Quer saber o que as empresas fazem para motivar seus funcionários? Com base na cultura da sua marca e no perfil dos colaboradores, uma série de ações estratégicas pode ser realizadas, como:
- dia offline;
- show do intervalo;
- ambiente de trabalho informal;
- horário flexível;
- anywhere work;
- prêmios e bônus;
- planos de carreira;·
- programas de bem-estar financeiro.
Continue a leitura e descubra os detalhes de cada uma delas!
Um olhar apurado para as movimentações do mercado é uma estratégia fundamental para antecipar tendências, ajustar as suas próprias ações e manter-se competitivo.
Até por isso, o seu setor de RH deve estar por dentro de tudo o que as grandes empresas fazem para motivar seus funcionários.
Dessa maneira, soluções personalizadas e diferenciadas podem ser elaboradas, visando um alinhamento essencial com o perfil de suas equipes.
Consequentemente, isso irá gerar resultados de qualidade na manutenção do engajamento e da motivação coletiva.
Quer saber, então, o que as grandes empresas fazem para motivar seus funcionários e identificar novas oportunidades internas? Basta seguir com a leitura deste post!
O que as empresas fazem para motivar seus funcionários?
Muitas marcas estão focadas, atualmente, na manutenção da satisfação coletiva em trabalhar nessas empresas. é o caso de grandes corporações como:
- Microsoft;
- Google;
- Coca-Cola;
- Guia Bolso;
- Netflix;
- Airbnb;
- Dropbox.
Alguns exemplos de motivação no trabalho focam na qualidade de vida e no bem-estar do quadro de funcionários e, como resultados, benefícios diversos são colhidos.
Por exemplo: a produtividade é maior, bem como a fidelidade do colaborador, que vai retribuir a atenção da empresa com mais engajamento e afinco nas suas responsabilidades.
Vale destacar também que o que as empresas fazem para motivar seus funcionários também contribui com a atração de talentos, a redução do absenteísmo e também os elevados custos decorrentes da alta taxa de turnover.
Daí a importância de se inspirar em algumas das ações motivacionais que essas marcas empreendem internamente. Veja, a seguir, algumas delas:
1. Dia offline
Aí está um desafio interessante em plena era digital: um dia — por mês ou bimestral — em que toda a empresa trabalha offline.
Claro que isso tem que ser dosado de maneira que o fluxo de trabalho não seja prejudicado, mas o objetivo dessa ação é evitar que as pessoas recorram, a todo instante, às redes sociais e outras ferramentas que minam a produtividade.
Como efeito, os colaboradores vão interagir mais entre si, os líderes vão se aproximar dos membros de suas respectivas equipes e o espírito colaborativo pode ser renovado.
2. Show do intervalo
Reuniões, apresentações, avaliações. Com tantas situações formais que impelem os colaboradores a serem mais rígidos, um pouco de flexibilidade pode cair bem na rotina.
Uma das alternativas que as empresas fazem para motivar seus funcionários é o show do intervalo: o uso criativo e informal desse tipo de ocasião que tende a ser mais tensa.
Alguns exemplos são:
- avaliações de desempenho desenvolvidas em formato televisivo, como um show de talentos;
- reuniões conduzidas como se fosse um telejornal;
- apresentações de resultados promovidas por personalidades que conduzem o evento de maneira criativa, com um storytelling, e que promova o engajamento dos participantes.
Um pouco de descontração faz bem ao ambiente, e é bom saber o que as grandes empresas fazem para motivar seus funcionários nesse sentido.
3. Ambiente de trabalho informal
Mais uma possibilidade de agregar leveza e harmonia à rotina corporativa por meio de uma solução simplificada: o ambiente informal.
Aqui, podemos considerar tanto uma avaliação de ambiente, desconstruindo os tons e móveis frios ou sóbrios por cores alegres, vívidas e que estimulem a produtividade.
Vale destacar, contudo, que essa transição tem que ocorrer ainda dentro dos pilares da cultura organizacional da empresa.
Não adianta investir em identidade jovial e informal se esse perfil simplesmente não encaixa no DNA da organização.
Além, é claro, do perfil dos colaboradores que — desde o processo de contratação — deve ter a ver com a identidade da empresa. Por isso esse trabalho deve ser desenvolvido com boa dose de planejamento, e não apenas porque grandes marcas, como a Coca-Cola e o Google, investiram.
4. Horário flexível
O horário flexível é outra dica interessante do que as empresas fazem para motivar seus funcionários e que se encaixa bem nas que já lidam com uma rotina fuida e que pode ser gerida de qualquer lugar.
Assim, os gestores agregam mais autonomia aos colaboradores, que vão construir o seu dia a dia com base em suas responsabilidades, mas respeitando os horários em que eles são mais produtivos e rendem mais, por exemplo.
Vale destacar, ainda, que esse tipo de ação fomenta a satisfação do colaborador em trabalhar na empresa. Principalmente, porque eles podem flexibilizar a rotina para equilibrarem seus anseios pessoais e desejos profissionais dessa maneira.
5. Anywhere work
Complementando à dica anterior, o anywhere work é uma modalidade que torna toda a empresa mais remota — seus profissionais podem trabalhar de onde estiverem.
Não à toa, a necessidade de se deslocar diariamente é reduzida, o planejamento do dia de trabalho é mais elástico e o colaborador ganha muito mais atrativos para desenvolver-se na empresa e de acordo com os seus horários livres.
6. Prêmios e bônus
Método simples e eficaz entre o que as empresas fazem para motivar seus funcionários: recompensas.
Importante destacar que isso pode surgir por meio de gratificações anuais — como a tradicional participação nos lucros — ou mesmo com base em metas específicas. Sem falar nos seus objetivos.
Um exemplo: se a meta é reduzir o absenteísmo, as premiações para quem tiver mais frequência já pode estimular o engajamento dos que mais faltam ao trabalho.
7. Planos de carreira
Quando o RH idealiza um plano de carreira, a motivação e o clima organizacional tendem a subir naturalmente. Afinal de contas, muitos colaboradores pedem demissão porque não veem mais espaço interno de crescimento.
Agora, se a organização trabalha para que todos tenham os seus esforços devidamente recompensados, o cenário muda. Além de reter os talentos, a sua marca também vai atrair interessados que tiveram experiências frustradas na concorrência.
8. Programas de bem-estar financeiro
Por fim, uma boa solução que as empresas fazem para motivar seus funcionários consiste no desenvolvimento de um programa de bem-estar financeiro.
São soluções teóricas e/ou práticas que ajudam a reduzir o estresse financeiro e devolvem a produtividade e o engajamento do colaborador endividado e que, por conta disso, perdeu o seu foco nas atividades profissionais.
Os resultados são benéficos para todos os envolvidos e essas ações têm tudo para agregar muito mais valor à reputação da empresa, na manutenção da satisfação e na felicidade dos seus colaboradores.
Que tal motivar os seus funcionários também?
E então, o que achou das soluções que as empresas fazem para motivar seus funcionários?
Já passou por alguma situação específica ou empreendeu dicas que não exploramos ao longo deste artigo? Compartilhe-as conosco, no campo de comentários do post!
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