Marketing digital para varejo: 9 passos para construir sua estratégia

marketing digital para varejo

O mercado online tem crescido substancialmente. Estima-se que at√© 2021 as vendas por e-commerce devem ultrapassar os US$ 85 bilh√Ķes, segundo uma pesquisa do Google. O com√©rcio varejista n√£o fica para tr√°s e vem apostando em estrat√©gias de marketing digital para varejo crescer.

Porém, muitas empresas não sabem como aproveitar o seu potencial de mercado para vender mais. No Brasil 80% das empresas que admitem investir em marketing digital assumem que estão em estágios iniciais, segundo o estudo Digital Marketing Readiness.

Apenas 5% consideram suas estratégias de marketing digital como eficientes, revelou outra pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil. Porém, para aprimorar esses investimentos 73% delas direcionam investimentos para essa área.

O marketing digital para varejo possui recursos t√£o bons quanto qualquer outro setor. Ferramentas como e-mail marketing, produ√ß√£o de conte√ļdo para redes sociais e marketing de influ√™ncia est√£o entre as mais usadas.

Mas como otimizar esses recursos e utiliz√°-los da forma correta? Neste artigo vamos falar das principais dicas marketing digital para varejo:

  1. Utilize o marketing de conte√ļdo
  2. Use o recurso de e-mail marketing
  3. Entre nas redes sociais
  4. Invista em an√ļncios
  5. Aposte no marketing de influência
  6. Conte com profissionais especializados
  7. Melhore o visual da marca
  8. Use ferramentas de automação
  9. Trabalhe com métricas

Se você atua no varejo confira nossas dicas e saiba como potencializar os resultados da sua empresa.

Marketing digital: por que investir?

O marketing digital √© uma s√©rie de a√ß√Ķes desenvolvidas para divulgar uma marca ou produto. O seu principal objetivo √© atrair clientes, construir uma boa imagem da sua empresa e potencializar as vendas.

Em meio ao marketing digital são utilizadas diversas estratégias e ferramentas para melhorar os processos de comunicação.

Principais recursos do marketing digital no varejo

Podemos destacar uma infinidade de meios para a aplicação do marketing digital para varejo. Abaixo fizemos uma lista com alguns dos principais recursos do mercado:

  • Marketing de conte√ļdo;
  • E-mail marketing;
  • Redes sociais;
  • An√ļncios;
  • Marketing de influ√™ncia.

Dicas para construir o marketing digital para varejo

Em meio às ótimas alternativas que vimos acima dentro do marketing digital para varejo, agora vamos saber como aproveitá-las  em meio a outras dicas que podem ajudar nesse desafio.

1. Utilize o marketing de conte√ļdo

O estudo Content Trends 2019 indicou que empresas que investem em marketing de conte√ļdo potencializam as visitas dos consumidores em at√© 1,3 vezes e gera 1,4 vezes mais leads. 67,3% das organiza√ß√Ķes no pa√≠s admitem o uso desse recurso.

Isso ocorre, pois o marketing de conte√ļdo ou inbound marketing consegue criar um la√ßo de proximidade maior com os clientes. Uma vez que conte√ļdos relevantes de temas distintos a respeito do seu mercado podem atrair consumidores em potencial.

Afinal, se as pessoas gostarem do seu conte√ļdo, seja no blog ou redes sociais, elas se tornar√£o mais ativas para ler e interagir com o que voc√™ posta e at√© mesmo indicar para outras pessoas, aumentando as chances de que algu√©m adquira o seu produto.

Por exemplo, se voc√™ vende roupas pode incluir conte√ļdos relacionados √†s combina√ß√Ķes para cada esta√ß√£o do ano, o que usar em reuni√Ķes, quais as cores da moda, entre outros conte√ļdos para seu marketing digital para varejo.

2. Use o recurso de e-mail marketing

92% do p√ļblico adulto utiliza o e-mail como o principal meio de comunica√ß√£o online. 61% dizem que o utilizam todos os dias, revelou um estudo da Pew Research. Sendo assim, o e-mail marketing √© uma das grandes ferramentas de marketing digital para varejo.

Com ele √© poss√≠vel aproximar os consumidores da empresa, estreitando os la√ßos de comunica√ß√£o. Ele √© bastante utilizado para divulgar promo√ß√Ķes, lan√ßamentos, newsletter e confirma√ß√Ķes de compras.

Aliás, 72% dos consumidores afirmam que o e-mail é o melhor canal para que as empresas lhes enviem algum tipo de comunicação, indicou a MarketingSherpa.

S√≥ por esses n√ļmeros j√° d√° para perceber o qu√£o valiosa √© a ferramenta de e-mail marketing e que se bem planejada pode ser um tiro certo no marketing digital para varejo.

3. Entre nas redes sociais

Dados do Media Trends mostram que 96,2% dos brasileiros possuem alguma rede social. Diante desse n√ļmero, facilmente podemos destacar esse meio como umas das a√ß√Ķes mais efetivas no marketing digital para varejo.

N√£o s√≥ pelo n√ļmero de pessoas que uma comunica√ß√£o dessas pode atingir, mas pela proximidade com que a empresa pode se comunicar com seus seguidores e potenciais clientes.¬† Muitos varejistas inclusive utilizam as redes sociais como um espa√ßo para SAC (Servi√ßo de Atendimento ao Consumidor).

Um ponto importante nesse caso, antes de decidir entrar nas redes sociais, é que a empresa primeiro analise em qual rede seus clientes estão e não saia abrindo conta em todas.

Se o seu produto é visual aposte no Facebook ou Instagram. Se o objetivo é fazer outros negócios observe as possibilidades do Linkedin.

Mas se quer apostar no SAC use o Facebook Messenger ou o próprio WhatsApp, dando prioridade a atendimentos rápidos e que crie uma imagem positiva para sua marca no mercado.

4. Invista em an√ļncios

Uma pesquisa do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padr√£o) comparou os investimentos em an√ļncios em m√≠dia digital entre os anos de 2017 e 2018 e o aumento foi de 20%, chegando em 2018 a R$ 2,92 bilh√Ķes.

Esse n√ļmero mostra que o an√ļncio √© um dos principais recursos dentro do marketing digital para varejo. Visto que o varejista tem a oportunidade de focar no seu p√ļblico-alvo. Investindo em an√ļncios com palavras-chave e termos que tenham a ver com seu produto.

Al√©m disso, os an√ļncios podem ser feitos n√£o s√≥ no Google, mas dentro de sites, em outros mecanismos de busca ou at√© mesmo nas redes sociais.

Esses an√ļncios valem a pena, pois, 74% dos brasileiros preferem a compra online do que as compras em lojas f√≠sicas, como mostrou um levantamento realizado pelo NZN Intelligence.

5. Aposte no marketing de influência

Com certeza você já viu algum influencer falando sobre as vantagens de um determinado produto, pois saiba que na maioria das vezes existe uma empresa que está investindo em marketing de influência para ele falar bem do produto.

O marketing de influ√™ncia √© uma estrat√©gia onde a empresa investe em influenciadores digitais para divulga√ß√£o da sua marca. Com um grande alcance que essas pessoas t√™m, elas divulgam a marca e os produtos na busca de engajar o p√ļblico com a empresa em quest√£o.

Esses famosos tem um grande poder de influência e é por isso que as empresas apostam nesse modelo de marketing digital. No marketing digital para varejo, essa pode ser uma grande alternativa na exposição de marca e produto, aliás, muitos varejistas se utilizam dessa estratégia.

Uma pesquisa do marketplace Tomoson revelou que 51% das empresas consideram o marketing de influência como extremamente efetivo para atrair clientes qualificados.

6. Conte com profissionais especializados

O marketing digital para varejo n√£o requer apenas vontade por parte da empresa de implant√°-lo. √Č necess√°rio contar com profissionais especializados.

Ou seja, √© necess√°ria que sua m√£o de obra tenha as habilidades necess√°rias para assumir essa √°rea e que voc√™ d√™ forma√ß√Ķes constantes para que esses profissionais estejam alinhados com os objetivos da empresa.

Alguns dos perfis que mais se encaixam na √°rea s√£o:

  • os profissionais criativos e que gostam de escrever,
  • os que conhecem o setor de varejo,
  • os que t√™m familiaridade com as t√©cnicas de marketing de conte√ļdo como SEO, conte√ļdos de blog, escolha de palavras-chave e etc.

7. Melhore o visual da marca

Já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? Pois bem, tenha certeza que no marketing digital para varejo é essencial investir no visual da sua marca.

Isso quer dizer que você precisa transmitir uma boa imagem do seu negócio no mercado. Afinal, isso pode ser determinante para que o cliente opte por fechar negócio com você.

O visual pode ainda ser um diferencial competitivo para que voc√™ n√£o passe despercebido no meio de in√ļmeras empresas que oferecem o mesmo servi√ßo. Podemos citar como exemplo empresas como Nike e Apple, em que voc√™ bate o olho e sabe identificar quem s√£o de cara.

Além disso, a identidade visual quando bem elaborada passa maior credibilidade e profissionalismo.

8. Use ferramentas de automação

O estudo TechTrends aponta que mais de 80% das organiza√ß√Ķes que aplicam¬† estrat√©gias de marketing digital na sua rotina usam ao menos um software ou ferramenta de automa√ß√£o.

Esse tipo de ferramenta é uma mão na roda no marketing digital para varejo para empresas que desejam otimizar o tempo e a produtividade da equipe.

Esses recursos eliminam etapas burocráticas e facilitam a comunicação com o cliente. Podemos destacar, entre as principais do mercado, as seguintes ferramentas de automação que podem ser adotadas num cenário de marketing digital para varejo:

  • Hubspot: ferramenta ideal para quem deseja aumentar o tr√°fego do site, gerar mais leads e fazer uma an√°lise completa das campanhas estrat√©gicas;
  • MailChimp: refer√™ncia em a√ß√Ķes com foco em e-mail marketing. Essa ferramenta permite uma visualiza√ß√£o ampla das campanhas e aponta quais deram resultado, mostrando quem abriu, leu ou excluiu o e-mail. Al√©m disso, facilita a constru√ß√£o do seu mailing e rede de contatos;
  • SharpSpring: presente em 26 pa√≠ses, essa ferramenta de automa√ß√£o permite a cria√ß√£o de um CRM pr√≥prio, cria√ß√£o e defini√ß√£o de personas, constru√ß√£o de landing pages e ainda permite a integra√ß√£o junto ao Google Adwords;
  • RD Station: considerada uma das ferramentas de automa√ß√£o mais completas do mercado, ela permite a empresa n√£o s√≥ trabalhar com disparo de e-mail marketing, mas tamb√©m com agendamento de publica√ß√£o nas redes sociais, cria√ß√£o de landing pages, gest√£o de contatos e an√°lise dos leads.

9. Trabalhe com métricas

A métrica é essencial para empresas que desejam obter sucesso no mercado. No marketing digital para varejo trabalhar com métricas não é opção, mas obrigação por parte da empresa.

Tudo precisa ser medido para que seja possível avaliar qual tipo de estratégia ou campanha vem sendo eficaz e quais precisam ser corrigidas ou canceladas.

√Č primordial analisar os n√ļmeros e resultados periodicamente por meio de KPIs (Key Performance Indicators) como:

  • ROI (Retorno Sobre o Investimento);
  • Taxa de Convers√£o;
  • CAC (Custo de aquisi√ß√£o do Cliente).

Falamos sobre a import√Ęncia das m√©tricas no artigo: Como criar indicadores de produtividade: 7 exemplos de KPIs e seus benef√≠cios para a empresa.

Marketing digital para varejo requer planejamento

Iniciar um plano de marketing digital para varejo requer não só planejamento, mas uma dedicação intensa ao longo do processo de implementação e gestão. Muitas empresas acreditam que podem entregar essa tarefa a qualquer área ou a colaboradores que já possuem outra função.

Porém, esse é um erro crasso para que esse plano fracasse. Pois, exige uma dedicação exclusiva para que todo o investimento saia como esperado.

√Č necess√°rio definir quais recursos voc√™ quer adotar: e-mail marketing, redes sociais, marketing por influ√™ncia e etc, antes de investir em tudo e n√£o conseguir se dedicar a nada.

Ao longo desse artigo demos também algumas dicas para você que deseja iniciar o marketing digital para varejo de forma sólida e embasada.

Sempre apostando em profissionais especializados, na identidade visual da sua empresa e em ferramentas de automação que irão lhe ajudar a facilitar os processos de gestão, otimizando o tempo e aumentando a produtividade.

Inove para n√£o perder talentos!

Se inovar nas a√ß√Ķes de marketing digital para varejo √© vital para que seu neg√≥cio cres√ßa, agregar novos tipos de benef√≠cios na empresa vai manter a equipe fiel e empenhada no trabalho.

Conheça a ferramenta Xerpay e saiba como funciona o sistema que implementa o pagamento sob demanda, ou seja, os colaboradores de uma empresa podem antecipar parte de seus salários quando precisarem.

Essa ferramenta está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação no trabalho.

O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!

Quer ficar por dentro dos melhores conte√ļdos de gest√£o do mercado? Siga a¬† Xerpa nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

 

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos que você pode se interessar