Os melhores benefícios corporativos para o bem-estar da equipe

melhores benefícios corporativos para bem-estar

A experiência dos colaboradores é um dos assuntos mais comentados nos debates sobre gestão de pessoas. Afinal, nenhum profissional consegue render 100% da sua capacidade se não estiver bem física e psicologicamente. Para garantir isso, é fundamental oferecer os melhores benefícios corporativos para bem-estar.

Pensando nisso, listamos neste artigo algumas das principais medidas para promover a qualidade de vida dos colaboradores. Para saber mais, continue acompanhando o post!

Quais são as vantagens de cuidar do bem-estar da equipe?

Antes de falar sobre os melhores benefícios corporativos para bem-estar, é preciso entender quais são as vantagens de investir nesse tipo de iniciativa. Confira algumas delas a seguir.

 

Atração e retenção de talentos

Os bons talentos do mercado são motivados por muito mais do que apenas um bom salário. Cada vez mais a qualidade de vida é uma prioridade para os candidatos, que buscam oportunidades que favoreçam o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Em uma pesquisa da Deloitte sobre tendências em capital humano, mais de 50% dos entrevistados disseram considerar os programas de bem-estar benefícios valiosos ou altamente valiosos. Ou seja, mostrar preocupação com a saúde dos funcionários se tornou um fator decisivo para recrutar os melhores profissionais.

O mesmo vale para a retenção de talentos. Cuidar do bem-estar da equipe faz com que os funcionários se sintam valorizados, acolhidos e permaneçam na empresa por mais tempo. Com isso, a empresa reduz a rotatividade de pessoal, um indicador extremamente importante para avaliar a gestão de pessoas.

 

Mais engajamento e produtividade

Colaboradores que se sentem bem no local de trabalho se tornam muito mais engajados e produtivos. Isso porque se sentem mais motivados, se concentram mais no trabalho e têm mais disposição, sobretudo quando a empresa estimula a prática de atividade física.

Tudo isso tem um impacto altamente positivo nos resultados do negócio. Segundo um estudo feito nos EUA, empresas que investem na experiência dos funcionários são 4x mais rentáveis que as demais. Portanto, se a sua organização ainda não tem os melhores benefícios corporativos para bem-estar, isso precisa mudar o quanto antes.

 

Redução do absenteísmo

Profissionais com o bem-estar em alta faltam menos no trabalho. Por estarem com a saúde em dia, eles tiram menos licença médicas e se sentem melhor dentro da rotina da empresa, o que reduz o absenteísmo na equipe.

Assim, as chances de uma pessoa faltar ao trabalho por fatores como depressão, ansiedade ou estresse são muito menores. 

Apesar disso, lembre-se: mesmo inseridos no melhor ambiente possível, todos estamos sujeitos a passar por esse tipo de problema. Ter essa consciência e oferecer apoio adequado também faz parte de cuidar do bem-estar dos funcionários.

Quais são os melhores benefícios corporativos para bem-estar?

Agora que já entendemos as vantagens, é hora de conhecer os melhores benefícios corporativos para bem-estar:

  • assistência médica de qualidade;
  • benefícios de alimentação;
  • estímulo à atividade física;
  • condições de trabalho adequadas;
  • bem-estar financeiro.

A seguir, conheça mais detalhes sobre esses benefícios.

 

Assistência médica de qualidade

Uma boa assistência médica está entre os melhores benefícios corporativos para bem-estar. Apesar de quase todas as empresas incluírem essa vantagem no pacote, nem todas se atentam à qualidade dos planos, que muitas vezes são insuficientes para as necessidades dos funcionários.

É essencial que os planos de saúde e odontológico tenham coberturas para serviços básicos e adicionais, para que os colaboradores fiquem devidamente protegidos em caso de necessidade.

Os custos devem ser justos, permitindo tranquilamente a realização de consultas de rotina, exames, procedimentos e cirurgias para o colaborador e seus dependentes.

Se possível, tenha também parcerias com farmácias, para que os funcionários possam comprar medicamentos com descontos sempre que precisarem.

