livros para gestão financeira

10 livros para gestão financeira da empresa

Você se organiza financeiramente? Sabe para onde vai o seu dinheiro e da sua empresa todos os meses? Pois saiba que nada melhor do que possuir ferramentas que te apoiem a gerir bem seu dinheiro. Nesse artigo você vai conhecer 10 livros para gestão financeira.

No Brasil, 58% das pessoas admitem que não cuidam de suas finanças, segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Três em cada dez afirmam buscar algum tipo de referência para se basear e planejar a gestão financeira. A verdade é que sem conhecimento é impossível se dar bem em uma área tão complexa e cheia de nuances.

Por isso, com os 10 livros para gestão financeira que separamos para você, dos básicos aos mais avançados, queremos lhe dar o apoio necessário para você lidar bem com suas finanças, tornando a gestão financeira mais simples e as decisões mais assertivas.

Citaremos clássicos como a “Arte da Guerra” e livros de sucesso como “Me Poupe!”, Nathalia Arcuri, e “Pai rico, pai pobre”, Robert T. Kiyosaki.

Siga em frente neste artigo e confira nossa lista com 10 livros para gestão financeira.

1. A Arte da Guerra – Sun Tzu

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças” (Livro A Arte da Guerra)

A “Arte da Guerra” é considerado como a bíblia da estratégia. O livro já vendeu milhões de cópias e traz 13 capítulos de estratégias militares criadas pelo general chinês Sun Tzu.

A obra é bastante utilizada no mundo dos negócios no sentido de tomadas de decisão diante das ameaças, desafios e oportunidades. Sempre destacando a necessidade do planejamento minucioso em cima de todas as possibilidades de vitórias e derrotas.

O livro está disponível nas principais livrarias, clique aqui para adquirir.

2. Me Poupe! 10 Passos Para Nunca Mais Faltar Dinheiro no Seu Bolso – Nathalia Arcuri

“Quando a gente tem um objetivo, poupar se torna muito mais fácil, racional e, sobretudo, estimulante”. (Livro Me Poupe!)

Com mais de 100 mil cópias vendidas em 2018, “Me Poupe!” é um livro escrito pela youtuber Nathalia Arcuri. 

A obra traz um passo a passo aos leitores de como realizar a gestão financeira de forma assertiva, por isso entrou em destaque na nossa lista 10 livros para gestão financeira.

A autora dá dicas de como economizar, poupar, quais os melhores e piores investimentos e como gerir o dinheiro sem abrir mão dos próprios sonhos.

Nathalia Arcuri possui um canal no Youtube que conta com mais de 2 milhões de inscritos e destaca em seu livro, assim como faz em seus vídeos, a importância de planejar, criar objetivos, metas, propósitos e estabelecer prioridades.

Ficou interessado? Adquira o livro clicando aqui.

3. Pai rico, pai pobre — Robert T. Kiyosaki

“A inteligência resolve problemas e gera dinheiro. O dinheiro sem a inteligência financeira desaparece depressa” (Livro Pai rico, pai pobre)

Entre os 10 livros para gestão financeira “Pai rico, pai pobre” é considerado um dos best-sellers de maior destaque. São mais de 30 milhões de cópias vendidas em 80 países e 9 milhões no Brasil.

Robert T. Kyiosaki traz em seu livro um verdadeiro guia de como cuidar do dinheiro, com lições que apresentam as ferramentas necessárias para se educar financeiramente.

O livro apresenta dois pais, o rico e o pobre, que com vidas distintas, entre erros e acertos, conquistam o sucesso de maneiras diferentes. 

O cerne da questão é que o tempo todo o autor bate na tecla de que o que faz a diferença realmente ao lidarmos com as nossas finanças é a inteligência financeira. A obra pode ser adquirida em diversas lojas, compre clicando aqui.

4. O homem mais rico da Babilônia – George Clason

“É melhor uma pequena cautela que um grande remorso” (Livro O homem mais rico da Babilônia)

“O homem mais rico da Babilônia” escrito em forma de parábolas por George Clason, em 1926, é um dos 10 livros para gestão financeira  que não podiam faltar na nossa lista. 

George Clason é o responsável pela publicação do primeiro atlas do Canadá e EUA. Serviu ao exército americano e estudou na universidade de Nebraska.Sua obra já vendeu mais de 2 milhões de exemplares. 

Em “O homem mais rico da Babilônia” Clason mostra a importância de conhecer o valor do dinheiro para poupar, planejar e potencializar os ganhos.

O livro coloca como referência o sucesso financeiro dos antigos babilônios e apresenta seus segredos para poupar recursos e potencializar os lucros para o futuro e, principalmente, chama a atenção para os perigos de se investir em algo que não se conhece.

Você pode adquirir esse livro clicando aqui.

5. Administração Financeira: Teoria e Prática – Michael C. Ehrhardt e Eugene F. Brigham

“Um entendimento da teoria de finanças é absolutamente essencial para qualquer um que desenvolva e/ou implemente estratégias financeiras efetivas” (Livro Administração Financeira: Teoria e Prática)

Se você está procurando um guia que alie a teoria com a prática nessa lista dos 10 livros para gestão financeira essa sem dúvida é uma das melhores opções.

“Administração Financeira: Teoria e Prática” dos escritores financeiros Michael C. Ehrhardt, Ph.D em finanças na Universidade de Tennessee e Eugene F. Brigham, Ph.D. em finanças pelo Instituto de Tecnologia da Geórgia, faz uma combinação entre o conhecimento e as aplicações dos conceitos de gestão no dia a dia.

