LinkedIn Stories

LinkedIn Stories: 5 dicas de como usar e quais os benefícios

O LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, agora conta com mais uma ferramenta promissora para profissionais e empresas: o LinkedIn stories.

O Brasil, 4º maior país na plataforma, foi o escolhido para ser o primeiro a testar o novo recurso, que permite o compartilhamento de fotos e vídeos s que desaparecem após 24h.

Linkedin stories

Fonte: Meio&Mensagem

Mas, afinal, como utilizar o LinkedIn Stories para empresas de forma adequada?

O que postar?

Como interagir com o público?

Continue lendo o artigo e descubra tudo o que você pode fazer para ter sucesso com o novo Linkedin stories!

O que é o LinkedIn Stories?

O LinkedIn Stories é um novo recurso da rede social que permite ao usuário postar fotos e vídeos de até 20 segundos, que desaparecem 24 horas após a publicação.

Também é possível adicionar legendas, emojis e figurinhas aos conteúdos, a fim de torná-los mais atrativos aos seguidores.

O formato está longe de ser novidade nas redes sociais. Surgido no Snapchat, ele ganhou ainda mais alcance no Instagram e depois foi replicado no Facebook, WhatsApp e Twitter, finalmente chegando ao LinkedIn.

No entanto, mesmo com as semelhanças, planejar como utilizar o LinkedIn Stories para empresas requer um cuidado diferente em relação às outras redes.

Isso porque, apesar dos stories pedirem posts mais descontraídos, o ambiente do LinkedIn é mais formal do que em qualquer uma das plataformas citadas.

Por isso, é preciso equilibrar bem o tom de voz utilizado, encontrando maneiras divertidas de publicar conteúdo profissional, mas sem parecer forçado ou exagerado.

Utilizando da forma correta, é possível se beneficiar do LinkedIn Stories de várias maneiras. O recurso é ótimo, por exemplo, para fazer marketing pessoal, postando dicas e bastidores do seu dia a dia de trabalho.

O LinkedIn Stories para empresas amplia as possibilidades de criar conteúdo relevante e aumentar o alcance do negócio. É possível, por exemplo:

  • anunciar novidades,
  • mostrar a rotina do escritório,
  • gerar informações de valor para os seguidores,
  • nutrir e engajar quem acompanha seu trabalho,
  • estreitar os relacionamentos.

>> Quer saber mais sobre essa rede social cheia de oportunidades? Confira este outro post do blog: Para que serve o LinkedIn? 3 razões para investir no seu perfil <<

Como utilizar o LinkedIn Stories?

Saber como utilizar o LinkedIn Stories envolve compreender os interesses do público, identificando os conteúdos certos para atender às suas necessidades.

Esta é uma grande oportunidade de criar um diálogo mais próximo com suas conexões na rede, sejam eles colegas, clientes ou parceiros.

Por isso, sempre leve em conta com quem você está falando e por que você quer chamar a atenção dessas pessoas.

Com isso em mente, separamos algumas dicas valiosas para começar a criar conteúdo para o LinkedIn Stories:

  1. Poste dicas profissionais
  2. Compartilhe eventos em tempo real
  3. Faça uma sessão de perguntas e respostas
  4. Compartilhe novidades sobre produtos e serviços
  5. Divulgue vagas

Como aplicar cada uma? Confira a seguir!

1. Poste dicas profissionais

Os stories são o formato perfeito para você mostrar seus conhecimentos profissionais de maneira divertida e atrativa. Podem ser dicas de várias áreas de interesse profissional como:

Quem está no LinkedIn está sempre disposto a aprender algo, então há grandes chances desse tipo de conteúdo engajar muita gente.

Lembre-se de ser o mais simples e dinâmico possível. Para isso:

  • mantenha os textos curtos,
  • crie um slide por tópico,
  • utilize os recursos visuais da plataforma, como emojis e figurinhas, mas sem exagerar nos elementos para não poluir o layout.

2. Compartilhe eventos em tempo real

O tempo que os stories ficam no ar é o ideal para compartilhar eventos que estejam acontecendo em tempo real, já que passa uma sensação de urgência e de notícia quente. 

Por isso, sempre utilize a ferramenta para postar momentos como:

  • cerimônias de premiação,
  • convenções corporativas,
  • grandes anúncios e outros acontecimentos interessantes da empresa onde você trabalha ou da qual é dono.

Outra boa dica é recorrer ao LinkedIn stories para aumentar a expectativa por esses eventos. É possível, por exemplo:

  • soltar teasers com recados de líderes,
  • detalhes da programação,
  • outras informações importantes, a fim de aumentar o interesse e o engajamento do time.

3. Faça uma sessão de perguntas e respostas

Assim como no Instagram, fazer uma sessão de perguntas e respostas é uma ótima forma de utilizar o LinkedIn Stories. Mas, ao invés de temas pessoais, fale sobre assuntos ligados à sua a empresa, atividade profissional, mercado de trabalho, entre outros.

Além de ser um conteúdo interativo, esse é um bom caminho para mostrar um lado mais humano e autêntico na rede social, construindo afinidade com seus seguidores.

Para colocar a ideia em prática, defina um tema específico e convide o público para enviar as perguntas com antecedência, por mensagem direta ou comentários de um post no feed.

4. Compartilhe novidades sobre produtos e serviços

O LinkedIn Stories pode ser usado como um espaço extra e para a divulgação de produtos e serviços. Por isso, mesmo que você fale sobre o assunto nos posts do feed, divulgue-os também nos stories, sempre adaptando o conteúdo e a linguagem.

Nem sempre o público que consome os posts convencionais é o mesmo que está nos stories.

Utilizando os dois canais, você amplia o alcance o seu conteúdo, fazendo-o chegar a uma parcela maior do público.

5. Divulgue vagas

O LinkedIn stories pode ser uma das formas de como divulgar vagas de emprego.

Pense bem: muita gente acessa essa rede social com o objetivo de buscar vagas ou candidatos para preenchê-las.

Então, por que não usar esse recurso como mais uma forma de colocar as oportunidades em evidência?

É claro que não será possível resumir toda a job description em um story de 20 segundos. Mas fazer uma chamada simples sobre a vaga com um link para mais informações pode funcionar muito bem, tanto para quem busca emprego quanto para quem procura novos talentos..

Agora que você já sabe como utilizar o LinkedIn Stories, que tal colocar o que aprendeu em prática?

A novidade vem se mostrando a melhor forma de compartilhar o seu dia a dia profissional e estreitar o relacionamento com suas conexões na rede.

Mas lembre-se: nada de fotos na praia, memes ou temas polêmicos. Para extrair o melhor da ferramenta, é preciso saber ser descontraído sem se esquecer de que está em um ambiente profissional.

Tecnologia para atrais talentos para a empresa

Como falamos acima, o LinkedIn stories (bem como todo o LinkedIn) também pode ser usado como uma ferramenta de divulgação de vagas de emprego e atração de talentos.

Se esse é um dos objetivos da sua empresa saiba que existem outras formas de usar a tecnologia para atrair e reter talentos usando, por exemplo, o modelo de pagamento de salário on demand como benefício corporativo.

Atualmente o modelo de pagamento de salário sob demanda está chamando a atenção de talentos das novas e mais experientes gerações por oferece maior flexibilidade e apoio financeiro para os colaboradores.

Trata-se de um benefício corporativo realmente eficaz para a atração e retenção de talentos, afinal, quem não quer ter a possibilidade de sacar o salário quando precisa?

O Xerpay é um aplicativo que permite que os colaboradores antecipem parte de seus salários quando quiserem de forma simples e instantânea. Acredite, os benefícios para a empresa também são muitos.

Além de oferecer um benefício a que gera baixo custo para a organização, o salário sob demanda é a resposta para a pergunta: como diminuir o seu turnover, aumentar a sua produtividade e atrair mais talentos?

Em consequência também reduz gastos da empresa com demissões e acordo trabalhistas.

A integração é rápida e simples. Assim que seus funcionários se cadastrarem, eles podem fazer saques imediatamente.

Fale com um especialista e descubra ainda mais ganhos que a sua empresa pode ter ao oferecer um benefício como o Xerpay.

 

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