Os 14 melhores livros de RH para profissionais da área

Investir na leitura é uma excelente escolha para quem quer evoluir como pessoa e crescer profissionalmente. Os livros ensinam, reforçam conceitos, inspiram… Eles nos levam a refletir e estimulam a ação… Por meio dos livros, conhecemos lugares, pessoas e histórias… Viajamos pela nossa imaginação e também pela realidade, que nem sempre é fácil de entender…

E o que não falta é livro de excelente qualidade, nas mais diversas categorias, com autores de primeira. Os livros de RH estão entre eles.

 

O profissional de RH

Já foi o tempo em que o profissional de RH era aquela pessoa que lidava com recrutamento, treinamento, demissão, folha de pagamento, benefícios etc.

Essas atividades ainda fazem parte do cotidiano de RH, é claro. Mas o perfil do profissional diferenciado vai além. As empresas querem, também, um líder com foco e visão ampla e estratégica.

Daí a importância de expandir o leque da leitura, de forma que você possa ampliar a maneira de pensar, ajudando as equipes a alcançarem as metas e contribuindo para aumentar a competitividade da empresa.

Para realizar tudo isso, o profissional tem que estar atualizado, acompanhando o ritmo das mudanças, sempre.

 

Os livros de RH para o profissional moderno

Anote as sugestões (em ordem alfabética) para você ler e se tornar um profissional ainda melhor e diferenciado:

 

A Startup Enxuta – Eric Ries

Você quer saber por que essa obra está entre os livros de RH? Simples. Porque a metodologia da Startup Enxuta, também conhecida como metodologia lean, ajuda empresas a serem mais eficientes, gastar menos e aproveitar ao máximo o seu maior ativo, que são as suas pessoas.

Leitura imperdível!

 

Bom chefe, mau chefe – Robert Sutton

Esse é um jeito bem humorado de aprender a ser um bom líder, analisando os exemplos dos piores chefes. Segundo o autor, que é PhD e professor da universidade de Stanford, esses maus chefes dão uma verdadeira aula do que não se deve fazer, em especial, em situações delicadas, como advertências e até mesmo demissão. Uma pérola.

 

 

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie

Uma lista de livros de RH tem que incluir esse clássico sobre relacionamento interpessoal. Não é por acaso que 70 anos após a primeira edição e mais de 50 milhões de exemplares vendidos a obra continua inovadora e sendo uma das principais referências no âmbito profissional ou pessoal.

E ai? Não perca tempo e acrescente este livro à sua biblioteca 😉

 

Como o Google funciona – Alan Eagle & Eric Schmidt & Jonathan Rosenberg

Por que o Google atrai os melhores profissionais do mercado? Nesse livro, os autores explicam como essa organização focou o seu negócio no capital humano, valorizando os funcionários inteligentes e criativos. Paralelamente, desenvolveu uma cultura única, incorporando no time o orgulho de pertencer à empresa. Leia também “Google a Biografia“.

 

 

Criatividade S.A – Ed Catmul

Criatividade caminha junto com inovação. Nesse livro, o autor dá dicas sobre como construir e desenvolver uma cultura de criatividade na empresa e disponibiliza, também, uma coleção de ideias sobre como despertar e manter a sua criatividade e de seu time, estimulando a ousadia e renegando a convenção.

Bacana né?

 

Execução: A Disciplina para Atingir Resultados – Ram Charan & Larry Bossid

Os autores explicam porque um diálogo consistente sobre pessoas, estratégias e operações gera uma empresa baseada em honestidade e realismo. Ram Charan, doutor pela universidade de Harvard, escreveu 13 best-sellers na área de gerenciamento e liderança. Larry Bossidy é autor de diversos livros de RH. Percebeu o peso que essa obra carrega?

 

 

Feitas para Vencer – Jim Collins

Esse best-seller se baseia nos exemplos reais de inúmeras empresas que saíram do status de medíocres, ou até mesmo ruins, para excelentes. Quais são as características comuns e os segredos que levaram essas organizações ao sucesso? A resposta é resultado de uma pesquisa detalhada e que todo profissional de RH deve conhecer.

 

 

Foco – Daniel Goleman

Para ser bem sucedido, produtivo e ter relacionamentos pessoais e profissionais duradouros, é preciso desenvolver seu foco – uma habilidade esquecida, mas bastante valiosa. À medida que o mundo evolui aceleradamente, torna-se cada vez mais fácil distrair-se, isolar-se e sentir-se perdido com tanta informação e tantas coisas acontecendo.

 

 

Gestão de Pessoas: Um Novo Papel de Recursos Humanos nas Organizações – Idalberto Chiavenato

O livro foca nos desafios da gestão de pessoas e leva o leitor a refletir sobre seis ações que se conectam em rede: agregar, recompensar, desenvolver, monitorar, manter e aplicar pessoas. Esse é um dos livros de RH que não pode faltar na sua biblioteca.

 

 

Inteligência Emocional – Daniel Goleman

Neste best-seller fascinante, o autor revoluciona conceitos e mostra que um QI de três dígitos não é garantia de sucesso e felicidade. Para ele, a inteligência está ligada à forma como controlamos nossas emoções. A falta dessa habilidade pode jogar ladeira abaixo até mesmo uma carreira promissora.

 

 

Obrigado pelo Feedback – Douglas Stone & Sheila Heen

Os autores criticam o jeito tradicional de dar feedback que, segundo eles, está totalmente errado e não gera resultados positivos. O mais inteligente é educar os receptores – tanto no trabalho quanto nas relações pessoais. Este é um excelente livro de RH, focado em liderança, comportamento organizacional e educação.

 

 

O Monge e o Executivo – James Hunter

Na lista de livros de RH, os temas focados em liderança têm lugar de destaque. Afinal, qual o conceito de líder? O que é ser um bom líder? Como fazer seguidores? Por meio de questionamentos, autoanálise e de uma visão por diferentes ângulos, os autores constroem os conceitos de bondade, generosidade, humildade, respondendo as questões acima.

 

 

Paixão por Vencer – Jack Welch

O estilo honesto e direto de Jack Welch se tornou referência em gestão, sempre mantendo o foco nas pessoas, trabalho em equipe e lucros. Nessa obra, ele nos traz dicas fantásticas e apresenta um jeito único de pensar, que nos permite entender como gerir para o sucesso. Uma excelente opção na lista de livros de RH, para para ser lido e relido.

 

 

The Power of People – Nigel Guenole & Jonathan Ferrar & Sheri Feinzing

Esse é um livro de RH que você precisa ler. Você aprenderá sobre sucesso por meio do gerenciamento de dados de práticas recomendadas, uso de tecnologia, parceria e desenvolvimento de habilidades. Descobrirá como ter mais valor, estabelecendo uma mentalidade analítica em todo o RH e desenvolvendo duas habilidades principais: narrativa e visualização.

 

 

As inúmeras opções de livros de RH

Essa é uma valiosa lista de livros de RH que selecionamos para você. Mas existem muitas outras preciosidades que podem ser fortes aliadas no seu cotidiano de trabalho, colocando-o em posição de destaque no mercado.

O importante é não parar nunca. O aprendizado deve ser contínuo e você pode optar pelos livros tradicionais ou a leitura online.

A plataforma 12Min, por exemplo, tem uma grande variedade de resumos de obras em diferentes categorias, como Gestão & Liderança; Produtividade; Motivação & Inspiração e muitas outras.

Você sempre vai encontrar livros de RH para multiplicar os seus conhecimentos. Invista nesse diferencial!

Boa leitura!

 

Esse artigo foi escrito pela equipe de conteúdo do 12Minutos, a plataforma que seleciona, lê e resume os mais importantes livros de não ficção, transformando-os em microbooks e audiobooks. Baixe agora o app na Play Store ou na App Store e bons aprendizados!

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *