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6 indicadores de cultura organizacional para acompanhar na sua empresa

A cultura organizacional é um elemento de extrema importância para o sucesso do negócio. É ela que define a missão da empresa e tudo o que permeia os processos realizados no dia a dia. Por isso, é fundamental contar com indicadores de cultura organizacional para mensurar o engajamento dos funcionários nesses valores.

Porém, não é tão simples assim. A cultura sempre foi tida como algo intangível e subjetivo demais para ser colocada em números. De fato, mensurá-la é difícil, mas não é impossível. Com a estratégia certa, é possível conseguir um feedback mais objetivo sobre a performance cultural da organização.

Pensando nisso, listamos neste artigo os principais indicadores de cultura organizacional para você acompanhar na sua empresa. São eles:

  1. Satisfação dos colaboradores;
  2. Relacionamento entre gestores e funcionários;
  3. Índice de colaboradores treinados;
  4. NPS de colaboradores;
  5. Indicações de candidatos;
  6. Transferências internas.

Para saber mais sobre cada um desses indicadores de cultura organizacional, continue lendo este artigo!

LISTA | Indicadores de cultura organizacional

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Fundo foto criado por Waewkidja – br.freepik.com

1. Satisfação dos colaboradores

Seja qual for a cultura da empresa, a satisfação dos colaboradores é essencial para a evolução do negócio. Funcionários felizes são mais engajados, motivados e produtivos, o que gera ótimos resultados no dia a dia.

Mas como identificar se a equipe está satisfeita? Mais do que isso, como transformar isso em um dos indicadores de cultura organizacional?

A melhor solução para obter esse indicador de desempenho de RH é realizar periodicamente uma pesquisa de satisfação interna, perguntando aos funcionários suas opiniões sobre: benefícios corporativos, relações interpessoais, identificação com o escopo de trabalho e outros pontos-chave.

O questionário deve ser elaborado em formato de escalas. Por exemplo:

Quanto você está satisfeito com as atividades designadas a você no dia a dia?

  • Muito satisfeito;
  • Satisfeito;
  • Neutro;
  • Insatisfeito;
  • Muito insatisfeito.

Após as respostas, extraia o percentual para saber os resultados de cada tópico abordado na pesquisa. Em uma conta simples, se em um total de 100 funcionários, 10 estiverem insatisfeitos com as tarefas, eles representarão 10% do grupo.

>> Para saber mais sobre este assunto, confira o guia que preparamos aqui no blog:
Como fazer uma pesquisa de satisfação dos funcionários: 5 etapas para aplicação e medição <<

2. Relacionamento entre gestores e funcionários

O relacionamento entre gestores e funcionários é um dos indicadores de cultura organizacional mais importantes para se acompanhar.

Hoje, os profissionais buscam empresas que tenham uma cultura de colaboração com lideranças que comandam não pela imposição e sim pelo diálogo e autonomia.

Para fazer uma análise objetiva deste aspecto, recomenda-se realizar uma avaliação 360º. Este modelo se traduz em um feedback de todos para todos: cada colaborador avalia a atuação dos seus subordinados, pares e gestores. Ao final, as questões devem formar uma pontuação geral que deve ser acompanhada pelo RH.

Todos os assuntos abordados na avaliação, como capacidade de comunicação e competência técnica, entre outros, devem convergir para uma nota final.

As respostas e anota darão uma boa ideia de como está o relacionamento entre os líderes e suas equipes, trazendo insights para o RH melhorar a gestão de pessoas.

3. Índice de colaboradores treinados

Empresas que levam a sério a implementação da cultura organizacional realizam com frequência treinamentos voltados para a missão e os valores do negócio.

A taxa de participação nos treinamentos corporativos está entre os principais indicadores de cultura organizacional das organizações.

O raciocínio é simples: quanto mais colaboradores estiverem por dentro do código de cultura, maior será a chance de adesão.

O cálculo desse indicador é simples: basta dividir o número de funcionários que participaram do treinamento pelo total de colaboradores. Portanto, se 135 pessoas estiveram no curso em uma empresa com 300 profissionais, a conta será:

135/300 = 0,45 → 45% de colaboradores treinados.

É importante levar em conta o tempo de expiração dos treinamentos, considerando para o cálculo apenas cursos realizados nos últimos dois anos, por exemplo. O resultado permite a definição de metas para engajar 100% da equipe na cultura da empresa.

4. NPS de colaboradores

O NPS (Net Promoter Score) é um dos indicadores de cultura organizacional utilizado, normalmente, para medir a satisfação dos clientes. Porém, ela pode ser adaptada aos colaboradores para se tornar um dos melhores indicadores de desempenho de cultura da empresa.

Para colocá-lo em prática, faça uma pesquisa interna com duas perguntas:

  1. De 0 a 10, quanto você recomendaria a nossa empresa como lugar para trabalhar?
  2. Por quê?

Após as respostas, os colaboradores (sempre anônimos) serão divididos em três grupos:

  • detratores (0 a 6);
  • neutros (7 e 8);
  • promotores (9 a 10).

A pontuação do NPS é calculada subtraindo o percentual de detratores do percentual de promotores, gerando um número absoluto.

A partir deste número e da análise dos motivos expostos, o RH pode traçar estratégias para aumentar o número de funcionários que indicariam a empresa, melhorando o employer branding da organização.

5. Indicações de candidatos

Calcular a taxa de indicações de novos funcionários também é um dos indicadores de cultura organizacional. Afinal, se um colaborador coloca sua credibilidade em jogo para recomendar a empresa para um colega, significa que ele está satisfeito com os valores e processos da organização.

Para isso, basta dividir o número de candidatos com referências internas pelo total de contratações feitas pela empresa. Resultados próximos a 25% indicam uma participação significativa dos colaboradores nas novas contratações.

6. Transferências internas

As possibilidades de mudar de setor dentro da empresa indicam uma cultura de oportunidades e aprendizado, algo altamente valorizado pelos profissionais atualmente.

Empresas com essa abertura permitem que seus colaboradores sempre busquem desafios alinhados às suas competências e expectativas que estão sempre se transformando.

Para fazer o cálculo, basta dividir o total de transferências internas pelo total de colaboradores. É interessante cruzar esse dado com os índices de satisfação anteriores e posteriores à mudança com o intuito de melhorar as práticas utilizadas no processo de transição.

Como vimos ao longo do post, definir indicadores de cultura organizacional é extremamente importante para tirá-la do papel. Sempre atrele os resultados a planos de ação e metas, buscando aprimorar as práticas do RH para consolidar as normas e valores da empresa.

Aumente a nível de satisfação com a sua empresa

Vários fatores vão influenciar no desempenho obtido com os indicadores de cultura organizacional. Um deles é a satisfação dos colaboradores com a empresa, particularmente, com sua política de remuneração.

Uma maneira simples aumentar esse indicador é oferecendo benefícios que permitam mais flexibilidade com o próprio pagamento.

Conheça o Xerpay, uma ferramenta que permite que seus colaboradores possam antecipar parte de seus salários quando quiserem.

O sistema está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação da equipe com a empresa.

O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!

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