maneiras de determinar o fit cultural

Melhores maneiras de determinar o fit cultural para a seleção de talentos

Quem trabalha no setor de Recursos Humanos (RH) e estrutura operações de recrutamento e seleção sabe que encontrar profissionais que atendam as necessidades e demandas técnicas de uma vaga com primazia é um desafio. E quando se trata de compatibilidade de valores, o processo se torna ainda mais complexo.

Para facilitar a operação e otimizar as chances de acerto nas contratações, empresas em todo mundo estão adotando o fit cultural. 

Grosso modo, fit cultural é um teste aplicado em processos seletivos para avaliar o alinhamento que o candidato tem com os valores da cultura organizacional e a missão da organização. Questões como personalidade, soft skills, ambições, expectativas, dentre outros, são analisados para assegurar contratações mais assertivas e permanentes.

Se você quiser outros testes de seleção de candidatos, recomendamos a leitura deste artigo aqui.

Para conhecer maneiras de determinar o fit cultural, continue acompanhando este post. Separamos as principais informações sobre o teste, em detalhes, que o setor de RH da sua empresa precisa saber.

O que é fit cultural?

Sabemos que todas as pessoas possuem qualidades características que as diferem e as assemelham ou as afastam e as aproximam, certo? Personalidade, valores individuais, crenças, gostos, posturas públicas, dentre outros. 

No ambiente de trabalho não é diferente, esse conjunto de características é considerado durante os processos de contratação para validar a afinidade entre o candidato e a cultura da empresa. Assim como dissemos, o fit cultural é o responsável por essa avaliação. 

Fit cultural é um teste de compatibilidade tanto de perfil quanto de objetivos. Além de destrinchar traços de caráter, o teste ainda observa o grau de flexibilidade do candidato, a sua formalidade, a necessidade de estabilidade, a preferência por gestões horizontais ou verticais, a sua sociabilidade, e assim por diante.

Justamente por considerar qualidades íntimas do profissional, o teste previne contratações equivocadas e poupa recursos organizacionais, reforçando sua importância estratégica em processo de seleção. 

Em outras palavras, o fit cultural permite refletir se o candidato será capaz de se adaptar às crenças, políticas e comportamentos centrais que compõe a sua organização, com envolvimento e motivação que assegurem a sua permanência.

Existem diversas maneiras de determinar o fit cultural, mais adiante vamos explorar as principais perguntas que ajudam nessa operação.

Quais as vantagens adotar o fit cultural?

Algumas maneiras de determinar o fit cultural podem trazer mais resultados do que outros, mas é fato que seja qual for a opção adotada as vantagens são expressivas. Afinal, contar com uma equipe alinhada aos principais valores da empresa permite conduzir o seu desenvolvimento de forma mais estratégica e segura.

Confira a seguir algumas vantagens que o seu negócio ganha ao usar o fit cultural.

Contratações mais precisas

Aplicar o teste do fit cultural otimiza as chances do RH contratar um profissional mais condizente com os requisitos da vaga. Além de contribuir com experiências relevantes para o desenvolvimento da empresa, esse candidato, certamente, vai se adaptar aos processos e aos colegas de trabalho com mais facilidade.

Ou seja, com contratações mais precisas, o time ganha maturidade e coesão, favorecendo um clima saudável e operações mais bem-sucedidas. 

Algumas maneiras de determinar o fit cultural exploram com mais riqueza essas características interpessoais que influenciam na qualidade do clima organizacional; a equipe de RH deve ficar atenta porque impactam diretamente no desempenho geral. 

Desempenho otimizado

Como pontuamos, algumas maneiras de determinar o fit cultural avaliam qualidades que refletem no desempenho da equipe. Quando há compatibilidade, não há dúvidas de que esse reflexo será para o bem.

Quando um profissional se identifica com a cultura organizacional de uma empresa, ele se compromete com sua missão, visão e valores, e se sente orgulhoso de fazer parte desse projeto. A satisfação de atuar em algo que acredita estimula a motivação desse profissional, por isso o seu rendimento e desempenho são otimizados. 

Agora, imagine ter um time inteiro com essa satisfação. Encontrar maneiras de determinar o fit cultural deve ser uma prioridade, não é mesmo?

Retenção de Talentos

Outra vantagem relevante do fit cultural é a retenção de talentos. Isso porque, seguindo uma lógica simples, quem não trabalhar em um lugar que seja compatível com o que somos e almejamos profissionalmente? Pois, é! 

Quanto maior a afinidade de valores e interesses, maior será o tempo de permanência do profissional na empresa e menores são as taxas de turnover. A baixa rotatividade contribui para a maturidade das equipes, já que as qualidades e habilidades técnicas de cada membro são essenciais para o desenvolvimento da organização.

Para assegurar essa conexão, as maneiras de determinar o fit cultural devem ser analisadas criteriosamente. 

Como estruturar o fit cultural com qualidade?

