O período de férias do trabalho é, praticamente para todo mundo, um momento muito esperado.

Agora, a volta delas, nem sempre é vista assim. O momento de retorno ao emprego e das rotinas de trabalho, costuma ser de reflexão e análises.

Por isso, para que os colaboradores de sua empresa retornem do descanso e se sintam animados e queiram melhorar suas habilidades, é vital preparar uma estratégia para motivá-los.

Uma ótima forma de colocar isso em prática é por meio da elaboração de uma mensagem de bom retorno de férias, que nada mais é uma frase motivacional capaz de mostrar como a empresa se importa com o colaborador e deseja que ele tenha uma readaptação agradável à sua rotina.

Por meio de uma mensagem efetiva, o RH consegue mostrar ao colaborador sua importância e o reconhecimento de seu trabalho pela empresa. Assim, o profissional é capaz de voltar rapidamente ao seu ritmo habitual.

Sua empresa já trabalha com a estratégia de mensagem de bom retorno de férias com seus colaboradores? Continue a leitura deste post e aprenda a fazer isso de forma bem sucedida.  

 

O que é depressão pós-férias?

Muitos profissionais, principalmente aqueles que saíram de férias deixando diversas tarefas e problemas para trás, costumam voltar desanimados depois de seus dias de descanso.

Voltar a uma rotina estressante e de muito trabalho nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso muitos empregados retornam menos comprometidos com suas funções e empresa, ainda se sentindo ligados às suas recentes férias.

Trata-se da depressão pós-férias. Uma patologia caracterizada por sentimentos depressivos, como tristeza, cansaço, desânimo e estresse, após o regresso de um período de descanso.

É fundamental que as empresas lidem com esse problema para que seus funcionários não se tornem improdutivos e os índices de turnover aumentem.

Caso não seja controlada, a depressão pós-férias pode afetar gravemente os colaboradores, tornando-os incapazes de tomar decisões, realizar seus projetos e executar suas tarefas.

 

Como a empresa deve lidar com o problema?

Para lidar com a situação, a melhor alternativa é antecipar-se a ela. As empresas podem tomar algumas medidas e utilizar ferramentas que impeçam os profissionais de se sentirem desmotivados.

É necessário se focar em motivar os trabalhadores por meio de ações que sejam uma efetiva mensagem de bom retorno de férias.

 

Como passar uma mensagem de bom retorno de férias?

Os colaboradores que voltam de seu período de férias devem ser recebidos de forma acolhedora.

Assim, ficarão mais propensos a começarem um novo ciclo de trabalho com mais vontade de buscar novas oportunidades e revigorados para enfrentar os desafios que surgirem.

Portanto, para fazer uma boa recepção, as empresas podem preparar uma reunião descontraída para mostrar aos empregados como eles são parte importante do sucesso dos negócios.

Para ajudar a passar a mensagem de bom retorno de férias, é possível utilizar algumas frases motivacionais, como as seguintes:

“O maior orgulho de nossa empresa é ter uma equipe com profissionais com você, que sonham os nossos sonhos e nos ajudam a realizá-lo. Obrigado pela dedicação e empenho, pois o seu esforço é fundamental para que os nossos objetivos sejam alcançados.”

 

“Obrigado por trazer sua atitude positiva para o trabalho todos os dias. Os projetos tornam-se mais fáceis de executar, as mudanças tornam-se mais fáceis de implementar e os problemas tornam-se mais fáceis de resolver.”

 

“Agradecemos muito por tratar as questões da empresa como suas. Sua postura nos mostra que você tem o que é preciso para ser um ótimo profissional e um líder eficaz. Nossa empresa se orgulha em tê-lo conosco.”

 

“Obrigado por mostrar a todos os seus colegas que a busca da excelência é a melhor maneira de subir na hierarquia organizacional desta empresa.”

 

“Apenas conseguimos bater essa meta porque pudemos contar com o trabalho e a dedicação de cada um de vocês. Recebam o nosso mais sincero agradecimento e o desejo de que continuem conosco nessa caminhada rumo à excelência.”

 

“Empresas de sucesso são dirigidas por empreendedores de sucesso que contratam funcionários de sucesso. Obrigado por ser uma parte fundamental desta cadeia.”

 

“Como é fantástico ver a evolução de cada um de vocês a cada projeto. Somos muito gratos pelo esforço e coragem de todos frente aos desafios que surgem pelo caminho. É por esse motivo que temos a certeza de que chegaremos longe.”

 

“É preciso um diploma universitário para conseguir um bom emprego, mas é preciso muito trabalho para obter apreciação do seu empregador. Obrigado por trabalhar duro.”

 

“Nossos clientes têm sorte de serem atendidos por um profissional fantástico como você. A sua dedicação e o desejo de oferecer soluções que realmente façam a diferença na vida deles é algo que nos orgulha diariamente por tê-lo em nossa equipe. Obrigado!”

 

“Nosso sucesso é uma conquista coletiva, porque pudemos perceber o quanto cada um se dedicou e deu o seu melhor para que os nossos sonhos fossem transformados em realidade. Receba a nossa gratidão e admiração.”

Boas práticas para o retorno dos funcionários

Além das frases que irão ajudar sua empresa a construir uma efetiva mensagem de bom retorno de férias, é possível utilizar também outras táticas a seu favor. Tais como:

 

1. Discurso do líder da equipe

Ao voltar para o trabalho, é essencial que o profissional ouça a pessoa que mais o motiva em seu dia a dia, o seu gestor.

Portanto, o líder da equipe deve mostrar seu reconhecimento e apreço pelas atitudes do time. Ele deve deixar claro que cada um dos membros são fundamentais para o sucesso dos negócios.

 

2. Lembrancinhas personalizadas

Nada melhor do que retornar das férias e ser surpreendido com um presente de seu empregador, não é mesmo?

Muitas empresas apostam em algumas lembrancinhas para motivar seus colaboradores.

O presente deve ser simples e personalizado para o funcionário, pode ser uma agenda do próximo ano – caso as férias tenham sido nas festas de natal -, materiais de escritório, entre outros.

 

3. Forneça novos objetivos

Uma boa forma de passar uma mensagem de bom retorno de férias motivadora é já estimulando os colaboradores em seu retorno. Portanto, comunique-os sobre novos objetivos e metas a serem atingidas.

 

4. Motivação personalizada

A forma de motivar seus funcionários nem sempre pode ser a mesma. Desse modo, sua empresa pode organizar sessões individuais!

Nesse momento, lembre-se de reconhecer o trabalho realizado por ele, mostrando a gratidão da organização.

Aproveite a reunião para perguntar a cada um suas preocupações e opiniões sobre seu trabalho e a empresa de modo geral.

Dê oportunidade para que todos falem o que gostariam de aprender e o que deve ser melhorado na companhia. Esse feedback é uma excelente fonte para melhorias.

 

Como receber todos os funcionários após férias coletivas?

Receber os funcionários de forma individual para passar uma mensagem de bom retorno de férias nem sempre é possível, ainda mais quando se trata de férias coletivas.

Portanto, caso sua organização realize esse tipo de férias, é possível realizar ações diferenciadas, envolvendo todos os colaboradores.

Você pode preparar uma grande reunião de boas-vindas. Se for ao ar livre, muito melhor!

Disponibilize um tempo de lazer para que todos possam interagir com seus colegas e falar sobre algumas das histórias e dos momentos mais divertidos das férias.

Um almoço de trabalho também é uma excelente opção. Dessa forma, além de motivar os trabalhadores, a empresa consegue estimular a união de toda a equipe e mantê-los integrados durante os próximos dias.

Sua empresa deve se empenhar para passar a mensagem de bom retorno de férias correta. Isso é fundamental para manter sua equipe motivada durante o ano todo.

Ao mostrar que a organização se preocupa com cada colaborador, com certeza, irá mantê-los mais comprometidos e produtivos.

 

Aproveite para acompanhar outras dicas de sucesso para sua empresa. Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.