Entenda a importância da liderança e motivação nas organizações!

Liderança e motivação nas organizações

Sua empresa tem alguma estratégia para manter os colaboradores motivados? Se a resposta for negativa, está na hora de mudar essa situação. Cabe aos líderes manterem suas equipes satisfeitas e produtivas e, justamente por isso, liderança e motivação nas organizações devem andar lado a lado.

A motivação do time deve ser uma das prioridades de qualquer organização, visto que o bom desempenho do profissional interfere diretamente em todos os resultados alcançados pela companhia.

Para que você entenda melhor a importância de ter bons líderes e funcionários motivados, preparamos este post com alguns pontos importantes sobre o assunto. Tais como:

  • Panorama da liderança e motivação nas organizações?;
  • Qual a importância da liderança na motivação de equipes?;
  • Como medir a motivação dos funcionários?;
  • Como aumentar a motivação dos funcionários?

A união entre as lideranças e a motivação das equipes nas organizações é a fórmula perfeita para garantir que metas sejam cumpridas e resultados conquistados.

Em um mercado tão competitivo como o atual, esse pode ser o diferencial para sair na frente dos concorrentes. Quer saber como fazer isso? Então, vamos lá!

Panorama da liderança e motivação nas organizações

Os colaboradores são os principais responsáveis por colocar em prática todos os ideais da organização, além de realizarem um trabalho ímpar para que as metas esperadas sejam atingidas.

Por isso, a relação entre líderes e funcionários é um ponto vital para o crescimento de uma empresa. Fora a boa gestão, o líder deve ser considerado fonte de inspiração para aumentar a produtividade de seu time. 

De que adianta contar com uma equipe tecnicamente qualificada se os profissionais não se sentem estimulados a utilizar sua capacidade para atingir os objetivos da empresa?

Uma pesquisa realizada pela consultoria empresarial Deloitte em 2019, por exemplo, mostra que 49% dos jovens profissionais pretendem trocar de emprego nos próximos dois anos. Esse alto número demonstra a necessidade urgente de que as organizações passem a oferecer ambientes de trabalho mais atrativos e que tenham líderes capacitados para motivar suas equipes.

Qual a importância da liderança na motivação de equipes?

Agora que você já compreende a importância da motivação nas empresas, é o momento de entender a fundo a postura do líder perante sua equipe.

Há inúmeras pesquisas que comprovam a relação entre motivação e produtividade no trabalho. De acordo com um estudo da Right Management, uma empresa de consultoria especializada em gestão de pessoas, os profissionais que se sentem motivados são 50% mais produtivos que os demais.

Além dos benefícios relacionados à produtividade dos colaboradores, a motivação é peça-chave na retenção de talentos. Ela ainda contribui para a redução de turnover e abstenção de funcionários. 

A liderança é um processo de influenciar pessoas e direcioná-las a um objetivo em comum. Portanto, um líder precisa conhecer o que motiva seus subordinados para que seja possível conduzir seu grupo.

Mais do que orientar pessoas e coordenar processos, um bom líder motiva e incentiva seu time. Ele é responsável, também, pelo suporte necessário ao desenvolvimento de cada membro de sua equipe, de modo que os mantenha na concretização de suas tarefas.

Lideranças inspiradoras são capazes de tornar o ambiente empresarial mais positivo. É possível evitar que o clima organizacional fique pesado e que os colaboradores tornem-se insatisfeitos e improdutivos. Pelos motivos citados acima, é indispensável a importância da liderança na motivação das equipes.  

Como medir a motivação dos funcionários?

Para acompanhar a evolução dessa estratégia e saber que a liderança está cumprindo com seu papel, é preciso que líderes saibam como medir a motivação dos funcionários.

Para isso, alguns indicadores das atividades diárias dos colaboradores ajudarão nessa tarefa. Veja a seguir:

Produtividade diária

Como já citamos anteriormente, pessoas motivadas produzem mais. Portanto, é possível medir a motivação dos funcionários por meio da produtividade diária conjunta e individual.

O líder pode acompanhar o desenvolvimento das tarefas planejadas para a semana e o tempo que elas levam para serem concluídas. 

  • Há atrasos na entrega de atividades?
  • Os colaboradores estão concluindo seus afazeres antes do planejado?
  • A qualidade das entregas está superior?

Há diversos fatores que podem ser utilizados para medir a produção diária e, assim, medir a motivação dos funcionários.

Net Promoter Score (NPS) interno

Provavelmente você já ouviu falar do NPS. É um tipo de métrica muito valiosa que ajuda empresas a acompanhar a satisfação de seus consumidores e contribuir na fidelização de clientes. 

