Aprenda a estruturar um modelo de pesquisa de clima organizacional

modelo de pesquisa de clima organizacional

A estruturação de um modelo de pesquisa de clima organizacional pode fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio.

A insatisfação dos colaboradores é um problema que perturba muitos gestores e influencia diretamente na produtividade e obtenção de lucros.

Mesmo sabendo desse problema, nem sempre o RH tem clareza sobre o que está provocando a desmotivação do funcionário.

Obviamente, sem saber a origem desse descontentamento, fica difícil resolver a questão e engajar a equipe.

A pesquisa de clima cumpre então um papel muito importante, de identificar o que está errado na empresa e dar insumos para melhorias.

Para fazer essa pesquisa, você pode se basear em alguns modelos pré-existentes, mas o ideal é montar um questionário personalizado que atenda às particularidades da sua organização.

Aproveite então este post e entenda como estruturar um bom modelo de pesquisa de clima organizacional!

 

O que é clima organizacional?

Para melhor compreensão, podemos partir da definição de clima organizacional, que pode ser resumido como a percepção que os colaboradores têm em relação ao seu ambiente de trabalho.

Dentro disso, vários fatores são levados em consideração:

  • relacionamento com chefes e colegas;
  • salubridade e limpeza do local;
  • ergonomia do mobiliário;
  • horário e carga de trabalho;
  • respeito às folgas e períodos de descanso;
  • cultura organizacional, entre outros.

O clima organizacional influencia diretamente na motivação dos funcionários. Afinal, por mais que ele ganhe altos salários e tenha bons benefícios, com um ambiente ruim o colaborador não consegue se engajar no trabalho.

 

Qual o papel da pesquisa de clima organizacional?

Para avaliar como está essa satisfação, podemos usar a pesquisa de clima organizacional.

Trata-se de uma ferramenta que permite a coleta de dados, a análise da situação atual da empresa e o que deve ser feito para melhorá-la.

A pesquisa de clima organizacional também permite a identificação dos pontos que estão satisfatórios dentro da empresa, para que possam ser continuados.

Quando se trata de diversas filiais, essa atuação pode ser replicada nas outras células, garantindo uma maior satisfação com a corporação como um todo.

 

O que deve ser abordado em uma pesquisa de clima organizacional?

Uma boa pesquisa de clima organizacional deve obrigatoriamente abordar os seguintes pontos:

  • ambiente limpo, com mobiliário confortável;
  • infraestrutura da empresa;
  • softwares e ferramentas que atendem às necessidades do trabalho;
  • relacionamento com os colegas;
  • relacionamento com o líder;
  • abertura para diálogos;
  • direitos trabalhistas respeitados;
  • salários e benefícios na média ou acima do que é oferecido pelo mercado;
  • horários de trabalho;
  • respeito às folgas e períodos de descanso;
  • plano de carreira;
  • satisfação e identificação com as funções exercidas;
  • reconhecimento;
  • sensação de segurança;
  • cultura organizacional (regras, costumes e práticas);
  • feedbacks e incentivo ao crescimento profissional.

Esses aspectos podem ser abordados por meio de perguntas, por exemplo: “Você sente que a empresa incentiva o seu crescimento profissional?” ou avaliado por níveis: “Você considera o incentivo ao crescimento profissional na empresa como: bom, médio ou regular?”.

O formato das perguntas vai depender do tipo de avaliação que será aplicada, podendo variar de acordo com o número de funcionários e profundidade da pesquisa.

 

Como montar um modelo de pesquisa organizacional?

A pesquisa de clima organizacional deve ser clara, objetiva e de fácil mensuração.

É importante garantir o anonimato dos funcionários, pois o medo de represálias pode contaminar as respostas e impedir que a empresa chegue aos resultados desejados.

Garanta às suas equipes que o propósito da pesquisa é melhorar o ambiente e as condições de trabalho como um todo, destacando a importância da sinceridade nas respostas.

Escolha uma metodologia coerente com os objetivos e cultura da empresa. Essa pesquisa pode ser feita por meios físicos (formulários de papel) ou digitais (Google Forms, pelo site da empresa, rede social corporativa ou plataforma de RH ou por algum aplicativo desenvolvido especialmente para este fim).

Também é interessante que essa pesquisa seja feita em períodos pré-determinados (a cada 6 meses ou um ano, por exemplo).

Essa avaliação cíclica é importante para identificar se as mudanças estão surtindo o efeito desejado.

 

Perguntas para pesquisa de clima organizacional

Seguem algumas perguntas que podem ser incluídas na pesquisa de clima organizacional. Mas lembre-se que elas podem (e devem) ser adaptadas de acordo com a realidade e o objetivo da empresa:

  1. Como você acha que a empresa pode influenciar no seu futuro profissional?
  2. Qual o seu maior desafio no trabalho?
  3. Como é o seu relacionamento com os colegas?
  4. Você se sente motivado a vir trabalhar todos os dias?
  5. Os seus períodos de folga são suficientes para descansar e aproveitar a vida pessoal?
  6. A carga de trabalho pode ser resolvida no período acertado em contrato ou você precisar fazer horas extras com frequência?
  7. O seu líder está pronto para esclarecer dúvidas e ouvir sugestões?
  8. Como você acha que os processos internos podem ser melhorados?
  9. Você se sente à vontade no seu local de trabalho?
  10. O espaço em que você trabalha é limpo e confortável?
  11. O que você mais gosta em nossa cultura organizacional?
  12. A empresa está oferecendo as oportunidades que foram prometidas durante o processo seletivo?
  13. Você se sente valorizado pela equipe e gestores?
  14. Você está satisfeito com a sua remuneração?
  15. Você sente que é desafiado e que aprende com o seu trabalho?
  16. Você se sente seguro em relação à empresa ou pensa que vai ser demitido a qualquer momento?
  17. Quais benefícios você destacaria em relação ao seu trabalho?
  18. Na sua opinião, a empresa é organizada e paga os seus direitos corretamente?
  19. Você recebe feedbacks sobre a sua performance? Acredita que eles são precisos e que realmente impulsionam o seu crescimento na carreira?
  20. Você acha que a empresa pode fazer algo que motive ainda mais os colaboradores?

 

Pronto para montar o seu próprio modelo de pesquisa de clima organizacional?

Esses são apenas alguns modelos de perguntas que podem ser feitas na pesquisa de clima da sua empresa.

Você pode acrescentar outras questões e customizar essa avaliação.

Também não é obrigatório que o mesmo modelo seja aplicado para a corporação como um todo ― ele pode ser adaptado de acordo com o setor de atuação do funcionário.

Apenas leve em consideração como essas respostas serão tabuladas e trabalhadas para um projeto de melhorias internas.

 

Agora que você já sabe a importância e como montar um modelo de pesquisa de clima organizacional que atenda às necessidades da sua empresa, comece a estruturar a aplicação dessa avaliação entre as suas equipes!

Aproveite também para deixar um comentário no post sobre práticas que melhoraram o engajamento dos funcionários no seu local de trabalho.

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