inovar o rh com benefício financeiro ao funcionário

Descubra como inovar o RH com benefício financeiro ao funcionário!

Um dos grandes desafios das empresas no mercado atual é conseguir manter os colaboradores felizes e engajados. Neste cenário, inovar o RH com benefício financeiro ao funcionário pode ser uma ótima opção.

53,5 milhões de pessoas no país apontam as preocupações com as dívidas como um fator determinante para o mau rendimento no trabalho. Os dados são de uma pesquisa da Negocia Fácil com o Instituto Locomotiva.

Ou seja, o lado financeiro tem um peso muito grande sobre o bom desempenho dos colaboradores. Se eles estão bem financeiramente a tendência é que o foco no trabalho e nas tarefas aumente.

Até por isso, inovar o RH com benefício financeiro ao funcionário pode reduzir o estresse na rotina dos colaboradores e potencializar o ânimo e engajamento. Quer saber quais os principais benefícios para inovar e surpreender seus funcionários?

Fizemos uma lista com o que você pode oferecer. Confira!

Benefícios financeiros para oferecer aos colaboradores

Uma pesquisa da Catho mostrou que mais de 40% dos profissionais destaca o plano de benefícios como um dos principais motivos para retê-los numa empresa.

Dentro dessa realidade, inovar o RH com benefício financeiro ao funcionário passou de alternativa para um fator determinante na competitividade de mercado. Porém, quais benefícios a empresa pode oferecer aos empregados? Listamos 5 deles abaixo.

  • Participação nos lucros ou resultados;
  • comissões;
  • plano de saúde ou seguro saúde;
  • convênio com academias;
  • salário sob demanda.

Abaixo você confere os principais diferenciais de cada um deles e descobre quais os impactos positivos que eles podem trazer no dia a dia da organização.

 

Participação nos lucros ou resultados

A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) tem como premissa recompensar os colaboradores pelos bons resultados conquistados. 

No caso a empresa traça metas e objetivos para a equipe, que caso alcançados, resultarão em um valor extra que complementará o salário dos colaboradores.

Se utilizando dessa estratégia para inovar o RH com benefício financeiro ao funcionário a empresa cria um novo estímulo para que os profissionais se sintam importantes. 

Até porque as consequências dos bons resultados não só será benéfica a empresa, mas também aos colaboradores, que terão de fato uma participação nos lucros. Com isso, a produtividade e o engajamento dos empregados com o trabalho tendem a aumentar.

 

Comissões

As comissões aparecem como um dos fatores mais utilizados para inovar o RH com benefício financeiro ao funcionário. Nesse caso a empresa traça objetivos concretos e quando são alcançados há um pagamento extra ao colaborador.

Essa estratégia é bastante usada com vendedores. Quanto mais eles vendem, maior será sua comissão acrescida ao seu salário fixo. Recompensas em formas de comissão/bonificação funcionam como um item de valorização profissional.

Aliás, esse tipo de remuneração extra está previsto no inciso 1 do artigo 457.

  • 1o Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador. (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017)

 

Plano de saúde ou seguro saúde

Dados da CNT/MDA colocam a saúde como o principal motivo de preocupação para 42% das pessoas. Sendo assim, os planos de saúde e o seguro saúde aparecem como uma alternativa para inovar o RH com benefício financeiro ao funcionário.

A cobertura de despesas médicas não só dá maior tranquilidade para que o empregado mantenha sua saúde em dia, como pode reduzir a taxa de absenteísmo e rotatividade. 

Apesar das diferenças entre o plano de saúde e o seguro saúde, principalmente quando se fala de reembolso,os dois acabam figurando como um bom complemento ao salário.

No plano de saúde o colaborador tem direito a cobertura em determinados hospitais e no seguro saúde há uma liberdade de escolha onde o seguro reembolsa o segurado posteriormente. 

Sendo essa inclusive uma excelente estratégia para a atração e retenção de talentos.

O seguro saúde já foi tema de artigo do nosso blog: “Seguro saúde: vale a pena oferecer este benefício?”

 

Convênio com academias

O exercício físico regular aumenta o poder de concentração dos profissionais em até 21%, segundo  estudo da Universidade de Bristol, Reino Unido. Ou seja, o convênio com academias é uma maneira de inovar o RH com benefício financeiro ao funcionário.

Pois assim, além de oferecer uma economia para os colaboradores fazerem academia, a empresa valoriza e estimula o bem-estar e a saúde dos seus empregados. Contribuindo com a motivação e impactando diretamente no desempenho profissional do time.

 

Salário sob demanda

O estudo “The Employer’s Guide to Financial Wellbeing 2018/19” revelou que profissionais preocupados com suas dívidas produzem 15% menos. Sem contar que o estresse financeiro pode ser umas das principais causas das brigas com os colegas.

Porém, já é possível inovar o RH com benefício financeiro chamado de salário sob demanda. Com ele, a empresa oferece maior autonomia para que o colaborador controle seu próprio salário.

Isso porque ele pode solicitar parte do seu salário a qualquer momento, recebendo um valor conforme os dias trabalhados. Assim, diminui-se o estresse financeiro, pois, o colaborador pode fracionar seu salário para não ficar sem dinheiro o mês todo.

O Xerpay, app de pagamento sob demanda, desenvolvido pela Xerpa, traz essa opção inovadora que permite que os profissionais saquem o salário dos dias trabalhados a qualquer momento. 

Para saber mais sobre os benefícios do Xerpay fale com um dos especialistas da Xerpa, clicando aqui.   

Os benefícios financeiros e a retenção de talentos

Inovar o RH com benefício financeiro ao funcionário ainda é uma das principais estratégias de atração e retenção de talentos. Isso porque todo o acréscimo financeiro pode ser extremamente benéfico para estimular o colaborador a trabalhar mais engajado.

Não à toa uma pesquisa do Instituto de Economia da Unicamp com o Instituto Axxus mostrou que 96% das pessoas que trabalham na área de RH admitem que o estresse financeiro atrapalha a produtividade dos empregados.

Isto significa, que inovar o RH com benefício financeiro ao funcionário pode evitar prejuízos ao desempenho e a satisfação do colaborador no ambiente corporativo. Já que ele terá estímulos que impactam diretamente na sua saúde financeira.

E quando a empresa colabora financeiramente de forma concreta com seus funcionários consequentemente cria um laço de confiança e satisfação na relação trabalhista. 

Quer saber mais sobre o assunto? Leia nosso artigo “7 benefícios corporativos de bem-estar financeiro”.

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.