Até pouco tempo atrás, contratar funcionários era uma tarefa demorada e burocrática. Porém, com o avanço da tecnologia, lidar com pilhas de papéis não é mais necessário: basta adotar um sistema digital que torne o processo mais rápido. Mas como escolher o melhor software de admissão digital?

Com tantas opções no mercado, é comum ter dúvidas na hora de escolher a ferramenta. Pensando nisso, fizemos uma lista com tudo o que você precisa levar em conta para tomar essa decisão. Confira a seguir!

O que é admissão digital?

Admissão digital é a contratação de funcionários feita com ferramentas tecnológicas. Nesse modelo, toda a documentação é enviada e armazenada na nuvem, facilitando a busca, acesso e compartilhamento dos dados dos novos colaboradores. Isso ajuda a reduzir o volume de trabalho manual do RH e a tornar o departamento mais ágil e estratégico.

>> A Xerpa elaborou uma Ficha do Processo Admissional. Com ela, você conseguirá guiar todo esse processo de forma efetiva (e sem deixar nada para trás). Clique aqui e baixe a ficha!

O que levar em conta ao escolher o melhor software de admissão digital?

Para implementar a admissão digital na sua empresa, você vai precisar de um software especializado. Veja abaixo, com base na plataforma da Xerpa,  quais critérios você deve considerar na hora de contratar esse sistema para a sua empresa.

Como escolher o melhor software de admissão digital?

Cadastro simplificado

O cadastro simplificado de formulários é um ponto fundamental na hora de escolher o melhor software de admissão digital. Na plataforma da Xerpa, os próprios colaboradores preenchem seus dados e enviam os documentos digitalizados para agilizar o processo. Tudo pode ser feito pelo computador ou celular, de um jeito rápido e 100% online.

Os únicos dados que o RH precisa preencher são os detalhes do contrato e os benefícios do novo contratado. Depois, basta enviar um convite para os colaborador inserir suas informações pessoais.

No convite, ele será comunicado sobre o prazo que tem para preencher, os documentos que precisará para admissão e receberá instruções detalhadas sobre como enviar tudo para o RH através da plataforma. Os lembretes sobre a prazo são feitos automaticamente pelo app, então você não precisa se preocupar com isso.

A ficha em papel, obrigatória pelo artigo 41 da CLT, é gerada instantaneamente pela Xerpa. É só imprimir, assinar a guardar. Se quiser precisar consultar os dados, faça uma busca pelos comprovantes e documentos armazenados na nuvem. Assim fica muito mais fácil encontrar as informações de que você precisa!

 

Como escolher o melhor software de admissão digital?

Integração com outros departamentos

Facilitar a integração com outros departamentos também é um critério importantes na hora de escolher o melhor software de admissão digital. Quanto menos etapas o processo tiver, mais dinâmico e eficiente ele se torna.

Com a Xerpa, você não precisa mandar e-mail para a contabilidade ou pelo responsável pela folha de pagamento toda vez que contrata um novo funcionário. Também não é necessário montar a tradicional pasta com ficha impressa e toda a documentação para enviar por malote.

Depois de conferir todos os dados, com apenas um clique você já envia o cadastro do colaborador para ser incluído na folha de pagamento. A equipe responsável recebe tudo de forma automática, o que evita problemas como desencontro de informações ou e-mails com dados faltando.

O aplicativo também é integrado ao eSocial, o que facilita o acompanhamento do status do envio e a consulta dos dados dos funcionários em admissão no cadastro do governo.

 

Home page funcional

O melhor software de admissão digital deve ter uma home page funcional e intuitiva. Os principais recursos da plataforma precisam ser acessados facilmente na tela inicial, bem como as informações mais buscadas pelo RH. A ideia do sistema é tornar o dia a dia mais eficiente, portanto esse é um aspecto fundamental a ser considerado.

O software da Xerpa é uma solução completa de RH, com o sistema de admissões sendo um dos principais pilares da plataforma. Logo na home você já confere o número de colaboradores que estão em processo de admissão, conseguindo uma visão geral do status de cada contratação.

Ao clicar, você consegue ver o progresso de cada admissão e a lista completa de pessoas nessa situação. É o jeito mais simples e ágil de administrar todas as suas contratações!

 

Como escolher o melhor software de admissão digital?

Formulário personalizado

A possibilidade de customizar o formulário de admissão é um dos principais critérios para a escolha do software. Você pode usar os campos personalizados para proporcionar uma experiência mais divertida ao novo colaborador, além de conseguir um perfil mais completo do profissional.

Na Xerpa, você pode personalizar os campos de acordo com as necessidades da sua empresa. Em vez de solicitar apenas informações e documentos necessários, use essa funcionalidade para perguntar sobre hobbies, filmes e livros favoritos e até interesses de carreira.

Essas informações podem ser a chave para você conhecer o colaborador mais a fundo e planejar ações para inseri-lo melhor na cultura da empresa. Lembre-se: além de facilitar o processo de admissão, um bom software deve proporcionar ao RH uma atuação mais estratégica.

 

Equipe de suporte

Não adianta implementar um sistema com ótimas funcionalidades e não contar com um suporte de qualidade. Afinal, sem auxílio especializado para superar dúvidas e falhas, é impossível aproveitar 100% do que a tecnologia tem a oferecer. Para escolher o melhor software de admissão digital, leve em conta o nível do atendimento pós-venda que você terá disponível.

A equipe da Xerpa está sempre pronta para tirar dúvidas e resolver os problemas técnicos dos seus clientes de forma rápida e precisa. Desse modo, a empresa consegue garantir um serviço que realmente torne a rotina do RH mais dinâmica e funcional.

 

Custo-benefício

O custo-benefício é um fator importante na contratação de qualquer serviço para a sua empresa, e com o software de admissão digital não é diferente. Na hora de escolher o seu sistema, fique atento para não incluir no pacote mais serviços do que a sua empresa precisa.

Além disso, estude bem os valores. Preços muito abaixo do mercado costumam ser armadilhas, mas é preciso ter cuidado para não estourar o orçamento. A Xerpa tem o plano certo para o tamanho e as necessidades da sua empresa, e a qualidade do serviço é garantida.

 

Como escolher o melhor software de admissão digital?

Reconhecimento da empresa no mercado

Checar a reputação de quem você está contratando também é essencial na hora de implementar um software de admissão digital. No mercado desde 2015, a Xerpa está entre as empresas mais reconhecidas desse mercado. Apesar de jovem, vem crescendo rapidamente e já atende diversos clientes de renome, que atestam a qualidade dos nossos serviços.

Atualmente, a Xerpa oferece os planos Holerite, Admissão e Completo, com holerite, admissão, desligamento, férias, ausências e outras funcionalidades. Para saber mais, agende uma demonstração e fale com um dos nossos especialistas.

Sobre a Xerpa

No mercado de 2015, a Xerpa acredita que a burocracia é uma das principais barreiras para o crescimento do Brasil. O desperdício de tempo impõe um custo gigantesco ao dia a dia das empresas, mas isso pode ser resolvido com as ferramentas tecnológicas certas.

Nossa missão é utilizar os nossos softwares para desburocratizar a relação entre empresas e colaboradores. Assim, todos ficam livres para brilhar e crescer o quanto quiserem.

Quer saber mais sobre a nossa história? Clique aqui e conheça todos os nossos propósitos!