Além disso, ela pode ser aplicada internamente com os funcionários. Nesse contexto, ela é conhecida como e-NPS que é a sigla de Employee Net Promoter Score.

A e-NPS é capaz de mensurar a satisfação da força de trabalho em relação à empresa. Por isso, é um excelente indicador para medir a motivação dos colaboradores.

Quer entender melhor como colocar em prática o e-NPS com sua equipe? Leia também: e-NPS: o que é? Entenda porque medir esse indicador de satisfação dos colaboradores

Nível de retenção de funcionários

Outra forma de saber como medir a motivação dos funcionários é analisando o nível de retenção de talentos na empresa. 

Quando as taxas de turnover estão altas é sinal de que os colaboradores não se sentem estimulados a continuar em seus empregos. Desse modo, preferem procurar outras oportunidades no mercado e acabam pedindo demissão.

Nível de absenteísmo

Outro indicador importante para conhecer o nível de satisfação no trabalho é a taxa de absenteísmo, que nada mais é do que a fórmula usada na gestão de pessoas para mensurar as faltas dos empregados.

Para chegar nesse resultado, é analisado o índice das constantes faltas de um empregado e o quanto isso prejudica a empresa e os demais membros da equipe. 

Quando um colaborador está motivado, ele evita, ao máximo, faltar em seu trabalho, o que reduz consideravelmente o nível de absenteísmo.

Como aumentar a motivação dos funcionários?

Como você pôde perceber, liderança e motivação nas organizações estão totalmente ligadas. Portanto, é possível que os líderes coloquem algumas medidas em prática para aumentar a motivação dos funcionários nas empresas.

Confira a seguir as 4 dicas que preparamos para você:

1. Estimule a integração da equipe

A forma como os colaboradores trabalham e interagem é fundamental para manter um ambiente tranquilo e de união. Portanto, é muito importante estimular a integração do time.

Quando todos estão trabalhando de forma compartilhada em prol de um objetivo em comum, é possível perceber que a a equipe, como um todo, fica mais motivada. 

Portanto, a liderança pode propor algumas ações para estimular a integração, como a realização de happy hours semanais para os colegas conversarem e se conhecerem melhor de forma descontraída. 

Além disso, é possível realizar pequenas comemorações internas quando alguma meta em grupo é atingida. Esse tipo de atitude motiva ainda mais o trabalhador a entregar um bom trabalho.

2. Reconheça as qualidades dos colaboradores

Não há nada que desestimule mais um profissional do que desempenhar um bom trabalho e não ser reconhecido na empresa. Experiências como essa podem despertar o interesse na busca de novas oportunidades no mercado.

Por outro lado, quando a liderança está sempre acompanhando o desenvolvimento profissional de seu time e reconhecendo o esforço de cada um, o nível de motivação tende a aumentar.

Logo, o líder deve elogiar as qualidades de seus liderados sempre que possível, agradecer pelos bons serviços prestados, entre outras ações que mostram que a empresa reconhece o trabalho de cada um.

Além de aumentar a motivação dos funcionários, esse reconhecimento aumenta o sentimento de pertencimento, igualmente importante para o sucesso de uma empresa.

3. Otimize a cultura organizacional

Mais do que ações isoladas, a liderança e motivação nas organizações devem fazer parte da  cultura organizacional. É importante que as ações em prol da motivação sejam estimuladas e disseminadas entre os gestores. 

Desse modo, a alta administração deve ter como um de seus objetivos estimular e aumentar a motivação dos funcionários, o que se torna rotineiro e natural para a organização.

Para otimizar a cultura organizacional e estimular os colaboradores desde o início, é possível colocar algumas ações em prática, como a criação de um kit de boas-vindas para os recém-contratados. Esse tipo de iniciativa faz com que os novos colaboradores iniciem seu trabalho já com uma visão positiva sobre a empresa.

4. Ouça os colaboradores

Um dos passos mais importantes é com certeza ouvir a opinião dos funcionários. Afinal de contas, quem mais pode garantir quais ações são ou não motivadoras, senão os próprios colaboradores?

O líder deve, então, ouvir atentamente e anotar as ideias e sugestões dadas por sua equipe. Ele deve levar essas opiniões em consideração para criar as melhores estratégias que serão aplicadas no dia a dia.

Desse modo, os colaboradores se sentem mais felizes e úteis, percebendo que as opiniões deles são importantes para a organização.

Essas são apenas algumas dicas para que você saiba como aumentar a motivação dos funcionários. É possível realizar diversas outras ações, como feedbacks periódicos, investir em treinamentos e cursos, abrir oportunidades para o desenvolvimento da equipe e muito mais. 

Agora que você entende porque a liderança e a motivação nas organizações são extremamente importantes, que tal acompanhar outros conteúdos educativos?

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