integração de novos funcionários

Como fazer a integração de novos funcionários?

Se uma boa contratação é um grande passo para alcançar bons resultados, a integração de novos funcionários é tão importante quanto. De nada adianta a empresa ser assertiva na seleção e largar mão do colaborador assim que ele é inserido no dia a dia da organização.

É mais do que normal de que nos primeiros dias o novo profissional esteja um pouco perdido com os processos internos e a cultura da empresa

Por isso, a integração de novos funcionários passa a ser um fator crucial para que o colaborador se adapte o mais rápido possível no ambiente que será inserido.

A integração de novos funcionários, no entanto, precisa ultrapassar ações tradicionais como de treinamento inicial. Pontos como feedback nas primeiras semanas de trabalho, apresentação geral da cultura da organização, entre outras estratégias, podem ajudar.  

Neste artigo vamos falar sobre a importância da integração de novos funcionários e citar algumas ações que podem contribuir para que sua empresa tenha sucesso nessa rotina.

O que é integração de novos funcionários

A integração de novos funcionários é um processo que reúne ações destinadas à inicialização de recém-contratados. Chamada também de onboarding de funcionários ela tem como principal objetivo oferecer segurança e acolhimento para quem acabou de chegar.

Se a primeira impressão é a que fica, é por meio da integração de novos funcionários que a empresa consegue facilitar o engajamento e a retenção de talentos. Esse suporte da organização faz com que o colaborador se sinta aceito e à vontade na função.

Cinco ações para a integração de novos funcionários

Um bom programa de integração de novos funcionários passa necessariamente por uma gestão humanizada. Nesse caso, a empresa leva em conta não apenas o lado profissional do novo colaborador, mas também seus medos e anseios em relação ao que é proposto.

Contudo, a preparação para a integração de novos funcionários é cheia de desafios e exige muita atenção e um planejamento prévio. Sendo assim, separamos algumas ações que podem lhe ajudar a realizar a integração de novos funcionários de maneira assertiva.

 

Apresente a cultura da empresa

Todo novo colaborador precisa ter um “norte” ao ser contratado. Ele precisa conhecer a cultura geral da empresa para que saiba exatamente o que pode ou não fazer e quais suas reais responsabilidades em relação à missão, visão e valores da organização.

Isso pode facilitar sua adaptação e principalmente contribui para que as metas e objetivos da empresa se alinhem com as desse profissional contratado. 

É nesse momento que a empresa tenta de alguma forma destacar seus pontos fortes para instigar o colaborador a se engajar inicialmente.

 

Ofereça feedbacks contínuos

O começo de trabalho pode não ser fácil para boa parte dos trabalhadores, portanto, em muitos casos eles precisam ser acompanhados de perto para se adaptar. Dessa forma, o gestor pode não só contribuir com a integração, mas ajudá-lo a aperfeiçoar seu trabalho.

Esse acompanhamento, dentro do plano de integração de novos funcionários, pode ser feito por meio de feedbacks contínuos. Seja através de conversas diárias para saber como está a rotina para o novo colaborador ou com reuniões semanais.

O importante é não deixar o colaborador sozinho, já que nesse início de trabalho o suporte de profissionais mais antigos da empresa é fundamental para o sucesso da integração.

 

Faça um planejamento prévio das ações

O processo de integração de novos funcionários precisa de um planejamento eficaz, que determina claramente o sucesso das ações. 

Portanto, todo onboarding precisa ter um roteiro para que cada passo seja seguido corretamente durante integração de novos funcionários. Uma vez que, desde o primeiro dia a rota para o novo colaborador já deve estar traçada pelo gestor. 

Ele precisa obrigatoriamente saber o que irá fazer nos primeiros dias, com quem irá trabalhar, qual seu ponto de contato em caso de dúvidas, quem são os superiores e subordinados.

 

Estimule o trabalho em equipe

O trabalho em equipe é essencial para quem deseja alcançar resultados satisfatórios. Sendo assim, no momento de integração de novos funcionários o contato com seus futuros companheiros de setor é fundamental para a adaptação.

Portanto, coloque como uma das prioridades do processo de integração de novos funcionários apresentar o colaborador aos colegas. Já que nesse momento a empresa começa a criar um laço de trabalho e confiança entre o time.

Então, estimule esse contato entre a equipe para que o novo colaborador seja bem recebido por todos e se sinta parte do time o mais rápido possível.

 

Aplique pesquisas de satisfação

Ninguém melhor do que o próprio colaborador para relatar sobre sua experiência inicial com a empresa. Uma pesquisa de satisfação pode ser uma grande aliada do gestor para identificar possíveis problemas de adaptação e contorná-los.  

Com a pesquisa de satisfação é possível também avaliar o engajamento desse novo profissional e mensurar a eficácia da integração de novos funcionários da sua empresa.

Aplique uma pesquisa que questione pontos relacionados a condução do processo de seleção, estrutura da empresa, ambiente, metas profissionais, dificuldades na execução das tarefas e etc. 

Dessa forma, fica mais fácil medir os anseios e objetivos do funcionários para aliar com as metas e expectativas da organização em relação ao trabalho que ele vem executando.

 

Organize treinamentos iniciais

Comum e tradicional, mas não menos importante, o treinamento é parte essencial da integração de novos funcionários. Quando um colaborador recebe a devida orientação para executar sua tarefa as chances de executá-la corretamente aumentam. 

E não só isso, o tempo de execução é bastante reduzido já que ele terá o passo a passo do trabalho em questão. Por esse motivo, toda empresa precisa inserir na integração de novos colaboradores um programa de treinamento inicial na função. 

O treinamento inicial evita que o colaborador fique perdido na nova rotina da empresa e se adapte mais rapidamente a cultura e ao ritmo de trabalho da organização. 

Nesse caso, é possível que esse tutor seja o próprio gestor ou líder da área ou até mesmo um funcionário que está a mais tempo na função e tenha capacidade para ensinar. 

Integração de novos funcionários é obrigação

A integração de novos funcionários é uma estratégia obrigatória na rotina das empresas. Quem consegue implementar um programa de sucesso nesse sentido aumenta as chances de reter talentos e consequentemente diminui a taxa de rotatividade da empresa.

Um bom onboarding faz com que os novos funcionários se sintam aceitos pela empresa e se adaptem mais rapidamente a cultura da organização. 

Potencializando assim a produtividade do colaborador desde o início e criando um ambiente propício para ele exercer suas funções. 

Um recém-contratado normalmente está cheio de dúvidas e medos do “novo”, e nesse sentido a empresa tem papel fundamental para acalmá-lo e acolhê-lo no seu ambiente. 

Já que funcionário que se sente bem recebido tende a se engajar mais facilmente com a missão e os objetivos que lhe são propostos pela empresa.

Para saber quais os materiais indispensáveis para a integração leia nosso artigo: “Kit de integração para novos colaboradores: “5 dicas para criar o seu!”.

 

 

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.