6 livros sobre finanças recomendados por Bill Gates

As mais diversas formas de conhecimento e aprendizado foram influenciadas pela revolução tecnológica e, hoje em dia, é possível até mesmo fazer um curso superior diretamente do conforto da sua casa.

Entretanto, isso não quer dizer que algumas tradicionais formas de adquirir conhecimento foram esquecidas. Bill Gates, por exemplo, uma das maiores personalidades do mundo dos negócios, ainda prefere ler os bons e velhos livros sobre finanças para angariar as suas ideias.

Se você quer conhecer quais livros o bilionário fundador da Microsoft já leu e recomenda para quem deseja ter sucesso nas finanças empresariais, este artigo foi feito para você! Acompanhe a leitura e veja os 6 livros sobre finanças recomendados por Bill Gates.

 

6 livros sobre finanças recomendados por Bill Gates:

1. A Marca da Vitória — Phil Knight

Esta obra é uma autobiografia escrita por Phil Knight, um dos cofundadores de uma das maiores marcas esportivas do mundo: a Nike.

Nela, Phil discorre detalhadamente sobre os desafios encontrados para erguer uma das marcas mais conhecidas do mundo inteiro, desde os riscos enfrentados até os “golpes de sorte” que influenciaram no seu sucesso.

Phil conta que, aos 24 anos, depois de se formar e viajar ao redor do mundo, decidiu não seguir o caminho convencional. Com apenas 50 dólares emprestados pelo pai, em 1963 ele deu à luz a empresa que anos depois, após vários triunfos e momentos de sorte, iria se tornar uma das maiores marcas do ramo esportivo.

Este livro, definitivamente, vai te ajudar a enxergar os benefícios existentes em superar limites e desafios, e ensiná-lo a nunca se desmotivar perante um obstáculo.

 

2. Aventuras Empresariais — John Brooks

O livro preferido de Bill Gates foi apresentado a ele simplesmente pelo maior investidor de todos os tempos, Warren Buffett.

Esta obra, publicada há mais de quatro décadas, conta com fundamentos atemporais do mundo dos negócios. Aborda os desafios de construir uma grande organização, bem como a importância do poder de decisão, que são capazes de alavancar ou dizimar uma empresa.

É um clássico que mostra detalhadamente 12 diferentes casos de sucesso de empresas norte-americanas, assim como alguns insucessos. Sendo assim, você vai descobrir quais fraquezas causaram os fracassos de importantes figuras e se nortear para evitar cometê-las.

Portanto, é praticamente um “mapa da mina” das finanças empresariais e, talvez por isso, seja o livro preferido de Bill Gates.

 

3. Pense e Enriqueça — Napoleon Hill

É estimado que Napoleon Hill tenha estudado mais de 500 milionários ao redor do mundo durante mais de 20 anos para escrever esta obra, dentre eles estão nomes importantes como Theodore Roosevelt e Henry Ford.

O estudo realizado proporcionou a ele uma visão sobre a construção da riqueza e também, por outro lado, sobre os motivos pelos quais a maioria das pessoas não conseguem enriquecer.

É um livro que mostra a importância dos hábitos e das filosofias de sucesso, que são os maiores pilares das pessoas bem-sucedidas, e também resume em 13 princípios os “segredo” da riqueza. Além disso, aborda as principais causas do fracasso que impedem a maioria das pessoas de ficarem ricas.

 

4. Pai Rico, Pai Pobre — Robert Kiyosaki

A inteligência financeira é capaz de solucionar os mais diversos problemas que acontecem no dia a dia. Esse é um dos ensinamentos desta obra escrita por Robert Kiyosaki, que, além disso, traz ao leitor uma nova visão sobre o mundo das finanças.

A principal essência da obra diz respeito à corrida dos ratos. O termo é utilizado para descrever o trabalho excessivo como um exercício interminável, inútil ou autodestrutivo, similar aos exercícios dos ratos de laboratórios que tentam escapar de labirintos ou passam as suas vidas correndo em uma roda sem sair do lugar.

O livro, lançado em 1997, já conta com mais de 9 milhões de cópias vendidas e é uma das indicações de leitura do bilionário para aprimorar os conhecimentos financeiros e a construir um patrimônio sólido.

 

5. O Homem Mais Rico da Babilônia — George S. Clason

Outro livro sobre finanças bastante interessante indicado por Bill Gates é O Homem Mais Rico da Babilônia, que relata histórias de fracassos e sucessos financeiros acontecidos na antiga Babilônia.

Mesmo sendo a cidade mais rica do mundo antigo, a Babilônia também contava com pessoas que sofriam de problemas financeiros. Esta obra demonstra os passos para ser bem-sucedido financeiramente, trazendo soluções inteligentes para impedir a falta de dinheiro.

É, em suma, um excelente guia para você aprender como administrar as suas finanças, seja na esfera empresarial ou na esfera pessoal.

 

6. The Mith of The Strong Leader — Archie Brown

The Mith of The Strong Leader, obra que ainda não possui edição em português, é um resultado da análise de meio século de experiências a respeito das virtudes dos grandes líderes políticos que tornaram o mundo um lugar melhor.

Os estudos feitos por Brown o levam a conclusão de que os líderes que mais contribuíram positivamente para o mundo não são aqueles de cabeça fechada e pulso firme, e sim aqueles que eram dispostos a ouvir, a colaborar e a negociar.

A leitura desta obra indica um caminho de liderança oposto ao tradicional e pode ajudar àqueles que lidam com grandes grupos de pessoas e funcionários a se tornarem melhores líderes e, consequentemente, alcançarem melhores resultados em seus respectivos trabalhos.

 

O segredo do crescimento profissional e pessoal

Por trás de 100% dos casos de sucesso existem hábitos mentalmente saudáveis como, por exemplo, a leitura. Ler é uma atividade extremamente estimulante para o cérebro e necessária para o aprendizado. Grandes ícones do mundo dos negócios, assim como Bill Gates, devoram livros e livros por ano e, assim, acumulam o conhecimento que utilizam nos seus empreendimentos.

Além disso, ler aumenta o seu foco, a sua perspectiva, a sua memória, e faz com que você estabeleça objetivos e aprimore a capacidade de reflexão.

Portanto, mesmo que as obrigações do dia a dia consumam a maioria do seu tempo, procure sempre adquirir conhecimento por meio da leitura de livros e de estudos. Buscar por novas informações é, definitivamente, um atalho para atingir o crescimento em qualquer esfera da sua vida, seja profissional ou pessoal.

Agora que você já conhece bons livros sobre finanças indicados por ninguém menos que Bill Gates, compartilhe este post nas suas redes sociais! Assim você ajuda os seus amigos a conhecerem novas obras literárias à respeito de finanças.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *