O que é Cadastro Positivo? Como ativar?

cadastro positivo

Cadastro Positivo é uma espécie de banco de dados de bons pagadores que reúne de forma segura todas as informações de pagamentos que o indivíduo já fez ou está fazendo. Instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central (BC) podem operá-lo e usar esse histórico para facilitar a concessão de crédito

É fato que estar negativado ou com dívidas expressivas é um problema sério para quem precisa de crédito. As contas pagas em dia ou cumprimento responsável de débitos parece ter pouca relevância, certo? 

Errado! Existe um sistema nacional que leva em consideração todas as condutas financeiras para guiar e facilitar essas decisões: o Cadastro Positivo. 

Se você quiser saber mais sobre políticas de crédito no país, suas vantagens e desvantagens, recomendamos a leitura do artigo: ‘O que é política de crédito?’

Para entender o que é Cadastro Positivo e como ele funciona, continue acompanhando este post. Separamos as principais informações para te ajudar a ativar seu Cadastro Positivo com eficiência. Boa leitura!

O que é Cadastro Positivo?

Assim como dissemos, o Cadastro Positivo é um banco de dados que reúne o histórico do comportamento de crédito dos brasileiros. 

Todas as informações sobre como o indivíduo quita suas contas são computadas pelo sistema. Vale pontuar que os itens ou serviços adquiridos não são registrados para preservar a privacidade e respeitar o consumidor.

O Cadastro Positivo é um currículo financeiro no qual a qualidade do pagador é apresentada para influenciar decisões no mercado de crédito. Esse histórico é um dos responsáveis pela pontuação do score de crédito, por isso, está diretamente ligado a concessão.

Bancos e instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central podem operar esses dados e usá-los como referência para calcular taxa de juros, ampliar o montante concedido, facilitar as operações de quitação, e assim por diante.

Que tipo de dado o Cadastro Positivo armazena?

Para facilitar a compreensão do que é Cadastro Positivo, veja abaixo a natureza das informações que o Cadastro Positivo registra:

  • dados cadastrais do consumidor;
  • valor total da compra;
  • valor total das parcelas;
  • quantidade de parcelas;
  • data de vencimento;
  • data de pagamento;
  • valor total dos pagamentos;
  • pontualidade dos pagamentos recorrentes.

Esses dados são contabilizados dos seguintes tipos de contas que o consumidor pode possuir:

  • financiamentos;
  • empréstimos;
  • crediários;
  • compras a prazo;
  • contas de água, luz, gás, telefone (exceto pós-pago);
  • assistência médica e odontológica;
  • internet e TV por assinatura;
  • mensalidade escolar;
  • administradoras de cartões e instituições financeiras.

Como funciona o Cadastro Positivo?

Agora que você já sabe o que é Cadastro Positivo, veja resumidamente como ele funciona no Brasil.

Criado em 2011 e sancionado por lei, o Cadastro Positivo foi modificado pela Lei Complementar n.º 166/19 em julho de 2019.

Até então, os bancos e instituições financeiras só podiam alimentar o histórico de pagamento dos clientes que davam o seu consentimento a operação. Com a alteração, os consumidores podem ser cadastrados automaticamente, sem autorização prévia.

Desde então, instituições financeiras e os cinco maiores bancos do país (Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Santander) começaram a registrar os seus consumidores no Cadastro Positivo. 

Conforme indica a lei, quem for cadastrado automaticamente deve ser notificado em até 30 dias via e-mail, mensagem de texto ou correspondência.

O gerenciamento é feito por quatro birôs de crédito: Serasa, SPC Brasil, Quod e Boa Vista. O registro no sistema é realizado a partir do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e é atualizado automaticamente para classificar o indivíduo como como bom ou mau pagador.

Desta forma, as empresas credoras poderão analisar o perfil do consumidor como um todo e não apenas pelo status do seu nome no mercado de crédito. O cliente solicitante pode conseguir capital com juros mais acessíveis e com menos burocracia.

Cadastro Positivo: principais vantagens

Vantagem define o que é Cadastro Positivo, afinal, o sistema foi criado com objetivo claro de facilitar a concessão de crédito dos consumidores brasileiros e otimizar a sua vida financeira.

Acompanhe agora, os principais benefícios desse histórico de pagamento para os consumidores.

Facilidade para acompanhar seus pagamentos

Uma das grandes vantagens do Cadastro Positivo é a facilidade para acompanhar os próprios pagamentos. Com todos os dados registrados de forma organizada e acessível, todos as quitações efetivas e suas qualidades processuais podem ser apresentadas em caso de necessidade. Ou seja, tudo o que foi feito de bom na vida financeira do consumidor pode ser usado a seu favor.

Facilidade para acompanhar e otimizar seu score de crédito

Score de Crédito é a pontuação que mede a confiança que o mercado tem na capacidade do consumidor de honrar seus compromissos financeiros nos próximos doze meses e que ajuda os bancos e empresas a aprovar concessões monetárias.

O Cadastro Positivo também facilita o acompanhamento e a otimização do próprio score de crédito. A consulta do status dessa pontuação fundamental, que vai de zero a mil, pode ser facilmente realizada acessando a plataforma do Cadastro.

Ou seja, antes de qualquer tentativa, o consumidor pode avaliar a própria situação com praticidade e sem dificuldade.

Mais confiança entre as empresas e o consumidor

Outro vantagem expressiva que define o que é Cadastro Positivo é a confiança. O sistema permite que lojistas e instituições financeiras analisem o histórico de pagamento de seus clientes e não apenas as possíveis restrições existentes em seu nome, tornando o acesso ao crédito menos burocrático.

Como o comportamento de consumo e quitação é analisado criteriosamente, a confiança entre as empresas e o consumidor é renovada.

Além disso, se o indivíduo for um profissional autônomo e precisar de um financiamento ou empréstimo, por exemplo, mesmo que não tenha uma comprovação de renda formal, poderá conseguir o capital extra graças ao seu registro no Cadastro Positivo.

Facilidade para obter crédito

Este talvez seja a maior das vantagens do Cadastro Positivo. A expectativa é que esse banco de dados de pagamentos melhore significativamente a inclusão financeira dos consumidores brasileiros. Ou seja, que a obtenção de crédito seja facilitada em todo país.

Segundo os cálculos do SPC Brasil, mais de 22 milhões de consumidores serão beneficiados pelo Cadastro Positivo. 

Diminuição das taxas de juros

Como dissemos, vantagem define o que é Cadastro Positivo. Além de facilitar o acesso, o sistema ainda pode diminuir a taxa de juros atrelada ao empréstimo de crédito. Principalmente para quem já tem acesso, é muito provável que a oferta aumente e as taxas de juros diminuam significativamente.

Diminuição da inadimplência

Outra vantagem do banco de dados de pagamento é a redução da inadimplência. Seguindo uma lógica simples, com mais consumidores tendo acesso a capitais emergenciais, a concorrência entre as operadoras de crédito aumentará. Com isso, a inadimplência diminui como consequência.

Como ativar o Cadastro Positivo?

Entendido o que é Cadastro Positivo, como ele funciona e quais as principais vantagens desse sistema inteligente para a sua vida financeira, confira a seguir algumas alternativas de como ativar o seu registro sem dificuldades. 

Pelo site do Cadastro Positivo

Esta é a forma mais rápida e fácil de ativar o Cadastro Positivo. Basta apenas acessar o site de qualquer instituição autorizada pelo BC, ou seja, os quatro birôs citados anteriormente, e seguir o passo a passo indicado na própria página.

O processo é intuitivo e bastante simples. Para te ajudar, veja resumidamente as etapas do cadastro:

  1. Acesse o site de uma das instituições financeiras;
  2. Busque por “Cadastro Positivo”;
  3. Clique em “Abrir Cadastro Positivo”;
  4. Caso você já seja cliente da empresa, entre com o seu login/senha já cadastrado no site. Se ainda não for, clique na opção “cadastrar” e comece o processo do zero. Algumas empresas também permitem logar ao sistema por meio de uma conta do Facebook, Google (G+), dentre outros.
  5. Envie uma foto sua de rosto bem nítida e uma cópia do RG com CPF (frente e verso) nos campos solicitados;
  6. Preencha seus  dados cadastrais com informações completas e atualizadas;
  7. Clique em “Aceito abrir meu cadastro positivo”;
  8. Assim que o seu cadastro for validado, você receberá um e-mail de confirmação.
  9. Recebida a validação, basta acessar o site e verificar todos os dados financeiros que precisar.

Por uma agência autorizada

Outra forma de fazer o Cadastro Positivo é indo até uma agência de um banco ou instituição financeira autorizada.

Será necessário apresentar seus documentos básicos, como RG original com CPF ou outro documento legal de identificação ou ainda uma cópia autenticada do mesmo. 

Vale ressaltar que cada empresa possui uma política de atendimento própria, por isso, as regras de acesso podem variar.

Por uma empresa que tenha parceria de crédito

É possível fazer o Cadastro Positivo também em uma empresa que você já tenha alguma relação de crédito. Ou seja, um banco em que tenha conta, uma instituição financeira credora, uma cooperativa de crédito, lojas em que tenha feito um crediário, e assim por diante.

Por uma carta de termo de abertura

Por fim, a última maneira de começar o cadastro que vamos explorar neste post é por meio do envio de uma carta de termo de abertura.

Para isso, certifique-se de que entendeu o que é Cadastro Positivo, leia todos os termos de abertura apresentados no site da empresa escolhida e estude suas formas de acesso ao banco de dados. 

Feito isso, preencha o termo de adesão com os seus dados pessoais, imprima, assine, reconheça firma do documento em cartório, anexe uma cópia autenticada do seu RG com CPF e envie-o pelos Correios.

Entendeu o que é Cadastro Positivo?

Viu, só? Entender o que é Cadastro Positivo é essencial para otimizar as suas chances de conseguir concessões de crédito com mais facilidade, condições de quitação mais acessíveis, melhorar o perfil financeiro diante do mercado e assim, revigorar a situação da sua vida financeira.

Outra forma de antecipar pequenas quantias e até o décimo terceiro do seu salário é através do app da Xerpay.

Essa ferramenta está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação no trabalho.

O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!

Muito legal o artigo, né? Então, acompanhe todas as nossas publicações e não perca um! Siga a Xerpa nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e veja tudo em primeira mão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos que você pode se interessar