 

Benefícios de alimentação

Uma boa alimentação está diretamente ligada ao bem-estar. Por isso, a empresa deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance para proporcionar uma boa qualidade de vida à equipe nesse sentido.

O vale-alimentação, destinado a compras de supermercado, é uma ótima alternativa para garantir mantimentos básicos para o colaborador, além de ajudar muito nas despesas de casa.

Sobre a alimentação durante o expediente, encontre a alternativa mais adequada para a organização. Um vale-refeição condizente com a localização da empresa é um benefício altamente valorizado pelos profissionais do mercado.

Se houver refeitório no local, tenha uma boa estrutura e ofereça opções de qualidade. Invista em um cardápio saudável e equilibrado, acompanhado por nutricionistas, para cuidar de perto da saúde do time.

Outra boa alternativa é oferecer frutas e snacks gratuitos para os colaboradores se alimentarem ao longo do expediente.

 

Estímulo à atividade física

Não podemos falar sobre os melhores benefícios corporativos para bem-estar sem citar o estímulo à atividade física. Este é um dos grandes pilares que garantem a disposição, a concentração e a saúde dos funcionários, combatendo o sedentarismo e tornando o time mais produtivo.

Uma boa maneira de oferecer esse benefício é promover atividades relaxantes no meio do expediente, como alongamento, aulas de yoga e ginástica laboral. Após essa pausa, os colaboradores voltarão ao trabalho revigorados e prontos para realizar suas tarefas com ainda mais qualidade.

Convênios com academias e grupos esportivos também são ótimas opções. Com essas medidas, a empresa estimula seus profissionais a cuidarem do corpo de uma forma atrativa e com baixo custo, ideal para manter todos satisfeitos e engajados.

 

Condições de trabalho adequadas

As condições de trabalho encontradas no dia a dia são importantíssimas para o bem-estar dos colaboradores.

Comece avaliando a estrutura física do escritório. As cadeiras são confortáveis? As mesas são espaçosas? O ambiente é arejado e bem iluminado? Os equipamentos estão funcionando? 

Tudo isso pode parecer básico, mas muitas companhias não cuidam desses detalhes de modo adequado, o que pode gerar consequências como dores crônicas, problemas de visão e estresse elevado.

O clima organizacional positivo também é essencial para o bem-estar. Afinal, ninguém se sente bem quando não há um bom relacionamento com chefes e colegas, ou em uma empresa que sobrecarrega seus funcionários. 

Ambientes assim podem causar uma alta taxa de burnout e ansiedade, o que é péssimo para os colaboradores e para o negócio.

 

Bem-estar financeiro

Quando se fala em bem-estar de funcionários, o que vem primeiro à cabeça é a saúde física e mental, mas muita gente se esquece de um fator importante: o bem-estar financeiro.

Dinheiro é um dos maiores motivos de estresse entre os brasileiros, já que a maioria tem dívidas ou dificuldades para construir uma reserva de emergência. Isso acaba afetando a vida profissional, já que a preocupação excessiva com as finanças causa queda de concentração e produtividade.

Por isso, um dos melhores benefícios corporativos para bem-estar é a tendência do salário sob demanda. Nesse modelo, o colaborador pode receber o salário dos dias já trabalhados no mês a qualquer momento, por meio de um app.

Assim, ele não precisa esperar uma data fixa de pagamento e ganha mais controle sobre as próprias finanças, podendo conciliar melhor os vencimentos das contas ou ter dinheiro em caixa para imprevistos.

Também é interessante promover a educação financeira na empresa, por meio de cursos e workshops sobre investimentos e orçamento pessoal.

Muitas vezes o problema da pessoa não é o quanto ela ganha, e sim como administrar o dinheiro. Oferecer a ela esse conhecimento certamente é uma ótima medida para aumentar o bem-estar e a qualidade de vida.

 

Como vimos ao longo do artigo, oferecer os melhores benefícios para bem-estar é fundamental para garantir a produtividade e o engajamento dos colaboradores. Por isso, não veja as alternativas que apresentamos como gastos, mas sim como um investimento no sucesso do negócio.

Gostou do artigo? Conte pra gente nos comentários como você cuida do bem-estar dos colaboradores da sua empresa!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos que você pode se interessar