Melhores benefícios para funcionários

Melhores benefícios para funcionários: 5 sugestões para manter funcionários felizes

Atualmente, apenas uma boa remuneração não garante mais a satisfação dos colaboradores, sobretudo os mais jovens. É claro que o salário é importante, mas também é fundamental pensar em melhores benefícios para funcionários.

E não estamos falando apenas do básico, como vale-refeição e plano de saúde. É preciso melhores benefícios para funcionários com vantagens que:

  • aumentem a qualidade de vida;
  • melhorem o ambiente de trabalho;
  • ajudem o profissional a evoluir na carreira.

Mas, afinal, quais são esses melhores benefícios oferecidos pelas empresas?

Neste post, você verá dicas de como investir em vantagens que aumentem a satisfação da sua equipe. Confira!

Como a geração Y lida com a satisfação profissional?

A geração Y, ou millennials, é o grupo de pessoas nascidas entre o começo dos anos 1980 e a metade da década de 1990. Para saber quais são os benefícios que mantêm os funcionários felizes, é preciso compreender como funciona a mentalidade desses jovens no ambiente de trabalho.

Os colaboradores millennials lidam com o mundo corporativo de uma forma completamente diferente das outras gerações do mercado de trabalho.

Se antes o emprego era apenas um meio para sustentar a casa, hoje é visto com um caminho para realização pessoal.

Por isso, os mais jovens buscam prazer, qualidade de vida e, principalmente, propósito na atividade profissional. Sem isso, se sentem desgastados, desmotivados e não conseguem render bem no dia a dia.

Por terem crescido no início da Era Digital, esses profissionais sempre tiveram acesso a um grande volume de informações.

Por isso, querem desafios constantes e são inquietos em relação à carreira. Não é incomum conhecer pessoas que, aos 35 anos, já passaram por quatro ou cinco empregos em áreas completamente diferentes.

Nesse cenário, ser criativo no pacote de benefícios é essencial para reter funcionários millennials na sua empresa. A tendência é que, cada vez mais, as organizações invistam em estratégias diferenciadas para atrair jovens talentos, entres elas oferecer melhores benefícios para funcionários.

Com a chegada da geração Z (pós anos 2000), já temos um novo grupo de pessoas ainda mais inquieto e exigente entrando no mercado de trabalho.

Quais são os melhores benefícios para funcionários felizes

A satisfação no trabalho é algo muito pessoal para cada funcionário, que varia de acordo com os tipos de perfil profissional e momento de vida. No entanto, existem alguns benefícios oferecidos pelas empresas, que mantêm os funcionários felizes de uma maneira geral.

Veja a seguir alguns exemplos!

1. Horários flexíveis

Não ter horários de entrada e saída pré-definidos pode parecer caótico à primeira vista, mas traz muitos benefícios no dia a dia.

Cada vez mais, as empresas avaliam seus funcionários pelos resultados que entregam, não pelo tempo que a pessoa fica no escritório, nem pelo horário em que chega no trabalho.

A ideia é que a equipe possa estabelecer os horários de acordo com a demanda, contando sempre com o bom senso de todos os envolvidos.

Com a possibilidade de armazenar arquivos na nuvem e fazer conferências online, liberar o home-office também é uma ótima opção para flexibilizar o dia a dia.

Dessa forma, os colaboradores ganham autonomia para gerenciar as próprias demandas, e têm mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Esse benefícios para funcionários torna possível, por exemplo, ajustar os horários para buscar o filho na escola. Ou então sofrer menos com o trânsito, já que não há necessidade de enfrentar os horários de pico.

2. Flexibilidade de pagamento

Outra boa maneira de aumentar a felicidade no trabalho é promover o bem-estar financeiro aos funcionários.

Dinheiro é uma preocupação constante para a maior parte das pessoas. Por isso, proporcionar flexibilidade no pagamento é uma excelente saída para melhorar a qualidade de vida dos funcionários.

Muitas empresas já oferecem a possibilidade de pagamento on-demand. O dinheiro fica disponível em um sistema online ao final do dia trabalhado, e a pessoa pode sacar a quantia acumulada quando precisar. Assim, o colaborador não precisa esperar até o fim do mês para pagar contas que vencem hoje.

Esse tipo de solução está entre os melhores benefícios para funcionários , pois, dá ao colaborador mais liberdade, autonomia e controle sobre as próprias finanças.

3. Programas de desenvolvimento profissional

Programas de treinamento corporativo bem estruturados estão entre os melhores benefícios oferecidos pelas empresas.

Eles fazem com que o profissional se sinta valorizado, já que a empresa demonstra um empenho real para ajudá-lo a crescer na carreira.

Além de motivar o funcionário, o conhecimento adquirido também é vantajoso para a organização, que passa a contar com uma mão de obra cada vez mais qualificada.

Há diversas formas de incentivar o aprendizado dentro da empresa. Uma delas é ter um espaço reservado para receber coaches e consultores, que podem ajudar no aperfeiçoamento dos colaboradores.

Treinamentos online com dinâmicas interessantes, como gamificação, também são excelentes alternativas para promover a educação corporativa.

4. Plano de carreira

Oferecer um bom plano de carreira é essencial para os funcionários sentirem que têm chances reais de crescer na empresa.

Esse planejamento deve ser elaborado com muito cuidado e de forma personalizada, levando em conta os competências e objetivos de cada colaborador.

Além de promoções de cargo, o plano de carreira precisa também considerar mudanças de departamento, movimento desejados por muitos profissionais da nova geração.

Tudo isso deve ser acompanhado por um sistema sólido de treinamentos e feedbacks. Dessa forma, a pessoa saberá exatamente quais são suas metas e o que deve fazer para atingi-las.

5. Parcerias com prestadores de serviço

Fazer permutas com outras empresas é uma boa sugestão para quem quer ser criativo nos benefícios sem comprometer o orçamento.

Sua equipe com certeza ficará animada em conseguir produtos e serviços grátis ou com desconto.

Por exemplo: se você tem uma empresa de tecnologia, pode oferecer um dos seus serviços gratuitamente a um restaurante, em troca de gift cards para distribuir aos funcionários.

É uma troca justa e relevante para todos os envolvidos, e com certeza vai melhorar o clima interno da sua organização.

Estas foram as nossas dicas de melhores benefícios para funcionários que uma empresa pode oferecer  para manter seus funcionários felizes! Agora, é hora de colocar o que aprendeu em prática.

Procure atender às necessidades dos seus colaboradores e investir em benefícios que priorizem a qualidade de vida da equipe. Com certeza sua empresa se tornará referência em gestão de pessoas!

Pensar em estratégias que se concentrem nessa área precisa ser o objetivo de gestores e do setor de RH! Manter seus colaboradores felizes e motivados são fundamentais nesse cenário.

Gostou desse conteúdo ou ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe seu comentário abaixo!

Conheça a Xerpa, uma plataforma de Recursos Humanos eficiente que pode ajudar muito a gestão de pessoas e de desempenho da sua empresa.

Com o nosso sistema você vai:

  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionados à questões legais e gestão de informação da empresa.

Xerpa é a única que entrega uma experiência incrível e ainda resolve o problema real que o cliente tem. Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos do seu RH.

Se você gostou do artigo, não se esqueça de nos seguir nas redes sociais. Assim, você recebe em primeira mão nossos melhores conteúdos sobre RH. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.