6 livros que falam sobre turnover para você ler agora!

livros que falam sobre turnover

O turnover é um termo bem conhecido entre gestores e diretores de empresa. Afinal, é um dos principais problemas a ser combatido dentro de uma administração e um verdadeiro desafio para os profissionais de Recursos Humanos.

Neste post, vamos trazer 6 livros que falam sobre turnover e que podem ajudar você a entender melhor o tema e traçar estratégias para combatê-lo. Confira!

 

O que é turnover?

Antes de começar a lista, vamos explicar de maneira rápida o que é turnover.

O termo refere-se ao índice de rotatividade de funcionários em uma empresa, seja por demissões voluntárias ou não.

Este índice é extremamente preocupante porque afeta diversos aspectos internos, como a motivação e a produtividade.

As consequências também podem ser percebidas externamente, como o prejuízo à marca empregadora.

Além disso, um alto turnover pode ser encarado como sintoma de um problema maior na empresa, que vai desde o clima organizacional até processos seletivos falhos.

A preocupação com o turnover vai além do crescimento da empresa.

O alto índice de rotatividade de funcionários acaba saindo caro. Ele prejudica não só o alcance de metas, como o planejamento financeiro da organização.

É um problema que se não for tratado rapidamente, pode levar a problemas sérios com o negócio.

Percebe a importância de entender o turnover e como tratá-la? Confira então a lista com 6 títulos que vão ajudar você a tratar dessa questão.

 

Conheça 6 livros que falam sobre turnover

1. Absenteísmo e turnover, de Antonio de Andrade

Este ebook gratuito traz informações que vão ajudar os profissionais de RH a diagnosticar as causas do turnover.

Além disso, traz ferramentas para elaborar análises do clima humano e trabalhar com estatísticas para avaliação da performance.

O livro também fornece modelos para campanhas motivacionais e sugestões práticas que podem reduzir o absenteísmo e o turnover, ajudando a combater esses problemas.

Com as dicas deste livro, é possível diminuir o impacto desses fatores no funcionamento da empresa e aumentar as chances de crescimento.

 

2. Construindo uma cultura magnética: como atrair e manter profissionais talentosos, de Kevin Sheridan

O CEO da HR Solutions Inc., Kevin Sheridan, traz insights sobre ações que aumentem a motivação, evitando a baixa produtividade e a alta rotatividade de profissionais nas empresas.

Baseado em anos de pesquisa e experiência, Sheridan apresenta estratégias e táticas para a criação de uma cultura organizacional magnética, capaz de reter e atrair os melhores talentos.

O livro destaca ainda, por meio de dados, a forte ligação entre o engajamento dos funcionários e a satisfação dos clientes, por meio de produtos e atendimento de qualidade.

Além disso, mostra como a felicidade dos funcionários é importante para mantê-los na empresa e faz com que eles recomendem a corporação e acabam recomendando seus serviços.

Trata-se de uma obra completa sobre o turnover, contendo estudos de casos e entrevistas exclusivas com especialistas.

Ele oferece um quadro bem amplo sobre as melhores práticas para o engajamento dos colaboradores.

 

3. Controle do Turnover, de Glenio Luiz da Rosa e Silva

Nesta obra, o autor avalia todas as consequências negativas do turnover e seus impactos para a empresa, gestão e funcionários.

Além disso, o livro traz informações que ajudam a evitar demissões desnecessárias.

Também contém dicas que ajudam a estabelecer critérios para esses desligamentos, quando não puderem ser evitados. Assim, essas demissões podem ser feitas com responsabilidade e consciência.

 

4. Turnover – como reduzir a rotatividade nas organizações, de Arthur Cardoso

Neste ebook, o Master Coach e gestor de RH, Arthur Cardoso, dá dicas sobre como as empresas podem diminuir seus índices de rotatividade, com técnicas para a retenção de talentos.

A partir dessas técnicas, é possível implantar um planejamento dentro da sua organização que diminua os índices de turnover e alavanque o crescimento corporativo.

 

5. Turnover Intention Vs. Career Satisfaction, de Ahmad Faisal Mahdi e Mohamad Zaid Mohd Zin

Este título em inglês traz um exame cuidadoso dos fatores que levam aos índices de retenção de uma empresa após a sua reestruturação.

Os pesquisadores se esforçam para esclarecer a importância de compreender os reais motivos para a intenção de permanecer ou sair da empresa.

Trata-se de uma abordagem mais aprofundada nas percepções e ideias dos funcionários, relacionando a saída da empresa com a satisfação profissional individual.

 

6. Medidas para redução de turnover, de Marco Túlio Correa

Neste livro, o autor traz um aprofundamento no estudo do turnover dentro do mercado varejista, mostrando a importância desse indicador para a saúde da empresa.

Correa usou como método de pesquisa a revisão bibliográfica de diversas outras publicações sobre o tema, dando uma visão bem completa sobre o assunto.

A obra evidencia todas as consequências negativas de um alto índice de turnover. Isso ajuda o leitor a esclarecer ao leitor a importância de evitar o problema.

 

Conhecer e identificar as causas do turnover auxilia você a promover uma gestão de pessoas mais eficiente. Assim, ela trará resultados palpáveis e fará diferença nos resultados da sua empresa.

Mais do que uma formação geral sobre o assunto, é importante conhecer os motivos específicos e relacioná-los com a situação atual do seu quadro de funcionários.

Apenas com uma base teórica bem robusta é possível encontrar soluções, que podem variar de acordo com o porte e a cultura organizacional da sua corporação.

 

Não deixe de conferir esses 6 livros que falam sobre turnover e continue a buscar conteúdo. Afinal a gestão de pessoas é uma tarefa dinâmica e que exige atualização constante.

Compartilhe também este post nas suas redes sociais, para que mais pessoas possam acessar o conteúdo e realizarem projetos significativos em prol de uma melhor retenção na organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *