Inscreva-se

Liderar uma equipe: aprenda a desenvolver uma liderança de sucesso!
Cultura da Empresa

Liderar uma equipe: aprenda a desenvolver uma liderança de sucesso!

O trabalho de liderar uma equipe não é uma tarefa simples, exige diversas competências e habilidades específicas do profissional para que o público interno queira segui-lo. Alguns passos para liderar uma equipe com eficiência são:

  • ter uma visão ampla do negócio;
  • conseguir se adaptar facilmente;
  • identificar outros líderes;
  • focar na motivação para aumentar a produtividade;
  • incentivar o aprendizado contínuo;
  • ser empático;
  • ser bom comunicador;
  • saber avaliar o time.

Sua liderança realmente veste a camisa da empresa? Eles estão preparados para guiar seus negócios? Confira a seguir quais são as competências que esses profissionais devem ter!

 

Qual é o papel e importância do líder na empresa?

Os líderes de uma empresa possuem papel fundamental para os resultados do negócio. Eles são responsáveis por disseminar a cultura organizacional para os demais e engajar suas equipes.

Graças a uma liderança competente, sua organização pode se destacar das concorrentes no mercado que estão, cada dia, mais competitivos. Para isso, a liderança deve ser capaz de transmitir a missão, visão e valores do seu negócio, para aliar o trabalho dos empregados aos objetivos da empresa.

Dificilmente, as empresas encontram profissionais prontos para ocupar esse papel, pois é necessário que ele se desenvolva estrategicamente para atender os objetivos da companhia. No entanto, muitas companhias ainda têm dificuldade em entender a importância de contar com um programa de desenvolvimento de liderança.

A pesquisa feita pela Hunter Consulting Group, mostra exatamente isso. De acordo com ela, as empresas brasileiras consideram a capacidade para desenvolver talentos a principal competência desejada em um líder. No entanto, apenas 31% possuem equipes com essa habilidade.

Esse estudo ainda mostra que a falta de disposição para assumir riscos e de capacidade para inspirar colaboradores estão entre os problemas mais recorrentes.

Portanto, formar profissionais capacitados para liderar uma equipe pode se tornar uma estratégia fundamental para quem deseja obter resultados positivos nos negócios.

Após finalizar a leitura, recomendamos que você baixe esse eBook gratuito. Nele, você entenderá estratégias eficazes para reter os melhores talentos. Responda o formulário e receba agora mesmo:


Qual a função do líder de uma equipe?

O líder é o responsável por motivar e ajudar o aprimoramento profissional dos funcionários. Apenas assim, será possível contar com uma equipe integrada e otimizada ao desempenhar suas funções no dia a dia.

Portanto, ele deve ser o mediador entre as estratégias da corporação e o dia a dia dos colaboradores. Isso é um dos pontos mais importantes na função do líder de uma equipe.

Um estudo realizado pela Agência Ação Integrada aponta que 66% dos próprios líderes se veem como o principal canal de comunicação entre empresa e colaboradores. Além disso, 84% acreditam que as informações compartilhadas por eles são as mais lembradas por seus colaboradores.

Como você pode ver, a influência do líder é extremamente forte em relação às ações de sua equipe. Isso exige um verdadeiro guia, capaz de ensinar e desenvolver as qualidades dos colaboradores.

Dessa forma, ao ganhar a confiança de seu time, obtendo êxito em sua tarefa, o desempenho da equipe melhora, o engajamento dos colaboradores aumenta e a empresa consegue colher mais resultados positivos.

Porém, para que esse objetivo seja alcançado é necessário que o líder tome algumas atitudes. Confira quais são elas a seguir:

 

Como liderar uma equipe?

1. Ter uma visão ampla do negócio

O líder deve ser um representante da organização. Para isso, é necessário entender como os setores, processos e a empresa como um todo funcionam. Ele deve garantir que sua equipe trabalhe de forma integrada com os demais times.

Além disso, ter uma visão geral da corporação, garante que ele seja capaz de repassar a cultura organizacional, fazer o controle do planejamento, orientando os demais empregados a seguirem os objetivos definidos.

