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Modelo de plano de carreira: aprenda a fazer o ideal para sua empresa
Carreira

Modelo de plano de carreira: aprenda a fazer o ideal para sua empresa

O crescimento profissional é um desejo de qualquer funcionário, independente da empresa em que trabalha e seu setor. Cada vez mais, os profissionais estão buscando por melhores oportunidades de salários, reconhecimento, benefícios, posições e experiências. Aquelas empresas que não são capazes de oferecer isso a seu time acabam ficando para trás no mercado.

O plano de carreira  auxilia as empresas justamente nisso. Direcionando-as dentro do mercado cada dia mais competitivo e permitindo que elas se tornem mais respeitadas diante de seu público e de seus funcionários.

Você sabe como reter talentos e aproveitar ao máximo o potencial deles? Ao realizar uma nova contratação, sua empresa está preparada para passar aos candidatos uma visão de crescimento, antes mesmo que eles entrem na empresa? A forma de se fazer isso com sucesso é por meio do oferecimento de um plano de carreira para seus funcionários.

Que tal aprender a traçar o plano de carreira de seus funcionários e entender a importância disso? Confira este artigo e boa leitura!

 

O que é plano de carreira

O plano de carreira é um planejamento sobre o caminho que cada funcionário pode seguir dentro de sua organização. É um roteiro com as ações a serem tomadas pelo colaboradores para conseguirem conquistar novos postos ou determinadas funções no trabalho. Para montar um modelo de plano de carreira é necessário:

  • planejar o futuro;
  • levantar os prós e contras;
  • traçar novas metas;
  • dar feedbacks.

 

Qual a importância de um plano de carreira

Há diferentes modelos de plano de carreira que sua empresa pode utilizar. Eles devem ser formulados para auxiliar na atração e retenção de talentos em seu time interno. Além disso, é uma excelente ferramenta para orientar seus funcionários nas etapas a serem seguidas para subir na hierarquia da empresa.  

Dessa forma, os colaboradores saberão o que podem esperar de seu futuro profissional para os próximos anos, o que precisarão fazer para se promoverem e quais atitudes devem tomar para desenvolver suas competências e assumirem novos cargos.  

Por meio de um plano de carreira bem estruturado, sua empresa poderá dar maior segurança para os colaboradores. Assim, eles serão mais capazes de superar os obstáculos de trabalho com sucesso, criando um clima organizacional agradável a todos.

E os benefícios não param por aí. As empresas sentem o aumento da produtividade de todos os colaboradores e a retenção de talentos em sua equipe.

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Portanto, é fundamental buscar por um modelo de plano de carreira para todos os empregados. Para isso, sua empresa deve realizar discussões sobre os objetivos profissionais, avaliações de desempenho e dar dicas úteis para melhorar a produtividade.

Por meio de um planejamento bem estruturado, é possível aproximar os gestores do seu time. Isso irá incentivar a criação de uma dinâmica dentro da empresa, que ajuda a melhorar o trabalho e o desempenho de todos.

 

Modelo de plano de carreira

Há diferentes modelos de plano de carreira que sua empresa pode adotar.  Confira a seguir quais são os principais:

 

1. Carreira em linha ou horizontal

Nesse modelo não há ascensão do colaborador de um cargo para outro, pois há várias funções na mesma posição hierárquica. Dessa forma, quando o funcionário muda suas tarefas, seu salário e benefício também devem ser alterados na mesma proporção que a complexidade das novas responsabilidades.

Esse modelo de plano de carreira é ideal para aquelas organizações que não possuem cargos superiores para os colaboradores ascenderem ou para quando não podem trocar o empregado de sua função.

 

2. Carreira em Y

Essa opção tenta equilibrar duas vertentes, a de cargos técnicos e especializados, e a de gestão. Esse modelo de plano de carreira apresenta níveis hierárquicos correspondentes para os dois ramos de carreira.

Assim, conforme o colaborador mude suas tarefas, ele precisará optar entre a carreira de especialista ou de gestor. Ambas possuem o mesmo grau de importância diante da empresa, mas exigem habilidades diferentes.

A carreira em Y pode ser a melhor alternativa para aquelas empresas do ramo de pesquisa, setor químico, farmacêutico e outros.

 

3. Carreira em rede

Uma estrutura vantajosa para os funcionários, a carreira em rede possibilita uma variedade de cargos que poderão ser ocupados pelos profissionais caso eles consigam atingir as metas necessárias para isso.

Nesse modelo, o gestor orienta sua equipe e oferece diversos caminhos de plano de carreira. Dessa forma, os profissionais podem escolher aquele que melhor se encaixe em seu perfil.

O plano de carreira em rede pode ser uma ótima opção para agradar seus funcionários, uma vez que eles também participam da tomada de decisão.

 

4. Carreira com estrutura paralela

Muito comum entre as empresas, esse modelo se diferencia dos demais por oferecer opções de crescimento que não sejam apenas aquelas relacionadas a subir de cargo.

Na estrutura paralela, os funcionários que não visam ocupar o cargo de gestores futuramente, podem ser beneficiados de outras formas por suas competências e habilidades. Eles podem manter seus cargos atuais e serem recompensados com outras bonificações.

 

Passo a passo para montar um modelo de plano de carreira

Agora que você já conhece alguns dos modelos de plano de carreira, é importante saber como implementá-lo em seus negócios. Ainda que hajam diversos modelos, as diretrizes para colocar o plano em prática devem seguir um planejamento básico.

Confira a seguir um passo a passo que irá ajudar sua empresa nessa missão:

 

1. Planeje o futuro

Busque saber entre seu time interno qual a visão deles para o futuro. Onde esperam estar daqui 5 e 10 anos? E também, num futuro próximo, como no próximo ano.

Para elaborar o plano que se adeque aos colaboradores, é fundamental saber o que eles almejam atingir e quais seus objetivos profissionais. Dessa forma é possível detectar e transformar aqueles colaboradores potenciais em verdadeiros líderes.

 

2. Levantamento dos prós e contras

Após saber quais são os objetivos de seus funcionários, sua empresa poderá indicar quais pontos podem ser positivos para os negócios. Oriente-os sobre os pontos negativos também e como eles podem impedi-los de atingir suas metas.

 

3. Trace novas metas

Ao detectar os pontos positivos dos colaboradores é fundamental trabalhá-los. Mostre para os funcionários a importância dessa habilidade para a empresa e estimule-o a desenvolver essas características cada vez mais por meio de metas.

 

4. Dê feedbacks

Oferecer feedbacks é importante para que os profissionais continuem motivados. Por meio deles, os colaboradores poderão ter uma visão ampla de sua performance, sabendo o que precisam melhorar.

Agora que você já sabe como realizar o planejamento e o como isso pode ser valioso para o crescimento dos negócios, defina qual o melhor modelo de plano de carreira para sua empresa. Pronto, é só colocá-lo em prática!

 

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