o-que-e-carro-alienado

O que é carro alienado? Entenda como funciona a venda ????

Carro alienado é o nome dado a um veículo usado como garantia para o pagamento de um financiamento não quitado. É uma expressão comum quando o assunto é compra e venda de veículos usados.

Essa é uma ótima alternativa para baratear os custos de um financiamento para o comprador, além de reduzir os riscos de inadimplência para o banco que concede o crédito.

Pensando nisso, explicamos neste artigo o que é carro alienado e tudo que envolve uma negociação desse tipo de veículo. Se interessou? Continue lendo!

O que é carro alienado?

Carro alienado é um veículo que foi deixado como garantia em um financiamento ainda não quitado.

Nesse processo, chamado alienação fiduciária, o comprador tem o direito de usufruir do carro, mas ele é considerado propriedade da instituição financeira até que a dívida seja totalmente paga.

Se a pessoa parar de pagar as parcelas, o banco pode tomar o carro para cobrir o prejuízo. Para evitar esse risco, é possível vender o carro enquanto ele estiver alienado, caso as parcelas fiquem pesadas demais.

A alienação é um recurso muito comum para reduzir o valor a ser pago pelo empréstimo ou financiamento. Nesta modalidade, as taxas de juros são menores que nas outras opções de crédito, justamente porque o item financiado é usado como garantia.

Para a financeira, o processo também é vantajoso, já que essa garantia reduz a inadimplência.

Como alienar um carro?

Muitos bancos, financeiras e fintechs têm entre seus serviços a opção de crédito com garantia de imóvel ou veículo.

Para alienar um carro, basta fazer uma simulação em algumas instituições e escolher a que oferecer as melhores condições de pagamento para você.

Ao solicitar o crédito, será realizada uma avaliação do seu histórico financeiro e uma do veículo que está sendo negociado.

Porém, para o carro ser aceito como garantia ele deve ser:

  • próprio;
  • estar com a documentação em dia;
  • estar bom estado de conservação.

Como vender ou comprar um carro alienado

como-vender-carro-alienado

Para vender um carro alienado, primeiro, é preciso quitar o financiamento ou repassar a dívida ao comprador. A segunda opção é a mais comum, já que na maioria das vezes o vendedor negocia o veículo por não conseguir mais arcar com as parcelas.

Nesse caso, o vendedor e o comprador devem ir juntos ao banco em que o carro foi financiado. Nessa visita, o gerente fará uma análise de crédito do novo proprietário para verificar se ele terá condições de pagar as parcelas restantes do empréstimo. Caso o comprador seja aprovado, o veículo poderá ser passado para o nome dele. imediatamente

Como transferir um veículo com alienação?

O procedimento de transferência é o mesmo de um financiamento normal, o que envolve o pagamento de algumas taxas. Elas podem ser pagas tanto pelo comprador quanto pelo vendedor, dependendo do que for acordado entre as partes.

O intermédio da financeira é importantíssimo para garantir a segurança da negociação para todos os envolvidos.

Jamais confie em contratos de gaveta, feitos apenas entre o comprador e o vendedor, pois eles não têm validade legal. Dessa forma, se a pessoa que comprar o carro deixar de pagar as parcelas, quem fica com o nome sujo é o vendedor.

Quais são os riscos de comprar um carro alienado?

O fato de ser um carro alienado não representa um risco na hora da compra. Basta tomar os devidos cuidados para garantir a segurança do negócio, ou seja, fazer um contrato com uma financeira e transferir a propriedade do veículo corretamente.

Um ponto importante de atenção é checar se o carro tem multas, IPVA e licenciamento em atraso. Caso um veículo seja negociado nessas condições, todos esses débitos são repassados ao comprador.

Para verificar essas informações antes de fechar a compra, basta entrar no site do Detran do seu estado e clicar em Consulta de Veículo. Depois, é só inserir a placa e o número do RENAVAM para consultar as pendências.

Se o resultado for “nada consta”, significa que o veículo está com esses pagamentos em dia. Caso apareça algum débito, converse com o vendedor para acertar a situação.

>> Quer saber mais sobre o pagamento de impostos e multas? Confira este outro post do blog:
Como pagar o IPVA do carro? Tire as suas dúvidas sobre o imposto! <<

Como checar se um carro está alienado?

Quem pretende comprar um carro usado deve fazer uma boa análise do veículo, observando o estado de conservação, a documentação e a parte financeira. Um dos principais passos nesse momento é descobrir antecipadamente se ele está alienado ou não.

Fazer isso é bem simples. Assim como a checagem de multas, licenciamento e IPVA, também é possível verificar se o carro está alienado no site do Detran.

É só acessar a página Veículos > Pesquisar débitos e restrições de veículo, e inserir a placa e o RENAVAM.

Com isso, você consegue verificar se o veículo está quitado ou não, mas não tem acesso ao valor das parcelas restantes. Para isso, é necessário entrar em contato com a instituição responsável pelo financiamento.

É possível contratar seguro para carro alienado?

Não há nenhum impedimento para contratação de seguro para carro alienado. O que muda é a negociação do pagamento da indenização em sinistros integrais, como roubos ou furtos.

Nesses casos, será necessário envolver a instituição financeira no processo. Há dois caminhos possíveis:

  1. o segurado quitar o financiamento e receber o valor integral do seguro contratado;
  2. o segurado solicitar que a financeira emita um boleto de saldo devedor.

Dessa forma, a seguradora quitará o valor descontando a indenização final do segurado. Se o saldo devedor for maior que a indenização, o responsável deverá negociar diretamente com a financeira.

Mantenha as parcelas do seu financiamento em dia

Agora que você já sabe o que é carro alienado, já está pronto para negociar a compra ou a venda desse tipo de veículo.

Basta tomar os devidos cuidados em relação à documentação e aos pagamentos. Assim, você corre menos riscos e garante a segurança do seu dinheiro.

Falando em dinheiro seguro, que tal conseguir sacar uma parte do seu salário quando precisar para completar uma parcela ou conta que chega antes do 5º dia útil?

Conheça a ferramenta Xerpay e saiba como funciona o sistema que implementa o pagamento sob demanda, ou seja, os colaboradores de uma empresa podem antecipar parte de seus salários quando precisarem.

.

Essa ferramenta está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação no trabalho.

O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.