Antes de mais nada é preciso conhecer a fundo a própria organização. Muito mais do que conhecer a teoria, é preciso vasculhar as características de sua cultura na prática! Somente assim, as perguntas do teste farão diferença no processo seletivo. 

Confira seguir um guia básico para preparar a empresa para o fit cultural.

1. Examine os atributos da organização

Antes de mais nada, analise características gerais do negócio, tais como o tipo de liderança, a participação dos colaboradores nas tomadas de decisão, centralização ou distribuição  de poder, abertura à novas ideias, reação à mudanças, cultura do aprendizado, qualidade da comunicação interna, e assim por diante.

É importante conhecer esses detalhes mais práticos porque além de características subjetivas, algumas maneiras de determinar o fit cultural também podem envolvem a análise comportamental.

2. Defina os reais valores que a organização compartilha

Evidentemente, valores são apontados em toda cultura organizacional. Contudo, eles são realmente compartilhados no cotidiano? Muitas vezes não. Por isso, para que o fit cultural seja eficiente é preciso redefinir, ao lado de lideranças, colaboradores e referências de mercado, os valores que realmente refletem a sua cultura. 

Todas as maneiras de determinar o fit cultural dependem desse conjunto de valores, por isso esta é uma das etapas mais importantes do processo.

3. Identifique as lacunas do negócio 

Feito isso, é preciso identificar as lacunas do negócio, conhecer porque os valores não estão sendo vividos pela força de trabalho. Se é por falta de identificação, incompreensão, falta de conhecimento, falta de incentivo das lideranças ou ainda, desprezo total pela organização. 

Essa leitura será essencial para estruturar as estratégias que vão estimular e reforçar os novos valores identificados no passo anterior

4. Crie um Culture Code

A próxima etapa consiste em criar um Culture Code, ou seja, um código de cultura organizacional. Prepare um material oficial que resuma as declarações de missão e visão, novos valores, regras de conduta, tradições e crenças compartilhadas, dicas de como trabalhar e viver conforme essas qualidades, etc.

Esse código ajudará as diversas maneiras de determinar o fit cultural a encontrar um candidato compatível.

5. Realizar a seleção pelo fit cultural

Tendo essas informações em mãos, fica mais fácil traçar os perfis do candidato almejado e do incompatível, que deverá ser desconsiderado mesmo que tecnicamente seja apropriado.

O teste costuma ser aplicado nas etapas de recrutamento e seleção, por isso podem aparecer em sites de vagas, pré-seleções, entrevistas, dentre outros.

Há diversas maneiras de determinar o fit cultural e com esse material apoio, o RH da sua empresa não terá dificuldade em aplicá-las.

Quais as melhores maneiras de determinar o fit cultural?

Perguntar é a melhor maneira de conhecer um candidato, por isso analisar suas respostas pode ajudar a determinar o fit cultural. Separamos algumas para ajudar a sua equipe de RH a estruturar um teste inteligente e eficiente. Confira!

  • Qual é o seu traço de personalidade mais positivo, porquê?
  • Qual é o seu pior defeito, porquê?
  • Quais valores são mais importantes para você como pessoa?
  • Qual seria um ambiente profissional pouco atrativo para você?
  • Você prefere trabalhar sozinho ou em equipe?
  • Como você lida com personalidades diferentes no trabalho?
  • Você acredita que tenha habilidade de liderança?
  • Como você prefere se comunicar com colegas de trabalho?
  • Por que deseja trabalhar conosco?
  • Como você se sente quando alguém critica o seu trabalho?
  • Você concorda com a frase “Melhor feito do que perfeito”? Por quê?
  • Ser o primeiro a entregar uma tarefa ou o que entrega a melhor tarefa em último lugar?
  • Já entregou algum trabalho que superou expectativas? Pode contar pra gente?
  • Pode nos contar sobre algum projeto que tenha trazido grande aprendizado?

Estas são algumas das questões que o RH da sua empresa pode realizar em um teste Fit Cultural. Mas não se engane, elas não devem ser usadas todas de uma vez ou usar sempre as mesmas.

Conforme o objetivo do processo e o perfil da vaga anunciada e da equipe de trabalho direta, o teste deve ser elaborado. Além disso, as maneiras de determinar o fit cultural podem ser ajustadas conforme a necessidade e o aprendizado ganho de processos seletivos anteriores.

Portanto, faça um estudo criterioso na cultura organizacional da sua empresa, conheça todos os detalhes que de fato definem o perfil do negócio, identifique os valores que unem os trabalhadores e as crenças que regem o ambiente.

As maneiras de determinar o fit cultural podem facilitar a busca e a contratação de um talento compatível, que vá somar aos propósitos da instituição. O futuro da sua empresa depende do sucesso dessa escolha!

 

Gostou do artigo? Então, compartilhe nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a conhecerem os benefícios do fit cultural! O futuro do mercado depende de todos nós.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.