novas formas de pagamento

As novas formas de pagamento do mercado

Existem novas formas de pagamento que têm contribuído para mudanças impactantes no mercado. Mais do que os meios de pagamento via selfie ou biometria, as empresas também têm aderido à novidade por meio de modelos até então inimagináveis, como o adiantamento via salário sob demanda. Para facilitar a sua análise sobre o assunto, reunimos as novas formas de pagamento neste post, que são:

  • pulseiras;
  • pagamentos por selfie;
  • biometria;
  • pagamento via celular;
  • salário sob demanda.

O mundo está em constante metamorfose, e a transformação digital tem influenciado o mercado de uma maneira que, até então, parecia inimaginável. Assim, surgiram as novas formas de pagamento de salário.

Mas, neste post, não vamos nos ater apenas às tendências desse setor. Nos tópicos abaixo, vamos destacar também como os consumidores estão aderindo a diferentes formas de adquirir os bens indispensáveis, do dia a dia, tornando o dinamismo das relações comerciais muito mais veloz.

Confira, e entenda conosco como isso tudo está presente no ambiente corporativo a partir dessas novas formas de pagamento!

Quais são os meios convencionais de pagar os colaboradores?

Hoje em dia, existem diversas maneiras de manter a folha de pagamento dos colaboradores sob controle. A mais comum delas é o depósito na conta bancária deles.

De acordo com o artigo 465 da CLT (as Consolidações das Leis do Trabalho), algumas exigências foram pré-estabelecidas, visando a padronização no processo, como:

  • os pagamentos devem ocorrer em dias úteis;
  • os pagamentos devem ocorrer no local de trabalho.

Há ainda, a menção à necessidade de realizar o pagamento em espécie. Mas, com o tempo, exceções foram aplicadas, como o uso do talão de cheques e o já citado depósito bancário — o mais popular.

Vale destacar, também, que existe a conta-salário como opção. Por meio dela, existem conveniências e outros pontos de alerta que podem ajudar a sua empresa a considerá-lo.

Caso queira saber mais a respeito dos meios de pagamento convencionais, no ambiente de trabalho, temos um artigo que fala especialmente sobre o assunto “Segurança e custo para ter acesso ao dinheiro do salário”. Aproveite para dar uma conferida, após esta leitura!

E quais são as novas formas de pagamento do mercado?

Conta-corrente, conta salário, pagamento em dinheiro (ou cheque)… Todas as opções são válidas, e cada uma tem a sua particularidade.

No entanto, vivemos uma época na qual o ambiente digital está profundamente inserida em nossa rotinas e nos hábitos diários das pessoas.

Como resultado disso, novas formas de pagamento proliferaram-se em todos os setores comerciais — para agilizar a folha de pagamento e agregar conveniência aos colaboradores, inclusive. 

Tenha em mente, no entanto, que as inovações abaixo não se restringem, exclusivamente, aos meios de pagamento de funcionários. Apenas é um vislumbre das possibilidades inovadoras que as grandes tendências tecnológicas têm nos proporcionado!

Vamos às principais formas de pagamento do mercado, então?

Pulseiras

Quem tem o costume de frequentar festivais ou mesmo de visitar resorts, ao redor do mundo, já deve ter se deparado com um meio de pagamento um tanto peculiar: as pulseiras.

Por meio delas, a pessoa efetua um depósito — via transferência on-line ou depósito —, e o crédito é transferido para a pulseira (a tecnologia usada é NFC).

Em seguida, sempre que você desejar consumir algo, basta aproximar a pulseira do acessório usado pelos profissionais do evento em questão, para que o saldo seja transferido. Sem contato, sem dificuldades e com mais segurança e conveniência. 

Vale destacar, ainda, que muitas empresas ainda criam um vínculo com o número de celular do usuário, notificando-o sempre que a pulseira é utilizada (destacando o valor debitado e o crédito remanescente).

Pagamentos por selfie

A fintech Neon tem trabalhado em uma solução inovadora, contribuindo para estar nesta lista de novas formas de pagamento: a selfie.

O popular enquadramento em frente a câmera vai, agora, se tornar um método de pagamento, acredite. A ideia consiste em validar as suas compras com um rápido sistema de reconhecimento facial.

A Mastercard, nos Estados Unidos, já tem trabalhado na ideia também. Imagine o quanto isso vai facilitar as futuras transações?

Biometria

Outra tecnologia já muito comum, ao redor do mundo, a biometria também está surgindo como uma das novas formas de pagamento. Para tanto, a identificação biométrica (a popular impressão digital).

Empresas de tecnologia e no setor de finanças têm buscado ideias interessantes para fazer uso dessa característica tão individual para servir como modelo de pagamento. A Mastercard, por exemplo, está investindo na tecnologia para os pagamentos de compras on-line.

O mesmo vale para a Visa, que usa a ideia como meio de autenticação para pagamentos efetuados via smartphone ou outros tipos de dispositivos móveis.

Pagamento via celular

Além dos populares cashbacks, algumas empresas têm considerado o uso da carteira digital, no celular, para facilitar as transações que os seus clientes realizam no dia a dia.

O Code Money, por exemplo, digitaliza os meios de pagamento, deixando-o mais conveniente e rápido para os usuários. Sem a necessidade de abrir a carteira: basta abrir o aplicativo e efetuar o passo a passo — intuitivo e simples — para garantir as compras com facilidade.

Salário sob demanda

Por fim, vale mencionar o salário sob demanda como uma das grandes e novas formas de pagamento. Por meio dessa ideia inovadora, o adiantamento salarial dos seus funcionários fica sob o controle dele.

Vale destacar que essa modalidade não interfere na folha de pagamento da empresa. É o caso, por exemplo, do Xerpay, da Xerpa: todo o fluxo de caixa é gerido por ela, que disponibiliza o saldo de dias já trabalhados (e solicitado pelo usuário) em poucas horas.

Para a sua empresa, o processo de pagamento permanece o mesmo. E o resultado disso se desdobra em diversos benefícios, como:

  • menos estresse financeiro, já que os colaboradores vão ter acesso ao salário quando quiserem;
  • melhor planejamento financeiro, dependendo cada vez menos de empréstimos custosos, como o cheque especial;
  • mais produtividade e engajamento, já que o Xerpay trabalha o bem-estar dos colaboradores, bem como a motivação deles em serem ativos valiosos para a empresa.

Inclusive, temos um texto que fala exclusivamente sobre o assunto. Clique aqui, e salve esta leitura para depois, entendendo como o Xerpay melhora a motivação dos funcionários!

Com base nas dicas que vimos, ao longo deste post, deu para entender como as novas formas de pagamento têm impactado todo o mercado?

Agora, para saber mais a respeito desse assunto, que já está entre as grandes tendências de RH, aproveite para assinar a nossa newsletter (basta preencher os seus dados no canto inferior do nosso blog) para receber, diretamente na sua caixa de entrada do e-mail, todas as nossas dicas e novidades!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.