Inscreva-se

Administração de pessoas: qual é a sua influência no dia a dia empresarial?
Gestão

Administração de pessoas: qual é a sua influência no dia a dia empresarial?

Os colaboradores são parte fundamental para o bom funcionamento de uma empresa. São eles os responsáveis pela qualidade dos produtos e serviços prestados. Portanto, é fundamental cuidar bem de seus funcionários para contar sempre com uma equipe comprometida e eficiente. Para que isso seja possível, as corporações precisam realizar uma gestão de pessoas eficiente.

Antigamente, os funcionários de uma empresa eram vistos apenas como máquinas que estavam ali para realizar seu trabalho e obrigações. No entanto, hoje em dia isso já mudou. As empresas passaram a perceber a importância de valorizar seu ativo principal – os funcionários -, para buscar a excelência em seus resultados.

Há uma espécie de troca entre os lados que buscam pelo mesmo objetivo, o desenvolvimento, crescimento e, consequentemente, o sucesso dos negócios. Assim, os dois lados saem ganhando, tanto a empresa, quanto os seus funcionários.

Ao passo que as empresas passaram a enxergar a importância de motivar e valorizar seus funcionários, um novo desafio surgiu, o de gerenciar as equipes no novo ambiente de trabalho. É ai que a administração de pessoas ganha espaço e relevância.

 

O que é administração de pessoas?

A administração de pessoas é a área responsável por parte das atividades operacionais referentes à gestão de pessoal. Ela executa algumas funções básicas fundamentais para o andamento dos demais setores da empresa, como:

  • admissão de funcionários;
  • controle de presença;
  • treinamento e orientação;
  • compensação e desligamento.

A administração de pessoas possui um viés estratégico e surgiu nesse novo cenário corporativo para auxiliar as empresas no controle de todo o histórico dos funcionários. Os profissionais do setor é responsável pela gestão, administrando toda a papelada sobre os profissionais que trabalham na empresa, como documentação admissional ou demissional e férias. Além disso, tem responsabilidades como o eSocial, obrigações legais, processos trabalhistas, pagamento de salários, entre outras.

A equipe de administração de pessoas da sua empresa sabe como conduzir corretamente as atividades de seu time? Continue a leitura deste post para entender quais são as funções dessa área e conferir dicas de como otimizá-la!

 

Qual o papel do setor de administração de pessoas?

O setor de administração de pessoas utiliza um conjunto de técnicas e estratégias administrativas para estimular o desenvolvimento do capital humano da empresa. Seu principal objetivo é permitir que as organizações alcancem suas metas, ao mesmo tempo em que garante a satisfação e a realização profissional aos colaboradores envolvidos.

Tradicionalmente, o departamento trata dos assuntos referentes ao ingresso, permanência, remuneração, férias, desligamento e outras questões legais sobre os empregados da empresa.

No entanto, à medida que a importância de se realizar a gestão de pessoas foi aumentando entre as organizações, o setor adquiriu outras funções. As ações desse setor passaram a ser alinhadas às questões estratégicas do negócio.

A equipe responsável pela administração de pessoas realiza agora a gestão estratégica de pessoas para garantir o bom desempenho de todos em suas funções. Então, o setor passou a realizar tarefas como:

  • auxiliar a organização a atingir sua missão;
  • disponibilizar meios para que os objetivos da empresa sejam cumpridos;
  • proporcionar equilíbrio entre as expectativas da organização e empregados;
  • realizar a gestão da produtividade e qualidade das equipes;
  • criar métodos para melhorar o desempenho individual e organizacional;
  • desenvolver e reter talentos;
  • garantir que os funcionários se mantenham comprometidos e motivados;
  • proporcionar um ambiente de trabalho saudável;
  • gerenciar as mudanças organizacionais.

 

Qual a importância da administração de pessoal?

As ações desse departamento impactam todos os outros setores da empresa. Elas são fundamentais para que os colaboradores de todos os outros setores desempenhem suas funções com eficiência e qualidade. Assim, ajudam a garantir o bom funcionamento dos negócios como um todo.

Os principais benefícios que a administração de pessoas pode garantir para as empresas são:

 

1. Tornar as contratações mais assertivas

O processo de recrutamento e seleção é muito importante para as empresas. Caso não seja realizado corretamente, pode acabar gerando prejuízos para as empresas por contratarem profissionais despreparados para suas vagas disponíveis.

Por isso, deve ser bem preparado e estruturado. O departamento de administração de pessoas é responsável, então, por analisar e selecionar os candidatos, encontrando o profissional que possui os atributos que mais se aproximam às qualificações exigidas pela empresa.

Dessa forma, com um gerenciamento de pessoas efetivo, é possível selecionar o candidato mais adequado para o cargo, o que reduz os custos com a rotatividade de pessoal e o desperdício de tempo.

Após a leitura desse artigo, recomendamos que você baixe esse eBook gratuito. Nele você aprenderá estratégias eficazes para fazer um processo de recrutamento e seleção eficaz! Responda o formulário e receba agora mesmo:


2. Aumentar a produtividade e motivação

Quando os colaboradores estão mais motivados em seus trabalhos, a produtividade da equipe aumenta proporcionalmente. Portanto, o setor de administração de pessoas deve acompanhar o desenvolvimento de todos os colaboradores para detectar possíveis problemas e insatisfações.

Assim, é possível encontrar meios de estimular os funcionários, como o oferecimento de programas de bonificação para aqueles que se destacarem. Isso incentiva os profissionais a melhorarem seu desempenho e aumentarem sua produtividade.

 

3. Proporcionar um ambiente de trabalho otimizado

A administração de pessoas tem papel importante na melhoria do clima organizacional das empresas. Ao passo que aplica e incentiva boas práticas entre todas as áreas da empresa e ajuda a motivar os funcionários, o ambiente de trabalho torna-se mais agradável.

Dessa forma, há a diminuição de conflitos entre os colaboradores, os quais passam a se sentir parte importante da empresa, trabalhando de forma integrada com os outros membros da equipe para alcançar os objetivos organizacionais.

 

4. Desenvolver e reter talentos

Ao gerenciar todos os funcionários, desde sua admissão até o desligamento, o departamento de administração de pessoas é o ideal para identificar profissionais talentosos. Ele deve identificar aqueles colaboradores que se destacam por sua performance  e qualificações e investir em sua capacitação.

Quando isso acontece, deve tomar medidas para reter os talentos na corporação. Para isso, é necessário criar meios de mensuração de resultados, metas desafiadoras e novas oportunidades de aprendizado. Dessa forma, a empresa poderá contar com bons profissionais motivados e garantirá a permanência deles na equipe.

 

5. Alinhar objetivos da empresa

Para que as empresas sejam bem-sucedidas, é preciso contar com colaboradores preparados e que saibam quais são os objetivos a serem conquistados.

Cabe aos gestores da administração de pessoas indicar o que a organização espera de cada indivíduo e repassar a informação aos colaboradores. Dessa forma, é possível alinhar garantir que os objetivos organizacionais estejam alinhados aos individuais.

 

Qual o perfil do profissional que faz a gestão de pessoas?

Realizar a administração de pessoas não é uma tarefa fácil atualmente. Esse profissional deve enfrentar o desafio de potencializar os resultados da organização por meio das pessoas, ao mesmo tempo que gerencia o conhecimento e capital intelectual dentro da organização.  

O profissional precisa estar sempre se atualizando, buscando novas informações e conhecimentos para se desenvolver. Ele precisa contar com algumas competências, como ser ágil, dinâmico, criativo e inovador.

Para ocupar esse cargo, é necessário compreender os processos-chave de trabalho da empresa e ajudar a construir ambientes que possibilitem aos colaboradores atuarem de forma mais eficiente, eficaz, produtiva e satisfatória.

 

As principais competências desse profissional devem ser

 

Como você pode ver, os profissionais responsáveis pela administração de pessoas pode trazer diversos benefícios para a sua empresa. Portanto, é necessário investir nesse setor, apenas assim é possível contar com uma equipe eficiente e satisfeita. Afinal de contas, está cada dia mais claro que a valorização de pessoal, seu desenvolvimento e retenção de talentos é a peça-chave para se alcançar o sucesso!

Gostou deste conteúdo? Deixe sua opinião sobre o assunto aqui nos comentários!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *