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O que é BPO: diferenças para terceirização e suas vantagens
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O que é BPO: diferenças para terceirização e suas vantagens

Existem processos que podem contribuir com o desenvolvimento das empresas sem que, necessariamente, elas participem do foco principal do negócio, esse é o caso do Business Process Outsourcing, também conhecido como BPO.

Mas, afinal, o que é BPO?

Criado como uma resposta às mudanças do mercado de trabalho, o BPO é tratado como um tipo de terceirização de serviços e processos de um negócio.

O conceito do que é BPO consiste em adotar novas tecnologias ou recursos que não aumentem o quadro de funcionários. Neste post, vamos entender a relevância disso.

Confira e acompanhe conosco o que é terceirização e o quanto o BPO pode ser fundamental para o crescimento sustentável da sua empresa.

O que é BPO?

Ao liderarem suas equipes, os gestores buscam conciliar o aumento da produtividade com economia de tempo e investimento, para aumentar a lucratividade.

Acontece que o cumprimento desses objetivos passa por um intenso fluxo de processos secundários, mas fundamentais. Com isso, o foco principal é ofuscado.

E é aí que o BPO cresceu como uma solução atrativa para empresas de todos os portes e segmentos de atuação. A razão para isso é que a terceirização pode liberar os seus colaboradores de se ocuparem com esses pequenos processos.

O que é terceirização e as diferenças com o BPO

O BPO não é, necessariamente, uma terceirização em si. Existem diferenças entre ambos os modelos, entre elas:

  • implementar um modelo de BPO envolve uma remodelação completa dos processos da empresa, ao passo que a terceirização só abrange a transferência de atividades;
  • a terceirização tende a ser focada no uso de recursos humanos;
  • a BPO se pauta mais pelo uso de novas tecnologias e pela transferência de funções para um especialista.

Imagine que sua equipe perca muito tempo cadastrando informações no sistema e que isso também se traduza em diversos erros de preenchimento.

Com o BPO, você poderia investir em um software capaz de realizar a automação de processos.

Também seria possível, delegar essa tarefa a uma equipe de especialistas que lide especificamente com essa etapa do processo e possa gerar resultados mais promissores.

A diferenciação com a terceirização, portanto, está na busca por mais produtividade. Enquanto a contratação de uma empresa operacional só transfere responsabilidades.

O entendimento sobre o que é BPO pode ser aplicado em qualquer setor, desde que existam processos e fluxos a serem trabalhados.

Mas, no geral, as áreas que mais fazem uso do BPO são:

  • administrativa;
  • comercial;
  • fiscal;
  • financeira;
  • contábil;
  • Setor de RH.

Dessa forma, é seguro dizer que a terceirização e o BPO são diferentes. Com algumas semelhanças e particularidades que tornam cada um deles mais acessíveis de acordo com a sua demanda e objetivo.

E quer saber as vantagens do BPO para o seu negócio? Falaremos sobre isso a seguir!

Por que investir em BPO?

Imagine que, após um feedback negativo, o colaborador exponha a dificuldade em focar na essência do seu trabalho por conta de tantas tarefas secundárias.

É um sintoma comum da realidade cotidiana da Era Digital: a necessidade de focar em diversos aspectos, mas não se concentrar nos detalhes.

Só que o mercado exige essa atenção multidisciplinar para que as empresas possam se manter em evidência.

O investimento em BPO, então, pode ser a solução para que a produtividade do colaborador acima, seja impulsionada, garantindo feedbacks melhores.

Dessa maneira, já conseguimos avaliar alguns dos benefícios em investir no conceito sobre o que é BPO. Entre os principais, destacamos:

Redução de custos

Uma simples tecnologia, capaz de minimizar a quantidade de processos sob a responsabilidade de cada funcionário, já é uma significativa redução de despesas operacionais.

Aumento de produtividade

Com a adoção de uma tecnologia de automação, por exemplo, o colaborador foca mais no core business de sua profissão, assumindo um papel mais estratégico na empresa e com mais tempo livre para ser produtivo.

Profissionais mais produtivos, estão mais engajados com a empresa.

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Mais flexibilidade interna

Processos mais ágeis, compactos e enxutos ajudam a tornar a empresa mais flexível. E, com as mudanças bruscas de tendências no mercado, impulsionadas pela transformação digital, compreende-se rapidamente o quanto as empresas devem se atentar a isso.

Como implementar o BPO em uma empresa?

Indiscutivelmente, o BPO está associado ao uso de novas tecnologias. Só assim os custos são, de fato, reduzidos e, ao mesmo tempo, que geram mais segurança para os colaboradores produzirem mais.

Para tanto, toda empresa deve se planejar para compreender onde, como e, porque investir no BPO — algo que pode ser definido com base nas dicas abaixo:

Passo a passo essencial para implementar o BPO:

  • mapeie toda a organização e cada etapa de todo o fluxo de trabalho;
  • identifique quais dos processos podem ser terceirizados;
  • busque pelas melhores soluções de BPO, no mercado que atendam à sua demanda;
  • tenha métricas de monitoramento para acompanhar a evolução do trabalho.

Dos passos acima, no entanto, um deles é o que mais se destaca: a identificação de quais processos podem ser beneficiados com o BPO.

Para isso, faça um comparativo do quanto a solução de BPO pode se traduzir em resultados com relação ao que já se produz na empresa.

Em seguida, avalie o que a solução tecnológica pode aprimorar no seu fluxo de trabalho.

Às vezes, o ganho pode não ser tão evidente assim, o que se traduziria em um investimento desnecessário.

Nesses casos, um treinamento específico, por exemplo, pode agregar muito mais valor para a empresa, melhorar o clima organizacional e aumentar a satisfação de todos.

Por fim, é importante discutir internamente quais são os riscos associados à implementação desse tipo de solução.

Vale observar que, independentemente da qualidade da solução de BPO, ela implica na transformação do fluxo de trabalho na empresa.

Consequentemente, muito deve ser planejado para que a empresa passe a produzir mais  e melhor com menos uso de recursos humanos, tempo e investimento.

E então, deu para entender o que é BPO, a sua importância para a melhoria contínua de processos no fluxo produtivo e como se planejar para a sua implementação?

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