 

2. Conseguir se adaptar facilmente

A capacidade de se adaptar e ser flexível diante dos possíveis desafios que surgirem também é crucial. Para liderar uma equipe, é necessário estar aberto a mudanças e pronto para tomar decisões importantes frente aos diversos cenários do mercado.

Além disso, a flexibilidade permite que o líder ouça a opinião de toda a sua equipe e saiba trabalhar com pessoas com conceitos diferentes, equilibrando o ambiente e convívio de todos.

 

3. Identificar outros líderes

O profissional que lidera deve acompanhar o trabalho dos outros empregados e não se focar apenas em suas atividades. Ele precisa incentivar seus subordinados a se desenvolverem profissionalmente para alcançar melhores resultados. É nesse trabalho que o líder pode detectar funcionários com competência para liderar.

Para identificar novos líderes, ele deve observar constantemente seu time para descobrir quais os pontos fortes e fracos de cada um. Ele deve ajudá-los a trabalhar suas qualidades e deficiências.

Assim, é possível focar nas competências fundamentais para se liderar uma equipe, como boa comunicação, capacidade de organização e proatividade.

 

4. Focar na motivação para aumentar a produtividade

Além de desenvolver seu time para liderar, esse profissional precisa mantê-los motivados para que suas habilidades sejam transformadas em resultados. Por isso, é importante colocar em prática ações motivacionais para que o time se torne mais satisfeito e produtivo.

Isso pode ser feito por meio de programas de benefícios, premiações, feedbacks positivos, entre outras formas.

 

5. Incentivar o aprendizado contínuo

Para liderar uma equipe, é crucial se manter atualizado. Um bom líder deve buscar sempre por novos conhecimentos para aprimorar suas habilidades. Da mesma forma, que se preocupa com o futuro de sua carreira, ele tem o papel de incentivar a educação profissional de sua equipe. Isso irá ajudar ainda na formação de novos líderes.

 

6. Ser empático

Há uma grande diferença entre ser chefe e líder. O primeiro, muitas vezes é temido por seus subordinados, ao invés de ser respeitado. Portanto, para liderar uma equipe, o profissional deve saber que não basta dar ordens.

Ele precisa ser compreensivo e agradável com todos para conseguir ganhar a confiança de seus liderados. Dessa forma, eles se sentem mais confortáveis para falar sobre suas dificuldades e problemas profissionais.

 

7. Ser bom comunicador

A liderança exige um bom comunicador. Todo líder deve saber se comunicar muito bem, seja com seus subordinados ou superiores. Ele deve conseguir ser claro também por meios digitais, como intranet, e-mail, chats e redes sociais corporativas para não passar informações confusas.

O líder deve usar essa habilidade a favor da empresa, realizando reuniões periódicas com seus subordinados, comentando e debatendo assuntos relevantes para o trabalho. É por meio de seu discurso que ele será capaz de convencer seu time a vestir a camisa da empresa e se tornar um verdadeiro aliado dos negócios.

 

8. Saber avaliar o time

Líderes bem-sucedidos além de delegar funções, devem ser capazes de avaliar os resultados de seu time, bem como serem avaliados. Portanto, é importante analisar o desempenho de todos para fornecer feedbacks construtivos.

Para liderar uma equipe o profissional deve reconhecer e elogiar quando o funcionário tiver resultados positivos. Mas também ter pulso firme para abordar assuntos delicados, como falhas e erros. Ele deve estar pronto para ajudar os membros do time com resultados baixos, ajudando-os a encontrar saídas para os problemas.

 

A capacidade para liderar uma equipe pode até ser um talento nato ou ser desenvolvido individualmente. No entanto, a participação de sua empresa é fundamental para que seus líderes sejam verdadeiros gestores de seu negócio. Assim, ao assumirem esse papel, conseguirão entender melhor como atingir os melhores resultados.

Gostou dessas dicas sobre como liderar uma equipe melhor? Siga a Xerpa no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e acompanhe outros conteúdos interessantes!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *