Novo bilhete único de São Paulo. O que muda para a empresa?

O bilhete único de São Paulo facilita a vida do funcionário que faz uso do transporte público para ir ao trabalho todos os dias com um sistema que elimina o uso do dinheiro físico. A SPTrans lançou uma nova modalidade, chamada de bilhete único temporal, que trará mais opções de compra e recarga para quem tem o novo Bilhete Único.

Atualmente os cartões do bilhete único funcionam de forma simples: basta se dirigir a um dos postos de recarga e colocar o valor que será usado para os trajetos, que podem ser feitos em ônibus, trens e metrôs. A empresa que pagar o transporte do funcionário deposita em sua conta o valor necessário para a ida e volta diárias – até 6% do salário podem ser descontados para que isso aconteça.

Com a nova modalidade será possível escolher pagamentos semanais e mensais, que terão um valor menor do que o atual de acordo com o meio de transporte utilizado. Um funcionário que use dois ônibus por dia gastaria cerca de 168 reais no mês, e o plano mensal diminuirá esse valor para 140 reais, por exemplo. Além de economizar, não haverá limites de uso durante o período pago, sendo possível usar quantos ônibus forem necessários.

Cuidado: mesmo sendo uma nova opção para a empresa e seus funcionários, ela pode não valer a pena. É importante calcular os custos, já que ao utilizar transporte público apenas quatro dias da semana faz com que o plano mensal fique mais caro que as passagens unitárias. Cada caso precisa ser avaliado de forma independente.

Mesmo que a troca de cartões ainda não seja obrigatória, recomendamos que a empresa incentive o funcionário a fazê-la, já que o antigo cartão não terá as novas modalidades e deixará de ser emitido no futuro. O processo é rápido, gratuito, e o novo cartão pode ser retirado no posto da SPTrans mais próximo. O cadastro pode ser feito aqui e o endereço de email pode ser o mesmo para todos os trabalhadores de uma mesma empresa. Há também um material explicativo para tirar as dúvidas que surgirem e ver os diferentes preços e modos de uso.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *