inteligência cultural

Entenda como a inteligência cultural pode ser uma vantagem para a sua empresa

Exercitar a inteligência cultural de sua equipe faz com que as viagens internacionais, necessárias para o desenvolvimento da organização, transcorram sem incidentes desrespeitosos porque o seu representante não estava a par da cultura e dos costumes das pessoas com quem ele sentou-se à mesa de reuniões.

 

Quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma visita à rainha Elizabeth, no Reino Unido, as negociatas internacionais ficaram em segundo plano, já que as manchetes davam conta da gafe cometida pelo governante ao caminhar à frente da rainha. Isso evidencia a importância da inteligência cultural.

Por meio dela, as viagens internacionais que os seus colaboradores empreendem no dia a dia tornam-se mais seguras no que diz respeito a eventuais desrespeitos não-intencionais, como o cometido por Trump.

E não se engane: cada cultura tem as suas particularidades. E isso inclui hábitos que, para muitos, é algo corriqueiro ou banal — e até mesmo repugnante —, mas que é de grande valia para outras nações.

Portanto, entenda aqui a importância da inteligência cultural, e como disseminá-la na rotina de sua empresa!

Os desafios e riscos da inteligência cultural

Especialistas de RH e os líderes de cada equipe pode se atentar mais às características dos seus talentos que, internamente, aumentam os resultados da empresa, mas pecam nas reuniões internacionais.

Em geral, isso acontece porque esses colaboradores entendem a fundo as características das pessoas do outro lado da mesa. E, quando se trata de uma ocasião em terras estrangeiras, tanto a evolução da conversa quanto a abordagem e a linguagem corporal são completamente diferentes.

Inclusive, já tem estudo de mercado destacando o desafio dessas estrelas que, em ambiente nativo se destaca, e enfrentam um estranhamento maior quando não estão em uma “zona de conforto”.

Isso ocorre porque, em geral, eles estão acostumados a serem os observadores, do local, e não precisam se esforçar para encaixarem-se no ambiente.

Vale destacar que essas reuniões vexaminosas podem constranger não apenas o profissional, mas a reputação da marca. E, quando falamos em tempos modernos como os nossos, é fácil entender a possibilidade de um incidente desses viralizar e causar um desconforto maior entre os envolvidos.

A importância em desenvolver a inteligência cultural

Se a sua empresa se envolve em muitas conversas internacionais, com visitas lá e cá com frequência, o desenvolvimento da inteligência cultural se faz absolutamente necessário.

Portanto, não considere esse exercício contínuo como uma medida preventiva, exclusivamente, mas um trabalho de aumentar o valor cultural da sua organização e expandir essa relevância para os seus recursos humanos.

Isso, por consequência, tem tudo para impactar positivamente o resultado financeiro da empresa, ampliar os horizontes comerciais que vocês podem estar de olho em curto, médio e longo prazo, melhorar os aspectos evolutivos dos profissionais e, claro, garantir que os seus interlocutores sejam tratados com o máximo possível de respeito.

Então, dê uma conferida em nossas dicas para você desenvolver a inteligência cultural na sua empresa:

  • faça um teste de inteligência cultura com as pessoas que mais se envolvem com negociantes estrangeiros, e identifique como é o nível médio de conhecimento deles;
  • compartilhe os resultados, e aponte onde os pontos de melhoria devem ser focados com mais urgência e afinco;
  • desenvolva atividades para que os colaboradores aprendam e se engajem juntos com a teoria e a prática. Assim, todos vão se sentir parte dessa mudança, sem a necessidade de constranger alguém que tenha obtido um resultado inferior ao de outro colega de trabalho.

Deu para entender como a inteligência cultural é importante, para as organizações, e quais são os primeiros passos para a sua implementação? Agora, coloque esse trabalho em curtíssimo prazo, e compartilhe o nosso post nas suas redes sociais. Assim, seus colegas e gestor vão também se envolver no projeto e facilitar a sua implementação!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.