mercado imobiliário

Mercado imobiliário: conheça as opções para investir!

Para quem está de olho no mercado imobiliário e, com isso, dar um passo adiante rumo ao mundo dos investimentos, uma série de fatores deve ser observado para que a sua escolha seja assertiva. Afinal, existem muitas possibilidades para que você aloque os seus recursos nesse setor tão valorizado quanto diversificado, como:

  • investimento em terrenos;
  • investir em imóveis na planta;
  • compra de imóveis usados;
  • aproximação com os títulos de crédito imobiliário;
  • crowdfunding imobiliário.

O mercado imobiliário é um sonho de consumo não apenas para quem está de olho na realização do sonho de sua casa própria. Existem, também, aqueles que veem o setor como uma grande oportunidade de valorizar os seus recursos.

Portanto, o mercado imobiliário se fragmenta em múltiplas oportunidades de negócios que podem se expandir em opções variadas de investimentos.

Você quer saber quais são, para que novos objetivos financeiros sejam traçados?

Então, siga com a leitura deste post e confira, conosco, como o mercado imobiliário pode ser uma importante fonte de renda para multiplicar a sua renda em curto ou longo prazo, aproveitando até mesmo uma aposentadoria mais polpuda, por exemplo. 

Boa leitura!

Por que se tornar um investidor do mercado imobiliário?

O setor é sempre um dos preferidos do investidor, já que sempre está em efervescência. No geral, alguns motivos em comum tendem a aproximar os investidores mais otimistas, como: 

  • a segurança e estabilidade do setor — mesmo diante de grandes crises econômicas no país;
  • o potencial de valorização;
  • a demanda, que permanece elevada;
  • a facilidade de diversificar os seus investimentos no mercado imobiliário.

E é sobre esse último ponto, inclusive, que vamos detalhar no próximo tópico. Dessa maneira, você vai atestar o quanto o mercado imobiliário pode ser uma grande fonte de renda para você, em médio e longo prazo!

Como investir em imóveis?

Existem diversas maneiras de colocar o seu patrimônio para render continuamente — e com modalidades que vão muito além de uma das mais populares, que é a compra direta de um imóvel. Vamos ver quais são?

 

Investimento em terrenos

Se você pesquisar as cidades que estão em crescimento, bem como os bairros em constante valorização, é possível diagnosticar algumas boas opções no mercado imobiliário. Especialmente, na aquisição de terrenos.

Aqui, a ideia é a compra de um local que pode se valorizar, ao longo dos anos, para que você tenha um excelente poder de revenda em mãos. O mesmo vale para áreas em que empreiteiras estão verticalizando as habitações. 

Assim, você tem um ótimo poder de negociação para ajudar na construção dos edifícios nessas áreas em constante expansão nos grandes centros urbanos.

 

Investir em imóveis na planta

Por muito tempo, o mercado imobiliário foi amplamente abastecido por investidores que aplicavam os seus recursos na compra de imóveis ainda na planta.

Para as construtoras e empreiteiras, a opção sempre foi interessante, pois auxiliava na finalização dos empreendimentos no prazo, e sem imprevistos. E assim que finalizado, o local tendia a agregar uma valorização de 20 a 30% no investimento.

Pessoas com uma boa estabilidade financeira faziam isso, principalmente, pela facilidade de investir no mercado imobiliário. Bastava comprar o imóvel e esperar, pacientemente, pela valorização do investimento para então vender a sua unidade.

 

Compra de imóveis usados

Em decorrência das mais recentes crises política e financeira do país, o mercado imobiliário ficou alguns anos com muitos imóveis parados, já que as pessoas temiam uma grande recessão.

Com isso, quem tem recursos prontos para serem usados pode entrar em contato com as imobiliárias a fim de encontrar boas oportunidades de aquisição.

Para quem tem interesse de investir no mercado imobiliário para alugar as suas unidades, pode ser uma oportunidade interessante. O mesmo vale para os imóveis na planta com o objetivo de esperar a valorização natural do imóvel assim que a obra estiver concluída.

 

Investimento em fundos imobiliários

Saindo do enfoque direto em imóveis, você pode alinhar o seu perfil de investidor em curto, médio e longo prazo por meio dos fundos imobiliários.

Isso porque essa modalidade funciona como um grupo de cotistas que, por meio da quantidade de recursos que quiserem (normalmente, com base em um valor mínimo de investimento), eles podem contribuir com a compra de um grande empreendimento imobiliário. Alguns exemplos:

  • shopping center;
  • edifício comercial;
  • hotéis;
  • agências bancárias;
  • empreendimentos residenciais.

Com isso, cada cotista adquire uma porcentagem do empreendimento, como um todo, valorizando o seu investimento conforme os objetivos do grupo com esse tipo de negócio.

 

Aproximação com os títulos de crédito imobiliário

Já ouviu falar na LCI? Essa é a letra de crédito imobiliário — um título de renda fixa que as instituições financeiras oferecem a quem pretende dar um passo diferente na sua trajetória de investidor.

Esse tipo de investimento possui baixo risco e ainda, é usado como um “empréstimo” da sua parte para manter o setor em constante desenvolvimento. Assim, a rentabilidade se mostra bastante atrativa.

Só que a LCI não é a única opção. O investidor pode encontrar outras modalidades, como:

  • CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários), que é um título securitizador — um risco um pouco mais elevado, mas com boa rentabilidade;
  • LH (Letras Hipotecárias), que são títulos de renda fixa e que estão lastreados nas hipotecas.

Dessa maneira, se você quer aplicar os seus recursos no mercado, mas não diretamente em imóveis, pode ser uma excelente pedida! Atente-se, apenas, às particularidades de cada um desses tipos de investimentos para garantir que eles estão alinhados com os seus objetivos e necessidades.

 

Crowdfunding imobiliário

O sucesso das ações de crowdfunding (financiamento coletivo) também invadiu o mercado imobiliário. Plataformas colaborativas estão tornando o investimento no setor muito mais acessível e fácil.

Consequentemente, mais pessoas interessadas aparecem e começam a buscar por empresas que ofereçam esse tipo de serviço para os usuários. Tudo pela internet, sem dificuldades. Para quem quer investir rapidamente e com certa segurança — mas ainda não dispõe de grandes recursos —, pode ser uma boa pedida. E com isso, esse pode ser um dos grandes negócios em alta para quem pretende investir.

E, agora que você já viu quais são as grandes opções de investimento no mercado imobiliário, que tal ficar sempre por dentro dos seus assuntos favoritos? Para isso, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e a seguir-nos no Instagram e LinkedIn para ficar por dentro de todas as nossas novidades em primeira mão!

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.