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Como a Inteligência Artificial humaniza o RH?

Automatizar, agilizar e tornar os processos mais assertivos. Quando falamos de RH e de automatização esses são os principais objetivos a serem alcançados. Mas será que a inteligência artificial humaniza o RH?

Essa é a grande questão que tanto as empresas como os profissionais do setor fazem todos os dias. Além de se perguntarem se a IA pode substituir todo o fator humano do RH?

Um estudo recente da Oracle mostrou que mais de 1/3 dos profissionais acredita que a IA tem a capacidade de potencializar as experiências de clientes e funcionários.

No caso do RH a IA tem o poder de impactar diretamente em contratações mais assertivas, processos mais precisos e rápidos e consequentemente traz maiores resultados e chances de retenção de talentos.

Ou seja, quando se fala que a inteligência artificial humaniza o RH, estamos dizendo que a tecnologia é capaz de abrir espaço para que os profissionais dessa área se dediquem mais a gestão de pessoas e menos a rotinas burocráticas e repetitivas. 

Neste artigo vamos falar sobre como a inteligência Artificial humaniza o RH e em quais itens ela impacta diretamente a empresa. Confira!

A relação do RH e a IA

O RH passou por uma grande transformação nos últimos anos. Com o avanço da tecnologia a busca pela “perfeição” se tornou quase que palpável.

Isso porque por meio da automatização do setor muitos problemas foram sanados e corrigidos, permitindo maior assertividade em decisões e em processos rotineiros do setor.

Afinal, a IA tem a capacidade de proporcionar maior tempo aos profissionais desse setor para se dedicarem a ações que realmente importam na gestão de pessoas. E tempo no mercado atual é sinal de dinheiro.

Portanto, dizer que a inteligência artificial humaniza o RH é mais correto do que dizer que ela tomará o lugar dos humanos. Ela deve ser vista como uma ferramenta de apoio e suporte totalmente benéfica se bem utilizada.

5 pontos em que a IA humaniza o RH

Diante desse cenário em que podemos dizer que a inteligência artificial humaniza o RH, elencamos alguns dos pontos de destaque que contribuem para essa humanização. Confira abaixo os principais.

1. Otimiza a análise de perfil dos candidatos

Uma das rotinas que mais toma tempo dos profissionais de RH é o processo de recrutamento

Olhar currículo por currículo, analisar quais perfis se encaixam com o que você procura e acertar a mão na hora de escolher não é tarefa fácil, ainda mais se o processo for manual.

Com a evolução tecnológica a otimização na análise de perfil dos candidatos se tornou rápida e muito mais precisa. Nesse caso podemos dizer que a inteligência artificial humaniza o RH, pois, ela permite uma análise mais estratégica na escolha.

Para exemplificar, atualmente diversos sites de recrutamento, selecionam perfis de forma automática e repassam as empresas conforme as diretrizes e características que a empresa busca. 

Em poucos cliques a empresa tem perfis de candidatos muito próximos a sua necessidade.O que você demoraria horas para fazer, com a IA pode ser feito em minutos.  

2. Personaliza a jornada do colaborador

Os profissionais do mercado atual querem ser tratados de forma diferenciada e individualizada. Uma vez que, o que pode ser bom para um pode não ser para outro.

Com a IA existe uma gama de informações de cada funcionário que é levantada constantemente capaz de permitir a empresa detectar as necessidades de cada um, individualmente.

E não só isso, com a IA o RH tem um suporte maior para que os colaboradores resolvam seus problemas na empresa de maneira mais eficaz. 

Diminuindo as chances de erro nas execuções de tarefas e proporcionando ao próprio RH mais tempo para questões estratégicas. Se inteligência artificial humaniza o RH a personalização da jornada do colaborador é parte fundamental dessa experiência.

3. Flexibiliza as jornadas de trabalho

Trabalhar em home-office se tornou uma tendência, graças a flexibilização das jornadas de trabalho que as empresas adotaram. Nos últimos três anos segundo pesquisa da empresa Robert Half, o trabalho em home-office teve aumento de 47%.

Isso demonstra uma aceitação maior tanto dos funcionários como das empresas para jornadas de trabalho flexíveis, que focam muito mais nos resultados do que nas horas trabalhadas. Propondo inclusive jornadas mais curtas, trabalho remoto e etc.

A jornada flexível inclusive foi tema do nosso blog no artigo Jornada de trabalho flexível: o que é, vantagens, desvantagens e como fazer.

Mas o que a IA tem a ver com isso e como a inteligência artificial humaniza o RH neste sentido? Simples, essa flexibilidade ocorre também graças a tecnologia.

Reuniões antes presenciais podem ser feitas via Skype, dados do trabalho podem ser acessados de qualquer lugar na nuvem, o e-mail pode suprir alguma demanda, sem contar os diversos softwares de gestão que permitem um acompanhamento do trabalho.

4. Proporciona uma avaliação de desempenho de forma eficaz

Uma boa avaliação de desempenho no atual mercado não só depende de uma visão crítica e justa dos líderes, mas de algo mais concreto e palpável. Neste sentido os softwares de desempenho podem ajudar.

Visto que eles apresentam dados mais assertivos que ficam demarcados por um período estipulado e que revelam pontos fracos, fortes, erros e acertos dos colaboradores.

Podemos então considerar que assim a inteligência artificial humaniza o RH. Uma vez que por meio da tecnologia o gestor poder ter em mãos informações que podem ser aplicadas para que haja uma evolução profissional estratégica do time.

Logo, a IA entrega os dados analíticos e o gestor é o responsável por avaliar essas informações, analisar os colaboradores em questão e fazer seu pré-julgamento para a melhor tomada de decisão para a empresa e para o profissional avaliado.

5. Elimina possíveis erros em processos burocráticos

O processo manual sempre traz consigo uma possibilidade enorme de erros e problemas. Sem contar que quando a complexidade é maior, o número de pessoas envolvidas para resolvê-los é maior.

Podemos citar aqui os processos de pagamento, um dos mais complexos das empresas pela quantidade de informações distintas. Desde o pagamento de salários e o depósito em contas diferentes, ao FGTS e outros descontos.

Neste sentido a inteligência artificial humaniza o RH, pois agiliza o trabalho burocrático, automatizando-o, transformando-os em processos mais eficientes e com menos erros. Facilitando assim a gestão financeira e de pessoas.

As praticidades na rotina de RH com base na IA

Em meio à evolução tecnológica podemos dizer que a inteligência artificial humaniza o RH, pois ela traz maior praticidade a diversas rotinas do RH. No início desse artigo lançamos a seguinte pergunta: “A IA pode substituir o fator humano do RH?”

Com tudo que apresentamos ao longo desse texto a resposta é “não”.

Atualmente a IA serve como ferramenta de suporte, apresentado dados precisos, mas não é racional como o humano.

Isto é, se ela é minuciosa e assertiva no que a apresenta, ainda é o gestor (humano) que tem a capacidade de avaliação e o poder de decisão para escolher o melhor caminho. O fator humano, então, é imprescindível até o momento no RH.

Contudo, é fundamental considerar que inteligência artificial humaniza o RH, já que proporciona todo o suporte necessário para que os profissionais do setor eliminem diversas rotinas burocráticas. 

Podendo ter assim mais tempo para se dedicar a questões estratégicas de gestão de pessoas. E você, como enxerga o papel da IA dentro do RH? Deixe um comentário no nosso artigo e conte para nós sobre a realidade da sua empresa.

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