Distantes, fisicamente, os profissionais remotos podem contar com o expertise do seu setor de RH para que permaneçam satisfeitos e motivados com as suas responsabilidades. Daí, surge a necessidade em aprender como você pode manter os funcionários remotos engajados.

 

Tudo bem, você já deve ter percebido que contar com profissionais externos possui uma série de benefícios para o seu negócio. Só que, assim como funciona internamente, cabe a você manter funcionários remotos engajados também, sabia?

Do contrário, você perde a produtividade e a motivação desse tipo de colaborador e, muitas vezes, demora a perceber essa mudança de comportamento. Afinal, ele não está na mesa ao lado.

Convém aprender, então, como lidar com os profissionais remotos, de maneira que eles permaneçam sentindo-se parte fundamental da empresa. E é aí que entram as nossas dicas sobre o assunto.

Continue com esta leitura, e descubra como você pode manter funcionários remotos engajados!

 

Como manter funcionários remotos engajados: estratégias de comunicação

A comunicação é fundamental para estabelecer e manter o engajamento com qualquer funcionário, não apenas com quem trabalha remotamente.

Acontece que, ao manter contato com trabalhadores externos, o trabalho contínuo pode soar como artificial ou trabalhoso demais para ambas as partes. Só que é aí que você não pode desistir.

Isso porque o esforço é reconhecido pelo profissional, e isso gera, naturalmente, mais motivação e engajamento. Confira, então, o que pode ser feito nesse sentido!

 

Use programas de chat

Os programas de bate-papo podem ser vistos como sinônimo de “distração” (e, certamente, eles podem ser). Mas, quando se trata de funcionários remotos, essas soluções são elementares por serem mais rápidas e mais casuais do que os e-mails, e propícias para as discussões em grupo.

Quer você use o Slack, o Hangouts , Discord ou qualquer outro programa, o bate-papo facilita o contato com pessoas dentro e fora do escritório, além de minimizar a questão da distância, que não precisa ser vista como um problema.

 

Agende mais chamadas e videoconferências

Embora os profissionais não possam marcar presença física, a tecnologia também facilita os encontros a partir de chamadas e videoconferências.

Por meio desses check-ins agendados regularmente, você cria um método comprovado para manter o alinhamento entres os colaboradores e facilitar, mesmo que à distância, a integração entre os membros.

 

Como manter funcionários remotos engajados: mais participação

Pode ser impossível duplicar, exatamente, a atmosfera de um ambiente de escritório para funcionários remotos, mas isso não é motivo para não tentar aproximar-se o máximo possível.

Além de uma comunicação eficaz e constante, é importante garantir que os funcionários remotos interajam de mais maneiras e com mais pessoas do que apenas aqueles que eles trabalham diretamente. Aí vão algumas dicas!

 

Faça atividades de integração memoráveis

Quando você contrata uma força de trabalho remota, os primeiros dias de um funcionário tornam-se ainda mais importantes.

Nesses casos, é provável que eles venham ao seu escritório ou outro local para receber treinamento com as demais novas contratações, e essa é uma oportunidade de conhecer e cumprimentar os novos colegas de trabalho pessoalmente.

Tornar a experiência de integração mais interativa ajuda a torná-la impactante e memorável. Sem falar que cria conexões que vão além dos limites estabelecidos da equipe e do departamento.

 

Dê responsabilidades reais aos funcionários remotos

A combinação de uma função de serviço pode dar mais propósito para você manter funcionários remotos engajados. Isso faz com que ele se sinta mais do que uma mera engrenagem na máquina, chamado apenas para executar sua tarefa específica.

Sem falar que ajuda a valorizá-los, dando mais oportunidade para que eles pretendam crescer na empresa, indo além das suas simples atribuições.

 

Estabeleça algumas atividades extracurriculares

A Internet ajudou a conduzir os negócios de maneira mais eficaz — mesmo em longas distâncias —, mas também ajudou bilhões de pessoas a se conectarem socialmente em todo o mundo.

Como empregador, você supervisiona uma comunidade, mas tem a oportunidade de fazer algo além disso. Que tal, por exemplo, criar um clube do livro, uma equipe para reunir-se e jogar games virtuais ou mesmo estabelecer conexões via redes sociais internas?

Ao promover esse trabalho que vai além do expediente, os profissionais conhecem mais a pessoa por trás do ofício, o que pode ser uma alternativa interessante para você manter funcionários remotos engajados.

 

Como manter funcionários remotos engajados: mostrando apreciação

O último componente que queremos mencionar no trio de engajamento à distância é, essencialmente, a cereja no topo desse bolo motivacional.

Isso porque o reconhecimento e a apreciação pelo trabalho dos seus funcionários é a forma mais direta de mostrar que você se preocupa com eles. Acontece que muitas empresas ficam aquém nesse quesito.

Dessa maneira, procure agradecer ou recompensar amplamente as pessoas que trabalham remotamente. Pode quase parecer um reforço de um relacionamento já pouco pessoal. Mas, por outro lado, um presente ou demonstração de apreciação individualizada requer pouco esforço e pode ter um impacto positivo.

Você deve, também, apostar nas pesquisas de satisfação. Assim, periodicamente você tem como mensurar o que as suas estratégias têm surtido de efeito nos colaboradores remotos, contribuindo para ajustar eventuais necessidades com base nas respostas deles.

 

E aí, deu para entender como você pode fazer a diferença em manter funcionários remotos engajados e ávidos em continuar a manter a produtividade elevada para a sua organização?

Agora, que tal aproveitar o espaço abaixo, dedicado à sua opinião, para contar-nos quais são os grandes desafios que a sua empresa enfrenta para garantir a contínua motivação desse tipo de profissional?