O que é avaliação por competência

O que é avaliação por competência? 3 etapas para implementá-la na empresa

A avaliação de desempenho é uma das maneiras mais valiosas de mostrar para os colaboradores como eles estão, diante das expectativas da empresa, e o que podem fazer para melhorar ainda mais. Dentro desse contexto, vale entender o que é avaliação por competência.

Afinal de contas, a avaliação por competência difere um pouco dos principais modelos praticados pelo setor de RH— e pode ter tudo a ver com os objetivos que você tem em mente para as suas equipes.

Para facilitar, neste post vamos explicar o que é avaliação por competência e mostrar para você o passo a passo para a sua implementação, além dos benefícios em praticá-la.

Boa leitura!

O que é avaliação por competência?

Para saber o que é avaliação por competência é importante começarmos pelo seu objetivo, que consiste em analisar todo tipo de competência dos seus funcionários.

Isso inclui tanto as habilidades e conhecimentos técnicos, como o aspecto comportamental, que envolve as atitudes no dia a dia.

Com isso, obtém-se um panorama mais completo dos perfil profissional (individual e coletivo) da sua organização.

Esses elementos são conhecidos pela sigla CHA, que remete a:

  • conhecimentos;
  • habilidades;
  • atitudes.

Assim, obtém-se um panorama mais completo dos perfis (individual e coletivo) da sua organização. O que também revela insights para aprimorar, continuamente, as capacidades e responsabilidades dos profissionais.

Como é feita a avaliação por competência?

O trabalho é realizado de maneira planejada: por meio de um mapeamento das competências necessárias para uma boa performance em cada cargo na empresa.

Para tanto, consideram-se as competências:

  • conceituais (teorias do cargo em questão);
  • técnicas (métodos e ferramentas específicas);
  • interpessoais — aquelas inerentes à boa comunicação do profissional.

Logo depois, o setor de RH da empresa vai compor o perfil comportamental de cada funcionário, delineando o peso e impacto de cada uma das competências citadas acima.

E, é aí que, a avaliação por competência ganha forma: os avaliadores passam a entender quais são os pontos fortes de cada indivíduo, bem como as competências que devem ser trabalhadas e aprimoradas.

Quais são os benefícios em aplicar a avaliação por competência?

Com base no que vimos anteriormente sobre o que é avaliação por competência podemos oferecer uma série de pontos positivos para o desenvolvimento do colaborador, por exemplo:

  • evidencia os pontos-chave para o desenvolvimento de cada setor;
  • cria o perfil dos colaboradores com base em cada um dos pontos identificados;
  • permite o diagnóstico de desempenhos deficitários;
  • facilita o reconhecimento do melhor plano de carreira e de remuneração;
  • compõe uma rotina de treinamento muito mais assertiva e direcionada;
  • gera mais motivação e engajamento dos funcionários.

Aplicada periodicamente, a avaliação por competência se transforma em uma ferramenta importante para melhorar todos os processos de maneira contínua, portanto.

Como realizar esse tipo de avaliação na empresa?

Para que esses benefícios citados sejam colhidos e a avaliação por competência se converta em uma ação eficaz, no desenvolvimento dos seus recursos humanos, reunimos algumas dicas elementares para colocar o plano em prática. Confira!

1. Converse com os seus funcionários

Uma maneira interessante de aplicar o que é avaliação por competência é a o estabelecimento de uma rotina de reuniões com seus colaboradores.

Assim, cria-se uma autoavaliação, inicialmente, que pode servir de orientação para o RH prosseguir com o trabalho — agora, já ciente do que eles pensam sobre as suas técnicas atuais para a realização do trabalho.

Lembre-se, apenas, de usar os resultados desta etapa com cautela. Afinal de contas, as autoavaliações podem ser mais subjetivas do que o esperado.

2. Expanda a discussão entre as equipes

Para corroborar a opinião de cada indivíduo, que tal expandir a avaliação por competência conversando com os colegas de equipe? Assim, os seus avaliadores vão ter mais embasamento para as respostas oferecidas individualmente, e também vão conhecer melhor as relações internas de cada departamento.

3. Crie situações reais

A melhor forma de fazer uma avaliação por competência é colocando-as em prática, certo? Por isso, simule situações do dia a dia, com os colaboradores, a fim de avaliá-los dentro dessas zonas de ação.

Assim, é possível avaliá-los com base nas suas reações e tendo, constantemente, os seus conhecimentos desafiados para que o RH tenha mais dados para as suas conclusões.

Uma maneira interessante de realizar essa etapa é por meio da gamificação.

Trata-se do estabelecimento de situações lúdicas, com regras e recompensas, como se fosse um jogo. Assim, o engajamento pode ser maior, bem como a diversão em todo o processo.

Além dessas dicas acima, é possível complementar o seu processo de avaliação por competência com base em algumas ideias pontuais. A seguir, destacamos as principais delas:

  • para avaliar os cargos, o RH deve estudar toda a hierarquia da empresa profundamente, conhecendo muito cada um dos cargos;
  • as competências devem estar mapeadas para que, em cada avaliação, os seus especialistas saibam o que priorizar;
  • toda avaliação por competência deve ser finalizada com uma sessão de feedback para o colaborador. Sempre, é claro, de maneira construtiva;
  • os erros não devem ser vistos como algo significativamente negativos. Afinal, em muitos casos, eles são as tentativas de aprimorar e, até mesmo, de exercitar mudanças no dia a dia;
  • a participação deve ser engajada por todos, para que o ambiente preze, de maneira coletiva, pelo crescimento e desenvolvimento.

Inclusive, com base no que falamos acima, é importante lembrar que o feedback é um processo delicado, mas fundamental para as melhorias técnicas e comportamentais dos colaboradores.

Por isso, aproveite para ler, em seguida, outro artigo nosso, mas que foca especificamente em dicas sobre como fazer um bom feedback para os funcionários!

Por onde começar a avaliação por competência?

Agora que vimos tudo a respeito do que é avaliação por competência, o próximo passo está com você e com a sua equipe de RH: esse processo pode ser de grande ajuda para o desenvolvimento de toda a empresa.

Por isso, vale a pena inseri-la na rotina, ainda que gradualmente, para sentir qual é a resposta dos colaboradores. E, como complemento, você também pode se interessar em saber mais quais são as principais características da gestão por competências. Boa leitura!

Pensar no bem estar da equipe é papel do RH, assim como a implementação de novos processos e programas.

Xerpay é o novo produto da Xerpa que empresas de todos os setores podem oferecer como benefícios aos funcionários e crescer em lealdade e produtividade.

A integração é rápida e simples. Assim que seus funcionários se cadastrarem, eles podem fazer saques imediatamente.

Fale com um dos nossos especialistas e saiba mais detalhes sobre o serviço.

Compartilhe as suas ideias conosco, no campo de comentários deste post!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.