Poucas pessoas sabem mas acidentes de trabalho no Brasil crescem a cada ano. Segundo dados apresentados pela Previdência Social, o número de afastamentos por acidente de trabalho foi 1,8 milhão entre 2014 e 2018. 

Por essa razão, é muito importante reforçar os cuidados e medidas de prevenção no ambiente de trabalho, isso para que as atividades sejam feitas da melhor forma e com total segurança. 

Muitas pessoas não se preocupam com as ações necessárias de segurança e também não utilizam os equipamentos considerados fundamentais em atividades que apresentam algum risco. Por isso precisamos falar mais a respeito desse tema.

Evitando problemas com o auxílio do extintor de incêndio

Atualmente, estamos sujeitos à diversas questões que podem envolver acidentes e vários tipos de riscos, tudo isso dentro do ambiente de trabalho. Por isso, todo tipo de cuidado é muito importante. Contar com a presença de um extintor de incêndio na empresa é fundamental

Um ponto importante é sempre escolher fornecedores de extintor de incêndio que no período de troca e recarga, forneçam extintores em estoque, para que a segurança seja mantida. Nunca se sabe quando algum tipo de acidente pode ocorrer. 

Quando existe a falta desse equipamento, os problemas podem ficar graves caso ocorra algum tipo de acidente. Dependendo do tamanho da empresa, é preciso contar com diversos extintores de incêndio espalhados pelo ambiente. 

E na hora de adquirir, lembre-se também de ficar atento aos locais de instalação dos extintores, além de entender a diferença de cada tipo de extintor de incêndio e utilizar o correto para cada tipo de projeto.

 

Acidentes com fogo

Caso algum tipo de incêndio ocorra, é necessário agir com cautela e atenção quando se trata de algum tipo de incêndio. O primeiro passo é, de uma forma segura, descobrir o que está pegando fogo e qual a extensão do problema. 

Se a empresa conta com brigadistas, eles vão orientar todas as pessoas, além de usar o extintor de incêndio da maneira certa, isso de acordo com a proporção. Mas a calma é fundamental em todos os momentos. 

Caso o local tenha alarmes, é muito importante acioná-los. Pode ser que outras pessoas em outros ambientes, um pouco mais longe do local de incêndio, não saibam do que está havendo. O alarme tem o papel de passar o alerta.

Quando sair do local, lembre de fechar portas e janelas, desligar a eletricidade e, se o ambiente que estiver pegando fogo for em um edifício, não use em hipótese alguma, os elevadores, pois os riscos são muito grandes. 

Cuidados com instalações

Na hora de trocar alguma porta existente na empresa, é preciso muita atenção e cuidado para que a instalação ocorra da forma certa e não cause problemas na empresa. 

A porta de ferro que é comum em indústrias, por exemplo, normalmente é maior e mais pesada do que as mais clássicas que vemos nas residências. 

Para não errar na instalação, a medição dos vãos é essencial. Fora isso, não esquecer de nenhuma ferramenta para deixar a porta realmente fixa e firme. Contar com os profissionais especializados também é uma segurança a mais e garantia de um trabalho bem feito.

Tela de proteção para mais garantia

Também conhecida como rede de proteção, a função essencial é a de evitar acidentes que envolvem quedas, por exemplo. 

Em construções de grandes edifícios, estádios, entre outros ambientes, diversos trabalhadores acabam se envolvendo em acidentes por conta da falta de proteção. Para evitar esse tipo de problema, é recomendado que se utilize plataformas e também tela de proteção.

Há algumas normas regulamentadoras que são obrigatórias na construção civil e é fundamental que elas sejam seguidas, para que dessa forma, a segurança no trabalho consiga ser mantida. 

Contando com informações corretas

Neste artigo mostramos para você algumas iniciativas de segurança no trabalho, mas é importante se manter sempre informado sobre as normas de segurança no trabalho, para que as atividades aconteçam com tranquilidade, conforto e segurança. Ótimo para quem emprega e ótimo para quem trabalha.

 

*Este artigo foi escrito pela Soluções Industriais.