Novembro azul nas empresas

Confira algumas ideias para o novembro azul na empresa

Idealizado em 2003 na Austrália, inicialmente, o Novembro Azul é uma campanha que visa a conscientização a respeito do câncer de próstata — um dos mais populares e perigosos para a população masculina. Daí, a importância em agregar ideias para o novembro azul na empresa, contribuindo para que mais pessoas tomem ciência dos riscos e aprendam como preveni-los e ajudar o próximo.

 

Cada vez mais, as organizações estão trabalhando em alternativas para gerar mais saúde, bem-estar e conscientização para os seus colaboradores. É aí que residem boas ideias para o Novembro Azul na empresa, por exemplo.

Afinal de contas, após o Setembro Amarelo e o Outubro Rosa, é importante destacar a conscientização para um tipo de câncer altamente agressivo na população masculina.

E com isso, alertar a todos para que saibam como prevenir-se, orientar parentes e amigos e, até mesmo, a lidar com a situação.

Vamos ver, então, quais ideias para o Novembro Azul na empresa podem ser aplicadas? Basta seguir com a leitura deste post!

O que é o Novembro Azul?

Tudo começou em 2003, na Austrália, quando um grupo de amigos decidiu deixar o bigode crescer (um modelito fora de moda na época) para chamar a atenção de todos a respeito de algo: a saúde masculina.

A tendência cresceu rapidamente, e com isso, dezenas de homens se uniram para o estabelecimento do Movember Foundation, uma organização sem fins lucrativos. O objetivo principal do grupo é a arrecadação de fundos para fomentar a pesquisa e o tratamento contra o câncer de próstata — entre outras doenças que acometem os homens.

Desde então, mais de meio milhão de dólares já foi arrendado, o que se converteu em 770 projetos e pesquisas focados no aprimoramento da saúde masculina.

Falamos, portanto, de elaborar algumas ideias para o Novembro Azul na pelo seguinte motivo: já são 20 países que aderem ao movimento, o que inclui o Brasil.

Por aqui, o Novembro Azul desembarcou no ano de 2008 em um esforço conduzido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Assim, além de ações de conscientização que podem ser estabelecidas no ambiente de trabalho, as instituições de saúde costumam oferecer exames de próstata gratuitos ou com algum tipo de desconto.

 

Por que movember?

A palavra vem da junção das palavras moustache e november (bigode e novembro, respectivamente). No país, a cor azul foi impulsionada a partir das outras cores que já são tradicionalmente usadas para reforçar a conscientização a respeito de algum problema que a sociedade esteja enfrentando.

Além disso, o dia 17 de novembro ficou caracteristicamente conhecido como o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. É aí que entram as ideias para o Novembro Azul na empresa que podem ser devidamente exploradas pelos seus colaboradores.

Quais são as melhores ideias para o Novembro Azul na empresa?

Abaixo, reunimos algumas das campanhas mais interessantes que as organizações têm trabalhado, anualmente, a fim de promover e disseminar a conscientização a respeito dos riscos do câncer de próstata!

 

Palestras com profissionais da área da saúde

Urologistas, por exemplo, podem ajudar os seus colaboradores a entenderem, definitivamente, tudo a respeito da doença — dos sintomas aos fatores de risco e, inclusive, os meios de detecção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata.

Isso pode ajudar, em parte, porque ainda há muita desinformação sobre o assunto. Se a sua empresa traz um profissional especialista para explicar de maneira coletiva, há uma concentração de conhecimento que pode ser compartilhada entre os colegas, o que tende a motivar a busca pela realização do exame.

 

Faça campanhas de arrecadação de chapéus

Por ser uma doença que acomete os homens com grande prevalência, o câncer de próstata ataca o organismo de diferentes maneiras. O próprio tratamento, muitas vezes, agride a saúde e o bem-estar.

Por exemplo: a quimioterapia tende a ter um efeito colateral bastante comum, que é a queda dos cabelos. Assim, entre as ideias para o Novembro Azul na empresa pode conter uma campanha de arrecadação de chapéus.

É uma ação simbólica e menor, mas que ajuda as pessoas que sofrem um pesado golpe contra a autoestima quando os fios começam a cair. Com os chapéus cedidos, as pessoas contribuem de maneira singela e delicada, mas com profundo significado a quem sofre física e psicologicamente ao longo do tratamento contra o câncer.

Engaje a campanha em todas as equipes da empresa

Internamente, o RH pode trabalhar com ações que mostrem o engajamento de toda a empresa nas ideias para o Novembro Azul na empresa. Por exemplo: a distribuição de camisetas azuis.

Assim, as pessoas podem usar em dias específicos ou ao longo do mês, conforme as ideias aplicadas. Outro ponto interessante é o resgate das raízes dessa campanha pedindo aos homens que deixem o bigode crescer — ou que todos usem bigodes falsos, envolvendo todas as pessoas de maneira criativa e divertida.

 

Compartilhe as ideias para o Novembro Azul na empresa

Use as redes sociais da empresa! Para cada ideia desenvolvida, dissemine-as em todas as mídias sociais onde a sua marca se relaciona com o seu público.

Dessa maneira, a conscientização é maior, mais pessoas são impactadas e as ideias para o Novembro Azul na empresa têm muito mais probabilidade de alcançar e inspirar quem sequer trabalhe com vocês.

Faça parcerias com consultórios médicos

Além das já citadas palestras, é possível oferecer aos seus funcionários consultas com descontos ou mesmo gratuitas. Tudo depende do tipo de parceria que você vai fazer com os consultórios médicos.

Isso pode contribuir, ativamente, para encorajar as pessoas a fazerem os exames e checarem como anda o estado de saúde delas. Uma maneira valiosa de dizer, explicitamente, o quanto a sua organização se preocupa com o bem-estar e a saúde de todos os funcionários da empresa.

Vale a pena, com isso, saber exatamente o perfil dos seus colaboradores. Dessa maneira, não vão faltar ideias para o Novembro Azul na empresa — e que tenham tudo a ver com eles.

 

Se você estiver em busca de mais ideias para esse tipo de campanha ou mesmo para outras ações de conscientização que podem ser exploradas por meio do seu RH criativo, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e também a seguir-nos no Instagram e LinkedIn! Assim, qualquer dica e novidade que postarmos vai chegar até você — como as boas dicas que vimos ao longo deste post!

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.