Inscreva-se

Conheça o novo papel dos recursos humanos nas organizações
RH

Conheça o novo papel dos recursos humanos nas organizações

Maior eficiência, flexibilidade e produtividade, atendimento personalizado aos clientes e menores custos. Esses são apenas alguns dos benefícios trazidos pela tecnologia às organizações.

Vivemos hoje em um mercado, em que a maioria das empresas estão indo em direção à Transformação Digital, um movimento apoiado na tecnologia, capaz de proporcionar diversas facilidades. Com isso, as corporações estão evoluindo suas formas de guiar seus negócios.

Junto a todas essas transformações, podemos presenciar o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Esse setor tem se tornado responsável por direcionar o desempenho dos funcionários nesse contexto digital. Por isso, passou a assumir novas funções e responsabilidades, como:

  • estimular a construção de relacionamentos estáveis e confiáveis;
  • ter conhecimento suficiente sobre a empresa, seus setores e funcionários para participar das discussões estratégicas;
  • garantir que os sistemas operacionais básicos funcionam corretamente;
  • conhecer a metodologia e ferramentas necessárias para identificar e reter talentos, entre outras.

O setor do RH está enfrentando de perto os desafios trazidos pela Transformação Digital nas empresas.

Ele precisa ser capaz de traduzir o conceito, atuando para construir uma mentalidade nos funcionários, a qual viabilize todas as mudanças na organização.

Apenas assim, será possível alinhar todo o time e aproveitar as vantagens trazidas pela tecnologia.

Como o RH de sua empresa anda realizando esse trabalho? Você sabe quais são as novas funções e tarefas que o setor precisa assumir? Não basta que sua empresa invista em recursos digitais modernos e automatize funções.

É necessário que toda a sua equipe esteja disposta a explorar e se adequar a esses recursos. Saiba como fazer isso neste post. Boa leitura!

 

O RH tradicional x RH moderno

Tradicionalmente, o papel do Recursos Humanos nas empresas se concentrava em atividades estritamentes operacionais e burocráticas, as quais demandavam muito tempo e dedicação. Ele servia como um “braço direito” do setor administrativo, realizando a sistematização e policiamento da administração executiva.

Devido a isso, sua função era alinhada a funções de pessoal e de administração. Isso acontecia, pois o setor, em muitas empresas, saiu das áreas de administração e finanças.

No entanto, o RH já não pode mais seguir o mesmo modelo existente no século passado. As empresas, o mercado e os profissionais evoluíram. Por isso, esse profissional de gestão de pessoas também precisou seguir essas mudanças.

Atualmente, o setor de Recursos Humanos deve planejar, levantar informações, analisar, ouvir e se comunicar com eficiência tanto com a empresa, quanto com os funcionários. Ele assumiu um papel estratégico, tornando-se a ponte entre esses dois pontos da organização. Por isso, precisa agir para que ambos os lados fiquem satisfeitos.

Aprenda a fazer um planejamento de RH estratégico com a ajuda desse eBook!


O novo papel dos recursos humanos nas organizações

Por meio da tecnologia, os profissionais desse setor puderam reduzir o tempo gasto com papeladas. Assim, o RH moderno passou a ter uma visão estratégica da empresa, podendo identificar as melhorias necessárias. O que permite fazer uma gestão estratégica, humanizada e ágil.

Além disso, o talento se tornou uma commodity no mercado. Cada vez mais, as precisam competir pelos melhores profissionais para garantir o sucesso de seus negócios. A competitividade cresce aceleradamente e, para se manter no mercado, é necessário reter talentos e mantê-los satisfeitos.

As pessoas passaram a ter mais poder para influenciar conscientemente a cultura de uma empresa do que nunca. Devido a isso, a necessidade de se transformar as equipes de RH aumentou.

Agora, elas precisam utilizar ferramentas tecnológicas para gerenciar as expectativas dos funcionários e garantir que a organização tenha uma força de trabalho produtiva e satisfeita.

O novo papel dos recursos humanos nas organizações passou a influenciar não apenas o desempenho individual, mas também o da empresa, oferecendo estratégias, capazes de gerar resultados positivos para os negócios.

Os profissionais de Recursos Humanos assumiram funções, como:

  • estimular a construção de relacionamentos estáveis e confiáveis;
  • ter conhecimento suficiente sobre a empresa, seus setores e funcionários para participar das discussões estratégicas;
  • garantir que os sistemas operacionais básicos funcionam corretamente;
  • conhecer a metodologia e ferramentas necessárias para identificar e reter talentos, entre outras.

 

As principais vantagens dessa transformação

Como já citamos acima, o RH estratégico tornou-se vital para as corporações por alinhar os interesses dos funcionários aos dos negócios, ajudando no crescimento da empresa.

Além disso, graças ao novo papel dos recursos humanos nas organizações,  novas ferramentas e soluções modernas são adotadas. O setor visa o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, pois busca constantemente por inovação.

Dessa forma, podemos considerar como principais vantagens do novo papel dos recursos humanos nas organizações:

 

1. A visão sistêmica sobre o negócio

O RH gerencia as pessoas e atua visando o crescimento. Dessa forma, sabe quando é necessário remanejar profissionais ou modificar estratégias para o melhor aproveitamento dos profissionais.

 

2. Recrutamento e seleção alinhadas à cultura organizacional

Como o setor está a par das diretrizes da empresa, os processos de recrutamento e seleção de novos funcionários passam a ser mais assertivos. Assim, os recém-contratados têm maior facilidade para se adequar a cultura organizacional.

 

3. Proximidade com os funcionários

Ao realizar uma seleção otimizada, o RH tem maior conhecimento sobre o perfil dos colaboradores. Isso contribui para a criação de ações de melhoria condizentes com as necessidades e desejos deles. Assim é possível deixá-los satisfeitos e reter talentos.

 

4. Gestão de desempenho alinhadas

A gestão de pessoas realizadas após o novo papel dos recursos humanos nas organizações, tornou-se mais eficiente. É possível avaliar os empregados com foco no desempenho esperado pela empresa.

 

5. Desenvolvimento dos colaboradores

Com uma gestão de desempenho eficiente, o RH consegue focar no desenvolvimento daquelas competências que não estão atendendo o esperado pela empresa. Assim, pode oferecer treinamentos e especializações direcionadas para otimizar a pontuação de cada empregado.

 

6. Gestão de informações para tomadas de decisão

Por se tornar estratégico, o RH tem grande responsabilidade nas tomadas de decisões da empresa. No entanto, com as ferramentas corretas, ele consegue facilmente ter acesso a dados e relatórios personalizados que podem auxiliar nas decisões importantes.

 

Os maiores desafios dos gestores de RH diante desse novo papel

Modernizar o RH nem sempre é uma tarefa fácil. Isso implica em mudanças significativas nos processos e rotinas, além dos pensamentos tradicionais dos profissionais.

Por isso, a mudança de postura exigida pelo novo papel dos recursos humanos nas organizações tem trazido grandes desafios para os gestores do setor.

Para ajudar sua empresa a lidar com essa questão, trouxemos os principais desafios a serem superados:

  • reduzir o tempo gasto com controle de horas, férias, pagamento e outras burocracias da gestão de pessoas;
  • planejar com antecedência as admissões e desligamentos na empresa;
  • proporcionar sintonia com o ambiente interno e externo;
  • agregar valor à empresa e aos funcionários;
  • agir com flexibilidade e agilidade;
  • fazer a gestão do conhecimento;
  • buscar constantemente por criatividade e inovação;
  • reter talentos;
  • ser estratégico.

Superar esses desafios é fundamental para assumir o novo papel dos recursos humanos nas organizações.

A tecnologia pode ser uma forte aliada nessa missão, dessa forma, o RH é capaz de reduzir suas demandas de atividades manuais e focar no que realmente importa.

Portanto, para sobreviver no mercado altamente competitivo, a inovação deve ser algo comum no RH e nos demais setores de sua empresa.

 

Sua empresa está preparada para o novo papel dos recursos humanos nas organizações? Assine nossa Newsletter e receba mais dicas como essa!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *