Mudança de endereço de um funcionário: 4 passos para organizar tudo!

mudança de endereço

Você acabou de ficar sabendo: um dos funcionários da sua empresa está mudando de endereço, ou já se mudou e esqueceu de avisar. O que você como DP precisa fazer para deixar toda a documentação dele em dia?

Pedir o endereço novo e um novo Comprovante de Residência

É bom que ele te entregue o endereço novo assim que estiver confirmado, para que você possa já dar entrada no que é necessário. Caso exista mudança de número de telefone, aproveite para atualizar este dado de contato também.

Ainda assim, é importante sempre lembrá-lo que dizer qual é o novo endereço não basta e que você precisa do comprovante de residência o quanto antes.

Dependendo da situação, será melhor aguardar o Comprovante de Residência chegar antes de dar entrada nos outros itens, pois o endereço fornecido pode estar errado ou, pior ainda, ser falso. Monte sua política neste ponto de acordo com a situação da sua empresa.

Modificar a compra de Benefícios

Essa parte é o que mais muda quando há uma alteração de benefício.

  • Caso haja mudança de rota de ônibus, já peça à pessoa qual é a nova rota para programar a compra do Vale Transporte pós-mudança.
  • Verifique o plano de saúde. Pode acontecer de se a pessoa mudar para uma cidade diferente, a cobertura do plano mudar. Empresas que estão presentes em várias cidades muitas vezes precisam ter diferentes planos de saúde para cobrir todas as situações e você pode até que ter que pedir a transferência do plano em alguns casos
  • Caso a sua empresa forneça Vale Combustível baseado na quilometragem, recalcule o valor para a próxima compra

Atualizar no sistema de gestão de DP e folha para enviar a SEFIP

Se você usa um sistema de gestão, atualize o endereço para deixar tudo organizado e poder emitir documentos com o endereço correto. Assim, quando chegar a hora de enviar a SEFIP, o dado está atualizado. No futuro, esse mesmo dado deverá ser reportado para o eSocial, que consolidará todos os mecanismos de envio de dados do governo.

Hoje ele já pode ser enviado no eSocial no caso das empregadas domésticas. Basta entrar no site do eSocial na área de cadastro de Dados Pessoais e trocar o endereço. Você pode ver mais detalhes de como fazer isso no Manual do eSocial do Empregador Doméstico, disponível neste link.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *