metodologia-agile-para-rh

Metodologia Agile para RH: o que é e como implementar sua na empresa

Assim que popularizado como um método eficiente para desenvolver softwares, a metodologia Agile se expandiu para outros setores, como a área de recursos humanos. Assim, as suas melhores práticas passaram a ser consideradas para desenvolver a rotina da equipe e inovar na maneira de fazer o trabalho. Não sabe o que é metodologia Agile para RH? Vamos te explicar!

Na era digital, o setor de RH precisa, mais do que nunca, alinhar-se às grandes tendências tecnológicas para assumir um papel mais analítico e estratégico nas organizações. Para isso, a metodologia Agile para RH tem sido considerada um diferencial e tanto na hora de alinhar-se às grandes mudanças do mercado.

Isso porque o conhecimento adquirido ao seguir o conceito e as suas melhores práticas faz com que o setor se organize, compreenda as suas demandas e saiba como antecipá-las para o futuro.

Quanto maior o alinhamento às inovações tecnológicas, mais preparado é o seu setor de recursos humanos. Por isso, vamos explicar neste post o papel da metodologia Agile para RH nesse processo. Confira!

O que é metodologia Agile?

Parte do manifesto Agile, aplicado em 2001, a metodologia Agile ficou conhecida como uma série de boas práticas para que o desenvolvimento de softwares tivesse mais êxito, sem grandes imprevistos durante o seu processo de elaboração.

Com o tempo, especialistas perceberam que essas orientações básicas serviam não apenas para o desenvolvimento tecnológico, mas para a aplicação prática em outros setores corporativos.

Não à toa, termos similares à metodologia Agile passaram a pipocar no vocabulário de termos técnicos dos profissionais de recursos humanos, como agilidade RH ou, até mesmo, RH ágil.

O que é metodologia Agile para RH?

Caso você ainda não saiba o que é metodologia Agile para RH, entenda como essa técnica focada em softwares, inicialmente, também ganhou espaço na atenção e no cuidado com os ativos mais valiosos da sua empresa.

Para tanto, a metodologia Agile para RH pegou emprestada a mecânica básica do conceito original de otimização do fluxo de trabalho. Em seguida, os recursos aplicados tradicionalmente foram metamorfoseados para as necessidades e características do setor.

Por exemplo: ao mapear o processo de recrutamento e seleção da empresa, você deixa de usá-lo como um setor reativo — utilizável apenas mediante um cargo aberto na organização.

Consequentemente, a metodologia Agile para RH ajuda na percepção de que você pode compor um banco de currículos, por exemplo, manter-se em contato com talentos do mercado e atualizar, constantemente, a sua base de dados.

Assim, eventuais situações de necessidade são supridas com agilidade e precisão. O intervalo de tempo com o time desfalcado é menor, bem como a reposição à altura por um profissional já conhecedor do DNA e da cultura organizacional da sua empresa.

Isso permite uma apresentação sobre o que é Agile para RH, falta entender o quanto o seu setor pode se beneficiar das boas práticas implementadas no dia a dia da sua equipe.

Vantagens da metodologia Agile para RH?

Se você consegue mapear todo o fluxo de trabalho do RH, a metodologia Agile tem tudo para oferecer uma série de melhorias na sua produção cotidiana. Confira abaixo os grandes benefícios do seu planejamento!

#1. Otimização do trabalho

Com a simples aplicação das melhores práticas da metodologia Agile para RH — que veremos adiante —, o seu setor consegue identificar melhorias no fluxo de trabalho, minimizando os gargalos e imprevistos.

Como consequência disso, sua equipe ganha em produtividade. O próprio exemplo citado acima, de seleção e recrutamento, já expõe o quanto sua equipe consegue produzir mais e melhor, em menos tempo.

#2. Autonomia à sua equipe

Segmentar o fluxo de trabalho em um mapeamento detalhado faz com que a sua gestão possa definir cada célula de trabalho de maneira independente, mas integrada.

Assim, os seus especialistas assumem papéis mais analíticos e estratégicos, obtendo autonomia para a tomada de decisão mais rápida e alinhada a todo o fluxo de trabalho.

Um exemplo: por meio dos resultados da avaliação de desempenho da empresa, seus profissionais de RH conseguem avaliar, precisamente, quais são os grandes problemas que interferem na baixa produtividade de uma equipe, em particular.

Então, os especialistas responsáveis pelo treinamento dos colaboradores já sabem quais direções seguir para compor boas práticas relevantes e, assim, minimizar o grande problema que tem afetado a métrica de produtividade na empresa.

#3. Alinhamento às grandes tendências de RH

Já ouviu falar no conceito de Smart RH? Trata-se de uma tendência já consolidada do setor, para que o recursos humanos de sua empresa usem a tecnologia em benefício do desenvolvimento coletivo dos funcionários.

O exemplo acima citado de produtividade pode ser melhor explorado aqui. Imagine que com o auxílio de um software de gestão, os seus especialistas de RH consigam analisar os dados com mais agilidade e amplitude para a tomada de decisão por meio dos índices registrados em dados quantificáveis.

Com isso, o seu departamento pessoal assume um papel mais analítico, os seus profissionais têm mais embasamento para escolhas assertivas e os erros e imprevistos são minimizados gradativamente.

Técnicas do método Agile para Recursos Humanos?

vantagens-metodologia-agil-recursos-humanos

Se você acha que a metodologia Agile para RH tem tudo a ver com o que você busca para a sua empresa, acompanhe-nos em uma rápida explicação sobre as grandes práticas usadas nesse método de otimização de processos.

SCRUM

Popular método de otimização do trabalho no qual os envolvidos definem a realização de um projeto específico dentro de um prazo estipulado — normalmente, de 30 dias.

Além disso, existem prazos menores, dentro desse contexto, que são chamados de sprints. Assim, o objetivo maior é fragmentado para que a equipe se concentre na realização de etapas fracionadas que contribuem para o foco maior na realização da tarefa. Para isso, delega-se responsáveis que vão assumir a dianteira em cada uma dessas etapas.

Tribos

Outra técnica bastante conhecida da metodologia Agile para RH, a Tribos se resume na organização da equipe como se cada célula definida para um projeto assumisse o seu papel como líderes de tribos.

Assim, todos sabem o melhor para a realização da sua parte, no trabalho, com funções específicas em todo o conjunto do grande objetivo.

Digamos, por exemplo, que você precisa analisar o perfil ideal para cada equipe da empresa. Assim, você define as tribos, que são os profissionais responsáveis pela análise de cada setor. Autonomia e flexibilidade para colocar em prática um modelo preciso e veloz de conclusão da tarefa.

Squad

A técnica Squad é usada em uma metáfora de times — ou, do inglês, squads. Cada time foca na fragmentação do objetivo, definido as responsabilidades de cada colaborador para que o seu time atue individualmente, mas de maneira integrada.

Imagine, por exemplo, que você consegue dividir o seu RH, mesmo que seja uma equipe pequena, em responsáveis pela seleção e recrutamento, outros para treinamentos e outros mais em estratégias para a retenção de funcionários, por exemplo.

Como implementar a metodologia Agile para RH?

Agora que já falamos sobre o conceito e os diferenciais em contar com a metodologia Agile para RH em uma empresa, confira nossas indicações passo a passo para tê-la inserida nos seus próximos objetivos:

  1. Estabeleça um plano de metas para todo o setor;
  2. Identifique o melhor método, dentro da metodologia Agile para RH, a ser utilizado;
  3. Distribua as responsabilidades para cada líder das atividades fracionadas;
  4. Reúna-se com eles, constantemente, para avaliar o desenvolvimento de cada etapa;
  5. Ofereça suporte e auxílio para que a comunicação permaneça objetiva e transparente, bem como o seu papel de liderança continue sendo uma inspiração para os colaboradores.

Com esse trabalho de metodologia Agile para RH, você passa a valorizar os seus profissionais, dando a eles autonomia e flexibilidade para atuarem em prol de resultados ímpares para a sua organização!

Quer saber por onde começar a usar essa estratégia? Então, confira também as nossas dicas sobre como o Smart RH pode ser o primeiro passo para a implementação da metodologia Agile na sua empresa!

Conheça também como uma plataforma de Recursos Humanos pode ajudar sua empresa fazer o controle de vários processos de gestão de pessoas importantes. Com a Xerpa sua empresa terá acesso a benefícios como:

  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionado à questões legais e gestão de informação da empresa.

A Xerpa é a única que entrega uma experiência incrível e ainda resolve o problema real que o cliente tem. Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos do seu RH.

.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.