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5 novas tendências de recrutamento e seleção
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5 novas tendências de recrutamento e seleção

O capital humano é o principal ativo de uma empresa. Afinal, são os colaboradores os responsáveis pela qualidade dos serviços da organização, fazendo com que ela se mantenha relevante e competitiva no mercado. Para montar uma boa equipe, é fundamental que o RH fique sempre de olho nas novas tendências de recrutamento e seleção.

Na busca por talentos, os atuais avanços tecnológicos são capazes otimizar o trabalho da equipe e aumentar a eficiência da operação.

Pensando nisso, reunimos neste artigo as maiores tendências de recrutamento e seleção para você ficar de olho daqui para a frente. Confira a seguir!

Novas tendências de recrutamento e seleção

Ok, já sabemos que para modernizar o RH é preciso ficar atento às novas tendências de recrutamento e seleção.

Mas quais são essas novidades? Como aplicá-las no dia a dia? Para não deixar dúvidas, listamos as cinco principais práticas que estão tomando conta do mercado no Brasil e no mundo. Confira abaixo!

1. Mídias sociais

As redes sociais revolucionaram a comunicação entre as empresas e seus públicos de interesse. E com os candidatos a vagas de emprego não foi diferente.

A principal ferramenta de relacionamento profissional é o LinkedIn. O site, que tem mais de 500 milhões de usuários ao redor do mundo! Ela possibilita a divulgação de currículos, vagas e projetos de todos os segmentos de atuação.

Há, inclusive, uma ferramenta específica para recrutadores: o LinkedIn Recruiter. Por meio dela, é possível selecionar filtros de busca, visualizar os principais destaques da rede e construir um banco de talentos extremamente útil para o RH.

Além do LinkedIn, há outras ótimas novas tendências de recrutamento e seleção para encontrar candidatos online. Entre elas, podemos citar:

  • os grupos de Facebook;
  • blogs;
  • fóruns;
  • sites de vagas;
  • e plataformas de avaliação de empresas, como o Love Mondays.

2. Dispositivos móveis

Os smartphones conquistaram um papel importante no nosso cotidiano.Checar as notificações no celular é a primeira coisa que muita gente faz ao acordar ou a última antes de ir dormir.

Por isso, os dispositivos móveis devem ser prioridade na comunicação das empresas com as pessoas, sejam clientes, parceiros ou profissionais do mercado.

Há um dado interessante que reforça a importância dessa nova tendência de recrutamento e seleção.

Segundo um estudo do Glassdoor, 89% dos profissionais que estão procurando emprego consideram o smartphone uma ferramenta importante. Desses, 45% usam o celular para buscar vagas ao menos uma vez por dia.

Portanto, é hora de pensar nos dispositivos móveis como a primeira opção dos talentos na hora de procurar vagas, submeter aplicações e até mesmo enviar testes.

Melhor ainda se toda a comunicação com o candidato for feita online. Por exemplo: por e-mail, aplicativos de mensagens ou plataformas específicas.

Além de otimizar o processo, isso ajuda a empresa a construir uma imagem moderna e alinhada com as melhores práticas.

3. Ferramentas de TRM (Talent Relationship Management)

Softwares de TRM (Talent Relationship Management) são sistemas que otimizam o relacionamento da empresa com seu banco de talento.

Eles utilizam recursos de análise de dados, automatização de contatos e divulgação de vagas e informações relevantes sobre a organização.

Além do foco em candidatos, essa tendência de recrutamento e seleção também busca aprimorar o relacionamento com outros profissionais do mercado. Estes, muitas vezes, ainda não conhecem ou não tem interesse em nenhuma posição específica.

Colaboradores já contratados também entram nesse público, pois conhecê-los de perto aumenta as chances de recrutamentos internos de qualidade.

4. People analytics

People analytics é a aplicação de técnicas de Big Data e Business Intelligence aos processos de RH.

Nesse método, são usados softwares para coletar e analisar dados relevantes sobre a força de trabalho da empresa.

Através deles, é possível auxiliar o departamento a tomar decisões importantes sobre promoções, treinamentos e novas contratações.

O uso estratégico dos dados vem transformando a maneira como as empresas selecionam profissionais.

Com essa ferramenta, o RH consegue avaliar com precisão o perfil comportamental de um candidato, com base na análise de testes e no cruzamento de dados obtidos em processos anteriores.

Muitas vezes o People Analytics é aplicado junto a tecnologias de inteligência artificial para recrutamento e seleção, o que ajuda a tornar o processo muito mais rápido.

A primeira triagem de currículos, por exemplo, pode ser feita por robôs, assim como a análise das entrevistas online. Assim, as etapas iniciais são finalizadas em menos tempo, acelerando a decisão final.

5. Marketing de recrutamento

A essência do marketing tradicional é identificar as necessidades das pessoas e criar estratégias para convertê-las em clientes.

No marketing de recrutamento, a ideia é a mesma, mas com outro foco: atrair indivíduos talentosos e transformá-los em colaboradores da empresa.

Uma das técnicas mais eficazes para esse objetivo é o employer branding. A prática consiste em construir uma boa imagem como empregador no mercado, com o intuito de despertar o interesse dos melhores talentos do mercado.

Para isso, é preciso disseminar a cultura da empresa e as vantagens de trabalhar nela em todos os canais de comunicação com o público:

  • anúncios de vagas;
  • redes sociais;
  • site;
  • e-mails, entre outros.

Outra das novas tendências de recrutamento e seleção é o inbound recruiting, que educa e constrói relacionamentos com os talentos muitos antes de eles se tornarem candidatos na sua empresa.

A ideia é compreender a jornada de busca por emprego da pessoa e oferecer a ela a informação perfeita para o seu momento profissional.

Isso é feito por meio de conteúdos relevantes e contatos personalizados, que criam uma aproximação orgânica.

Assim, o interesse pela empresa cresce naturalmente e os candidatos chegam aos processos seletivos muito mais preparados.

Impacto do recrutamento e seleção na formação das equipes

Em equipes de alta performance não há espaço para profissionais de desempenho mediano ou que não estejam alinhados com os objetivos da empresa.

É necessário ter processos de recrutamento eficientes para garantir que apenas os talentos mais adequados preencham as vagas em aberto.

Além de ter certeza de que escolheu o candidato mais aderente à posição, o RH também deve se certificar de fechar a vaga no menor tempo possível.

Dessa forma, a equipe não fica desfalcada por muito tempo, o que traria prejuízos ao desempenho. Reduzir os custos de recrutamento também é importante para dar mais eficiência aos investimentos.

Ao buscar novas tendências de recrutamento e seleção, a empresa aumenta suas chances de encontrar profissionais qualificados e identificados com seus valores.

Isso é primordial para aumentar a retenção de talentos, melhorar a performance do time e conquistar grandes resultados para o negócio.

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Agora que você já conhece as novas tendências de recrutamento e seleção da atualidade, que tal colocar o que aprendeu em prática?

Aproveite as novas tecnologias que têm surgido no mercado para dar mais eficiência aos seus processos e reduzir custos no RH.

Também fique sempre de olho nas novidades, pois as inovações não param de aparecer!

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