novembro-azul-na-empresa

Novembro Azul nas empresas: 5 ideias para aderir a campanha

Idealizado em 2003 na Austrália, inicialmente, o Novembro Azul é uma campanha que visa a conscientização a respeito do câncer de próstata — um dos mais populares e perigosos para a população masculina. Daí, a importância em agregar ideias para o Novembro Azul nas empresas, contribuindo para que mais pessoas tomem ciência dos riscos e aprendam como prevenir e ajudar o próximo.

Cada vez mais, as organizações estão trabalhando em alternativas para gerar mais saúde, bem-estar e conscientização para os seus colaboradores. É aí que residem as boas ideias de ações para o Novembro Azul.

Afinal de contas, após o Setembro Amarelo e o Outubro Rosa, é importante destacar a conscientização para um tipo de câncer altamente agressivo para os homens.

Com isso, é importante alertar a todos para que saibam como prevenir-se, orientar parentes e amigos e, até mesmo, a lidar com a situação.

Vamos ver então quais ideias para o Novembro Azul nas empresas podem ser aplicadas? Basta continuar a leitura deste post!

O que é o Novembro Azul?

Tudo começou em 2003, na Austrália, quando um grupo de amigos decidiu deixar o bigode crescer (um modelito fora de moda na época) para chamar a atenção de todos a respeito de algo: a saúde masculina.

A tendência cresceu rapidamente e dezenas de homens se uniram para a criação do Movember Foundation, uma organização sem fins lucrativos.

O objetivo principal do grupo é a arrecadação de fundos para fomentar a pesquisa e o tratamento contra o câncer de próstata — entre outras doenças que acometem os homens.

Desde então, mais de meio milhão de dólares já foi arrendado, o que se converteu em 770 projetos e pesquisas focados no aprimoramento da saúde masculina.

Falamos, portanto, de elaborar algumas ideias para o Novembro Azul nas empresas pelo seguinte motivo: já são 20 países que aderem ao movimento, incluindo o Brasil.

Por aqui, o Novembro Azul desembarcou no ano de 2008 em um esforço conduzido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Assim, além de ações de conscientização que podem ser estabelecidas no ambiente de trabalho, as instituições de saúde costumam oferecer exames de próstata gratuitos ou com algum tipo de desconto.

Por que Movember?

A palavra vem da junção das palavras em inglês moustache e november (bigode e novembro, respectivamente). No país, a cor azul foi impulsionada a partir das outras cores que já são tradicionalmente usadas para reforçar a conscientização a respeito de algum problema que a sociedade esteja enfrentando.

Além disso, o dia 17 de novembro ficou caracteristicamente conhecido como o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. É aí que entram as ideias de ações para o Novembro Azul que podem ser devidamente exploradas nas empresas.

5 ideias de ações para o Novembro Azul

ideia-acoes-novembro-azul

Abaixo, reunimos algumas das campanhas mais interessantes que as organizações têm trabalhado anualmente a fim de promover e disseminar a conscientização a respeito dos riscos do câncer de próstata durante o Novembro Azul nas empresas!

1. Palestras com profissionais da área da saúde

Urologistas, por exemplo, podem ajudar os seus colaboradores a entenderem tudo a respeito da doença — dos sintomas aos fatores de risco e, inclusive, os meios de detecção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata.

Isso pode ajudar em parte, porque ainda há muita desinformação sobre o assunto. Se a sua empresa traz um profissional especialista para explicar de maneira coletiva, há uma concentração de conhecimento que pode ser compartilhada entre os colegas.

Essa ideia para o Novembro Azul nas empresas tende a motivar a busca pela realização do exame.

2. Faça campanhas de arrecadação de chapéus

Por ser uma doença que acomete os homens com grande prevalência, o câncer de próstata ataca o organismo de diferentes maneiras. O próprio tratamento, muitas vezes, agride a saúde e o bem-estar.

Por exemplo: a quimioterapia tende a ter um efeito colateral bastante comum, que é a queda dos cabelos. Assim, entre as ideias para o Novembro Azul nas empresas pode existir uma campanha de arrecadação de chapéus.

É uma ação simbólica e menor, mas que ajuda as pessoas que sofrem um pesado golpe contra a autoestima quando os fios começam a cair.

Com os chapéus cedidos, as pessoas contribuem de maneira singela e delicada, mas com profundo significado a quem sofre física e psicologicamente ao longo do tratamento contra o câncer.

3. Engaje a campanha em todas as equipes da empresa

Internamente, o RH pode trabalhar com ações que mostrem o engajamento de toda a empresa nas ideias para o Novembro Azul nas empresas. Por exemplo: a distribuição de camisetas azuis.

Assim, as pessoas podem usar em dias específicos ou ao longo do mês, conforme as ideias aplicadas. Outro ponto interessante é o resgate das raízes dessa campanha pedindo aos homens que deixem o bigode crescer — ou que todos usem bigodes falsos, envolvendo todas as pessoas de maneira criativa e divertida.

4. Compartilhe as ideias para o Novembro Azul nas empresas

Use as redes sociais da empresa para promover suas ideias de ações do Novembro Azul! Para cada ideia desenvolvida, dissemine-as em todas as mídias sociais onde a sua marca se relaciona com o seu público.

Dessa maneira, a conscientização é maior, mais pessoas são impactadas e as ideias para o Novembro Azul nas empresas têm muito mais probabilidade de alcançar e inspirar quem sequer trabalhe com vocês.

5. Faça parcerias com consultórios médicos

Além das palestras já citadas, é possível oferecer aos seus funcionários consultas com descontos ou mesmo gratuitas. Tudo depende do tipo de parceria que você vai fazer com os consultórios médicos.

Isso pode contribuir, ativamente, para encorajar as pessoas a fazerem os exames e checarem como anda o estado de saúde delas.

Uma maneira valiosa de dizer, explicitamente, o quanto a sua organização se preocupa com o bem-estar e a saúde de todos os funcionários da empresa.

Vale a pena, com isso, saber exatamente o perfil dos seus colaboradores. Dessa maneira, não vão faltar ideias para o Novembro Azul nas empresas — e que tenham tudo a ver com eles.

Organize o setor de RH e não perca datas importantes

O setor de RH é uma área da empresa que possui um volume de trabalho grande ao longo de todo ano. Por isso, implementar sistemas de gestão que ajudem o monitoramento das tarefas torna o trabalho mais eficiente. Assim, nenhuma data e campanha deixa de ser planejada.

Conheça a plataforma de Recursos Humanos da Xerpa e como ela pode ajudar sua empresa a otimizar as funções do departamento de RH.  Com a Xerpa sua empresa terá acesso a benefícios como:

  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionado à questões legais e gestão de informação da empresa.

A Xerpa é a única que entrega uma experiência incrível e ainda resolve o problema real que o cliente tem. Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos do seu RH.

Se você tiver ideias para campanhas do Novembro Azul nas empresas ou mesmo para outras ações de conscientização que podem ser exploradas por meio do seu RH criativo, compartilhe nos comentários.

Aproveite também para curtir a nossa página no Facebook e também a seguir-nos no Instagram e LinkedIn! Assim, qualquer dica e novidade que postarmos vai chegar até você — como as boas dicas que vimos ao longo deste post!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.