Livros sobre gestão de pessoas: conheça os melhores!

livros sobre gestão de pessoas

O mercado atual se apresenta com uma necessidade grande de bons gestores. Pessoas que consigam lidar com as necessidades da equipe e que se desdobrem para manter os profissionais engajados e motivados.

E alcançar excelência em gestão não é tarefa fácil e exige dedicação e muito estudo. Por esse motivo, preparamos uma lista com os melhores livros sobre gestão de pessoas para lhe ajudar nessa caminhada.

 

“Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” – Stephen R. Covey

Sinopse: Esse livro é considerado um dos livros de negócios mais importante do século XX. Um best-seller que apresenta princípios e ideias que podem levar as pessoas ao sucesso duradouro. Oferecendo ferramentas para a evolução pessoal e profissional.

 

Como esse livro pode ajudar na gestão de pessoas?

“Cada vez que pensamos que o problema não é nosso, essa atitude é o problema” (Stephen Covey).

Gestores, essencialmente, precisam enxergar a equipe como parte integrante do sucesso da empresa.

O bom líder é aquele que caminha lado a lado com seus colaboradores. Em nenhum momento ele abre mão de enfrentar o problema junto com a equipe.

Covey oferece em seu livro alguns hábitos para que os profissionais se tornem cada vez mais eficazes em desempenhar sua função.

Hábitos que vão desde ser proativo, criar objetivos claros, até a importância de saber lidar com a equipe e reconhecer que nada pode ser feito sem ajuda.

“Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” não é uma obra cujo foco é a gestão em si, mas entra na lista dos livros sobre gestão de pessoas por oferecer insights importantes. Questões que pode contribuir e muito com a evolução profissional e o sucesso.

 

“Como fazer amigos e influenciar pessoas” – Dale Carnegie

Sinopse: com mais de 50 milhões de cópias vendidas pelo mundo, esse livro destaca e coloca os relacionamentos como fonte importante para alcançar a realização. Um livro que oferece métodos e técnicas para que qualquer um consiga alcançar seus objetivos.

 

Como esse livro pode ajudar na gestão de pessoas?

“Em lugar de condenar os outros, procuremos compreendê-los. Procuremos descobrir por que fazem o que fazem. Essa atitude é muito mais benéfica e intrigante do que criticar; e gera simpatia, tolerância e bondade” (Dale Carnegie).

Relacionamento é tudo quando o assunto é gestão de pessoas. Gestor que sabe ouvir seus colaboradores tem mais chances e engajá-los nas tarefas e nos projetos.

E é exatamente essa linha abordada no livro de Dale Carnegie.

Como fazer amigos e influenciar pessoas pode ser visto como um dos livros sobre gestão de pessoas mais bem sucedidos do mundo. São mais de 50 milhões de cópias vendidas.

O livro oferece técnicas de como lidar com as pessoas. Destacando bastante a importância do elogio sincero como forma de trazer a equipe para o seu lado.

Ele destaca também o quanto é essencial fazer com que as pessoas se sintam importantes em algum projeto através de gestos, atitudes, falas. Já que isso faz parte da nossa natureza, querer se sentir útil.

 

“Gestão De Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações” – Idalberto Chiavenato

Sinopse: O livro fala sobre os desafios da área de gestão de pessoas dentro das empresas. Uma obra que aborda questões que vão da etapa de seleção a retenção de talentos. Dando também apontamentos sobre o futuro do RH dentro das organizações.

 

Como esse livro pode ajudar na gestão de pessoas?

“O grande objetivo da Gestão de Pessoas é formar e consolidar equipes que sejam cada vez mais produtivas e comprometidas com os objetivos e estratégias estabelecidas pela organização” (Idalberto Chiavenato).

Dentre os livros sobre gestão de pessoas o de Idalberto Chiavenato é um dos mais importantes por estar focado completamente neste tema.

A obra apresenta um novo conceito sobre como administrar e lidar com as pessoas.

Baseado em seis ações: agregar, recompensar, desenvolver, monitorar, manter e aplicar pessoas, Chiavenato apresenta caminhos sobre a importância de uma gestão em conjunto. Realidades onde todos se ajudam e lutam pelos resultados lado a lado.

“Gestão De Pessoas” é um verdadeiro guia de estudos para quem deseja aperfeiçoar a liderança e precisa de cases e insights para se inspirar.

O livro traz ainda mais de 500 citações de empresas de sucesso, além de apresentar inúmeros cases.

 

“Como dizer? A arte de dar e receber feedback” – Eliana Pita

Sinopse: Dar feedback é ruim? No livro a autora Eliana Pita acaba com o mito de que dar feedback é um erro, apontando que ele pode ser uma excelente ferramenta para desenvolvimento de competências.

 

Como esse livro pode ajudar na gestão de pessoas?

“Como líderes precisamos aprimorar a cada dia nossa capacidade de nos comunicar e fornecer feedbacks. Só assim poderemos desenvolver mobilizar, desenvolver e engajar pessoas” (Eliana Pita).

Motivar e engajar os colaboradores é um das grandes missões da gestão de pessoas.

Gestores estão a todo tempo tentando direcionar os colaboradores pelo caminho certo e uma grande ferramenta nesse trabalho diário vem através dos feedbacks.

“Como dizer? A arte de dar e receber feedback” aponta os caminhos que os líderes devem seguir para aplicar bons feedbacks a equipe.

A autora apresenta dicas de como transformar a cultura do feedback em um apoio para aumentar a produtividade e potencializar as competências.

O feedback é uma grande arma para o desenvolvimento das empresas e na gestão de pessoas e é isso que Eliana Pita quer mostrar em seu livro.

 

“Comunicação Não-Violenta” – Marshall B. Rosenberg

Sinopse: O livro é um manual didático sobre o aperfeiçoamento das relações interpessoais. Mostrando de que forma a boa comunicação pode evitar conflitos em qualquer situação, seja nas rotinas do dia a dia ou até em conflitos políticos.

 

Como esse livro pode ajudar na gestão de pessoas?

“A paz não pode ser construída sobre os fundamentos do medo” (Marshall B. Rosenberg).

Uma obra didática e que oferece exemplos e histórias de conflitos que podem ser evitados se utilizas boas estratégias de comunicação. Em gestão de pessoas a comunicação tem completa influência sobre o engajamento profissional.

Portanto, Marshall B. Rosenberg aponta a empatia e a sinceridade como sendo pilares para se comunicar bem.

Segundo ele, em um universo empresarial o gestor precisa transparecer a equipe uma comunicação através de pedidos sinceros e não com exigências autoritárias. Pois assim, as chances dos profissionais aceitarem as ideias e se dedicarem às tarefas são muito maiores.

“Comunicação Não-Violenta” mostra que não há mais espaços para exigências e ordens coercitivas no mercado atual.

 

“O Monge e o Executivo” – James C. Hunter

Sinopse: O livro apresenta alguns dos princípios fundamentais para se tornar um bom líder. Apresentando um grupo de pessoas distintas que buscam a excelência pessoal e profissional. A obra foca na importância das virtudes ao gerir pessoas.

 

Como esse livro pode ajudar na gestão de pessoas?

“A autêntica liderança se apoia sobre a autoridade e não sobre o poder” (James C. Hunter).

Gestor é necessariamente um líder. Aquele profissional que as pessoas respeitam e que arrasta todos pelo exemplo.

“O Monge e Executivo” dá exemplos práticos do que é necessário para se tornar um bom líder.

Respeito, responsabilidade e cuidado são algumas das características essenciais de um líder de verdade segundo a obra de Hunter.

Se você quer atingir a excelência no tratamento com a sua equipe, liderando-os para engajá-los rumo ao sucesso duradouro, o livro é de fato obrigatório para potencializar suas competências. E consequentemente influenciar e desenvolver positivamente sua equipe.

 

“Descubra Seus Pontos Fortes” – Marcus Buckingham; Donald Clifton

Sinopse: Esse livro é uma alerta às empresas sobre a importância das empresas olharem e valorizarem os pontos fortes de seus profissionais. O conteúdo se baseia em uma pesquisa do Instituto Gallup realizado com mais de 2 milhões de pessoas.

 

Como esse livro pode ajudar na gestão de pessoas?

“As melhores empresas se concentram em seus pontos fortes e tornam os pontos fracos irrelevantes. Isso funciona bem para as pessoas também” (Marcus Buckingham).

O papel do gestor nas empresas está principalmente no desafio de potencializar as competências da equipe e não focar apenas nas fraquezas.

“Descubra Seus Pontos Fortes” trata exatamente disso e faz parte de uma vasta lista de livros sobre gestão de pessoas.

Ele questiona empresas que têm alta rotatividade quando deveriam na verdade dar maior atenção a sua própria mão de obra e investir nos seus colaboradores. Para que assim, eles se desenvolvam e contribuam com os resultados.

“Descubra Seus Pontos Fortes” é um dos destaques quando se fala de livros sobre gestão de pessoas. Já que alerta os gestores a enxergarem os pontos fortes dos profissionais para que a empresa alcance resultados mais satisfatórios no mercado.

 

A importância do aperfeiçoamento profissional

Livros sobre gestão de pessoas podem ser uma excelente alternativa de estudo, de aperfeiçoamento profissional e de geração de novos insights.

Se apoiar em referências do mercado pode inspirar e oferecer novas possibilidades a gestores, líderes e etc.

As sete dicas de livros sobre gestão de pessoas que trouxemos no artigo podem lhe ajudar a ter uma nova visão do mercado e da equipe que você tem em mãos.

Será que valorizar pontos fracos é o caminho? Questiona o autor de “Descubra Seus Pontos Fortes”.

Que tal ouvir mais as pessoas e compreender as diferenças da sua equipe? Destaca o livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”.

Obras inspiradoras e que possuem um poder de abrir a mente de gestores e líderes. Contribuindo para que cada vez mais eles valorizem sua mão de obra, que é o material mais importante da empresa.

 

Quer saber como engajar mais a sua equipe? Motivar seus colaboradores? Aprofunde seus entendimentos através dos livros sobre gestão de pessoas que citamos acima.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe ela nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *