É o sonho de todos os gestores ter uma equipe de vendas 100% motivada durante 100% do tempo.

Infelizmente, esse sonho não é uma realidade na prática, por isso, a maioria deles buscam outras formas de como motivar seu time.

A realidade é que a grande maioria dos times trabalham desmotivados (não é culpa sua!) e é difícil aumentar o desempenho das equipes de vendas com essa falta de motivação.

No entanto, há boas notícias!

Aqui está: existem inúmeras maneiras de aumentar a produtividade – desde organização pessoal até gestão da carteira dos clientes – e a motivação de sua equipe de vendas, e vou dizer quais são.

Antes de entrar nos principais métodos para aumentar a motivação da equipe, gostaríamos de avisar: a única coisa pior do que não ter uma estratégia para motivar seus vendedores é ter uma estratégia repetitiva e chata.

Lembre-se sempre: um incentivo divertido não é divertido por muito tempo se ele nunca mudar. Então, misture tudo!

E nunca esqueça de que o RH deve estar por dentro de tudo que está rolando na sua equipe, afinal, eles podem ajudar a melhorar ainda mais o desempenho!

Tendo isso em mente, vamos ver quais estratégias de motivação são mais eficazes e fáceis de implementar e motivar ainda mais sua equipe de vendas:

 

1. Recompensar comportamentos e não resultados

Dê aos funcionários elogios e recompensas não apenas pela quantidade de negócios que fecham, mas também pelo acompanhamento com os leads, organização e o bom trabalho.

Isso fará com que sua equipe tenha um caminho claro para o sucesso e faça com que todos tenham uma chance de serem recompensados.

 

2. Comemore o sucesso, mas comemore mesmo

Não espere bater as metas para mostrar a apreciação da sua equipe.

Pelo contrário, celebrar pequenas vitórias pode estimular a motivação durante os períodos de crise e manter os funcionários engajados em suas tarefas do dia-a-dia.

Por isso, certifique-se de prestar atenção aos detalhes e dê valor a eles!

 

3. Feedbacks são necessários!

Ter a cultura de feedback na sua equipe (e também na empresa como um todo) ajuda os membros da equipe a saberem que eles são apreciados e têm algum lugar para procurar orientação e apoio.

Bem, a principal dica é: não espere até o final do ano, na avaliação de metas e objetivos, para informar aos membros da equipe o que você pensa sobre eles e suas atitudes. Muito mesmo para perguntar se estão gostando da sua gestão e o que pode melhorar.

Faça isso todos os dias!

Esteja aberto para dar e receber feedbacks, eles são a chave para melhorias constantes e resultados consistentes.

 

4. Estabeleça metas claras e objetivas

Estar perdido pode ser estressante. E muito!

Para evitar que seus vendedores não saibam o por quê precisam fazer isso ou aquilo, estabeleça metas claras que sejam desafiadoras e principalmente, que possam ser alcançadas.

Isso facilita a sua avaliação do desempenho da sua equipe de vendas!

Isso ajudará sua equipe a saber os motivos pelos quais estão trabalhando e o que significa o sucesso (tanto pessoal, quanto profissional).

Mas calma, é preciso lembrar de todas as metas e os objetivos estabelecidos nas reuniões. Para refrescar a mente e também para alinhar novamente, entendendo se ainda fazem sentido!

 

5. A gamificação não é só modismo

A gamificação, usando a mecânica de jogo para o trabalho, é ótima para motivar as equipes de vendas.

Os sistemas de gamificação ajudam você a organizar competições, fornecer contexto para feedback e ajudá-lo a comemorar o sucesso.

Essas ferramentas permitem que você controle as atividades de sua equipe sem que se sintam microgerenciadas.

Além disso, adicionando mecânicas de jogos de pontuação, distintivos e tabelas de classificação, você permite que os funcionários participem ativamente no monitoramento de seu próprio desempenho.

 

Uma equipe de vendas atinge metas porque querem!

Para finalizar, uma equipe de vendas motivada atinge metas não porque você as estabeleceu, mas porque querem.

Há um ganho pessoal de longas horas, tarefas repetitivas, intermináveis ​​acompanhamentos e a luta para fechar negócios.

Quer um exemplo?

Em 1983, Steve Jobs estava tentando convencer John Sculley a deixar uma carreira de sucesso na PepsiCo para se tornar o novo CEO da Apple.

Jobs teria perguntado: “Você quer passar o resto da vida vendendo água açucarada ou quer uma chance de mudar o mundo?”.

Ao fazer seu discurso, Jobs alavancou uma força psicológica poderosa: o desejo humano profundo de fazer um trabalho significativo.

É isso.

O resultado da motivação: quando um objetivo é alcançado, há um sentimento de realização que, em si, é um bom motivador.

Para Dwight D. Eisenhower: “Motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam, porque elas também querem fazer.”

Busque despertar isso em sua equipe de vendas!

Resumindo, dê a sua equipe de vendas:

  • Melhor visibilidade de metas e objetivos;
  • Mais interação com a sua gestão;
  • Incentivos e oportunidades.

Você ficará surpreso como isso irá transformar os níveis de produtividade do seu time e motivá-los a trazer os resultados.

 

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*Este artigo foi escrito pela equipe da Clientar CRM, uma plataforma completa e intuitiva para fazer a gestão das vendas do seu time. Quer ler mais sobre vendas? Conheça o nosso blog!