A obra traz conceitos básicos sobre o mercado financeiro, análise de risco, possibilidades de investimento, valor temporal do dinheiro e etc. Mas não só isso, tudo no livro é seguido de exemplos reais para contribuir com o entendimento do leitor.

O livro é recomendado tanto para leigos como para especialistas que buscam um conteúdo qualificado para basear sua gestão financeira. Clique aqui para saber mais sobre o livro e comprá-lo.

6. “Do Mil ao Milhão. Sem Cortar o Cafezinho” – Thiago Nigro

“Sem sacrifício não há benefício” (Livro Do Mil ao Milhão)

Thiago Nigro é o criador da plataforma O Primo Rico e seu canal no Youtube já ultrapassou os 3 milhões de inscritos. Seu primeiro livro já ganhou destaque no mercado e figurou entre os livros mais vendidos de 2018.

A obra, que citamos agora entre os 10 livros para gestão financeira, tem como foco a boa gestão do dinheiro.

Para isso, Thiago coloca alguns pilares necessários para que a pessoa consiga pular do mil ao milhão. Ele destaca três como os principais: gastar de forma correta, saber investir e aprender como potencializar os ganhos.

O autor apresenta um pouco da sua experiência como investidor e também assessor de finanças e chama atenção no livro, com dicas práticas, de que a riqueza é possível para quem está disposto a adquirir conhecimento na área de gestão financeira e quer se dedicar.

Confira mais sobre a obra, e compre se desejar, clicando aqui.

7.  Os segredos da mente milionária – T. Harv Eker

“O principal motivo que impede a maioria das pessoas de conseguir o que quer é não saber o que quer” (Livro Os segredos da mente milionária)

Você sabia que uma mentalidade destrutiva pode impactar diretamente no seu fracasso financeiro? Em “Os segredos da mente milionária” o autor e palestrante motivacional, T. Harv Eker, retrata a importância de mudar os hábitos e a mentalidade para alcançar o sucesso financeiro.

Para isso, o autor pega como referência pessoas que conseguiram se tornar modelo de como ganhar dinheiro. Ele apresenta os “arquivos da riqueza” com diversas formas de pensar e também de agir para gerir bem as finanças.

Eker diz que o mais importante é fazer seu dinheiro trabalhar para você, poupando e investindo em vez de estar o tempo todo gastando. Um livro que não podia faltar na nossa lista de 10 livros para gestão financeira.

Para quem quiser comprar o livro é só clicar aqui.

8. Gigantes da estratégia — Michael A. Cusumano, David B. Yoffie

“Olhe para o futuro, raciocine no presente” (Livro Gigantes da estratégia)

Quando falamos de sucesso não podemos nos esquecer de empresas como Apple e Microsoft, ou de pessoas como Steve Jobs e Bill Gates. 

Nessa lista de 10 livros para gestão financeira, “Gigantes da estratégia” examina os sucessos e fracassos de alguns dos principais gênios das últimas décadas.

Quais suas práticas e estratégias na gestão e administração das suas empresas? como conseguiram transformar suas companhias em referências no mercado? 

Michael A. Cusumano e David B. Yoffie apresentam alguns insights que podem ajudar quem busca caminhos para inovar no mercado e para quer quer gerir a empresa de forma assertiva. Para saber mais sobre a obra e adquirir esse livro é só clicar aqui.

9. O Que os Ricos Sabem e Não Contam – Brian Sher

“A riqueza exige equilíbrio em todos os aspectos da vida” (Livro O Que os Ricos Sabem e Não Contam)

Dentro da nossa lista de 10 livros para gestão financeira, “O Que os Ricos Sabem e Não Contam” traz como foco principal maneiras para quem deseja mudar sua realidade financeira.

O autor e empresário, Brian Sher, fundador da The Marketing Corporation, traz em seu livro dicas de como construir, manter e aumentar a riqueza. Sher apresenta estratégias e princípios que os ricos costumam seguir na administração de suas finanças.

Com uma linguagem didática e de fácil entendimento, Sher, busca desmitificar a ideia de que ser rico é para poucos, mostrando que todos podem ser ricos desde que sigam regras e hábitos saudáveis na gestão das próprias finanças. Clique aqui para adquirir a obra.

10. Quem pensa enriquece — Napoleon Hill

“O que a mente do homem pode conceber e acreditar pode ser alcançado” (Livro Quem pensa enriquece)

Assessor de nada mais nada menos do que dois presidentes dos EUA, Napoleon Hill, em “Quem pensa enriquece”, reúne um trabalho árduo de pesquisa, de mais de 20 anos. 

Hill expõe na obra 15 características dos grandes milionários da sua época como Henry Ford, Theodore Roosevelt e Alexander Grand Bell.

O autor revela quais as chaves para alcançar o sucesso financeiro e administrar bem o dinheiro, baseando-se sempre na proposta de que é necessário conhecimento e muito trabalho. 

Ele diz “estimule sua mente com os pensamentos certos e tenha objetivos bem definidos”. “Quem pensa enriquece” pode ser adquirido clicando aqui.

 

Gostou dos 10 livros para gestão financeira que trouxemos para você? Compartilhe esse artigo e ajude mais pessoas a encontrarem formas de gerir bem as próprias finanças. 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.