos humanos não sonha em lidar apenas com funcionários que possuem bom comportamento? A comunicação eficiente pode ajudar nisso. Por meio do discurso correto, é possível divulgar os aspectos da cultura corporativa, fazer demonstrações na prática e influenciar o bom comportamento através do exemplo.

Incentiva o engajamento

Uma comunicação eficiente ainda é capaz de engajar e incentivar o time. Quando os colaboradores sentem-se motivados e engajados, permanecem na empresa. Eles passam a se sentir parte da empresa e se esforçam mais para conquistar melhores resultados.

Aumenta o retorno financeiro

Como consequência de todas as vantagens que a comunicação eficiente pode proporcionar para a empresa, os resultados financeiros também serão maiores. Isso acontece, porque uma equipe mais engajada, consequentemente produz mais e atende os clientes da melhor forma possível.

Como fazer uma comunicação interna eficiente

Agora que você já viu a importância de tornar sua comunicação eficiente, é necessário saber como adotá-la em sua empresa. Para isso, siga o passo a passo abaixo:

1. Tome atitudes imediatas

É fundamental monitorar a forma como as mensagens são passadas e interpretadas no ambiente de trabalho para ter uma comunicação eficiente. Assim, caso algo pareça estranho, não ignore o problema. A empresa deve tomar uma atitude imediatamente.  

Marque reuniões com os colaboradores envolvidos para discutir a questão e encontrar a melhor saída. Caso a situação seja extrema, pode ser necessário terminar parcerias e até realizar demissões.

2. Seja claro e objetivo

As mensagens passadas em sua empresa não podem conter ruídos. Portanto, fale com total clareza o que deve ser feito, quando deve ser feito, e qual a forma certa de se fazer. Isso irá evitar que surjam interpretações equívocas entre os colaboradores e tornar a comunicação eficiente na empresa.  

3. Defina o fluxo de informação

É preciso determinar quando e como a comunicação com a equipe deve acontecer. Para se ter realmente uma comunicação eficiente, todas as pessoas envolvidas precisam se sentir confortáveis.

Além disso, é preciso controlar o fluxo de informação para que não haja excesso ou falta de informações compartilhadas.

4. Utilize estratégias diferentes

Algumas pessoas conseguem se comunicar claramente por meio do telefone e outras falando diante de várias pessoas em reuniões. Enquanto isso, há aquelas que preferem se expressar por e-mails e documentos escritos.

Portanto, utilize diferentes estratégias para se comunicar com seus funcionários. Agende reuniões, mande e-mails, dê exemplos com gráficos e tabelas, entre outras formas. Enfim, faça o que for necessário para que a mensagem seja compreendida por todos.

Como você pode perceber, contar com uma comunicação eficiente é indispensável para o desenvolvimento das estratégias de negócio de qualquer organização.  Ela auxilia a empresa a criar uma cultura coesa e a garantir que o time interno aja de forma colaborativa para sempre buscar pelos melhores resultados.

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