Uma prática comum dentre as empresas é o inbound marketing, um método recente que ajuda a atrair e fidelizar clientes. Agora, o RH está usando o mesmo raciocínio no recrutamento de talentos, aumentando a possibilidade de contratações mais acertadas.

Neste post, vamos falar sobre o inbound recruiting, como ele pode ajudar a sua organização e no que ele consiste. Para conhecê-lo, continue lendo este post!

 

O que é inbound recruiting?

O inbound recruiting é uma maneira de criar um relacionamento com profissionais, usando técnicas usadas pelo marketing e conseguindo reunir um grupo realmente interessado em trabalhar na empresa.

Dentro do inbound recruiting, a organização constrói um relacionamento com essas pessoas, tornando-as candidatos em potencial para trabalharem na empresa.

 

Como funciona o inbound recruiting na prática?

Para explicar melhor como o inbound recruiting atua, podemos levar em consideração o inbound marketing, de onde a técnica se origina.

Dentro do inbound marketing, as empresas começam pela captação de leads ― contatos de pessoas que podem ser clientes em potencial.

Por meio desses leads, a empresa começa a enviar conteúdos de interesse como artigos e e-books. Desta forma, ela consegue captar outras informações interessantes que ajudem a segmentar esse público.

Assim, é estabelecida uma relação de confiança, fazendo com que o consumidor esteja mais propenso a comprar desse fornecedor. Além disso, a empresa vai entender o que esse consumidor precisa e oferecer o produto certo, na hora certa.

O inbound recruiting funciona da mesma forma, mas neste caso os leads são capturados em sites de vagas, redes sociais, faculdades e outros pontos de contato de profissionais que possam se adequar ao perfil que a organização procura.

Assim, o processo de nutrição é realizado. Nesta etapa a empresa prepara os candidatos para realmente se aplicarem a uma vaga, fornecendo informações que direcionem a jornada do candidato e aumentem a taxa de conversão, aumentando a probabilidade de uma contratação acertada.

 

Quais são os benefícios do inbound recruiting?

Um dos grandes trunfos do inbound recruiting é a possibilidade de se relacionar com milhares de candidatos ao mesmo tempo. Porém, com um conteúdo customizado – o que o torna capaz de engajar cada um.

Além disso, as empresas podem fazer uma busca ativa dos perfis que julga serem mais adequados para a organização, fazendo um recrutamento ativo ― nesse modelo de recrutamento, a corporação entra em contato direto com os funcionários ― nutrindo um relacionamento e preparando esse profissional para trabalhar nessa empresa.

O inbound recruiting também impacta na marca empregadora. Muitos profissionais saem de processos seletivos com uma experiência ruim, o que afeta a imagem da organização de maneira muito negativa.

Com as informações coletadas pelo inbound, é possível entender as necessidades do mercado e alinhá-las com os benefícios da sua corporação. Isso ajuda a tornar o processo seletivo mais engajador e interessante.

 

Como funciona o funil de contratação?

O funil de contratação é composto por 4 fases: atração, conversão, contratação e engajamento. Entenda melhor como funciona cada estágio.

 

1. Atração

Na fase de atração você vai direcionar o tráfego para a sua página de carreiras. Para isso, produza conteúdos interessantes e que chamem a atenção do tipo de pessoa que você quer que trabalhe na sua empresa.

Esse conteúdo deve ser fácil de encontrar e acrescentar valor ao público, trazendo informações que revelem um pouco sobre a sua organização.

Dentre os meios que podem ser usados para a atração dessas pessoas, podemos destacar:

  • Página de vagas: muitas pessoas se candidatam pela página de vagas, também conhecida como “Trabalhe Conosco”. Otimize essa página com conteúdos sobre como é trabalhar na sua empresa, os valores e missão, depoimentos dos funcionários felizes, vídeos e fotos que mostrem todos os benefícios da organização;
  • Redes sociais: as redes sociais fazem parte do cotidiano das pessoas. Compartilhe informações relevantes sobre a corporação nesses veículos, além de anunciar algumas vagas. Procure humanizar a sua marca, desenvolvendo uma imagem forte e capaz de se destacar;
  • Use vários canais: aumente a visibilidade da sua empresa publicando conteúdos em diversos canais. Não se limite apenas aos veículos ligados diretamente relacionados à organização. Procure parcerias com portais de universidade e outros espaços que aumentem o alcance das suas vagas.

A partir desse momento, as pessoas se tornam visitantes do blog da sua corporação, podendo caminhar para o segundo estágio do funil.

 

2. Conversão

Depois que você conseguiu atrair essas pessoas, é hora de converter esses visitantes em candidatos.

Para isso, você deve convencer esses profissionais a se candidatarem às vagas. Faça uso de formulários, páginas que podem ser acessadas por celular ou dispositivos mobile e que possa direcionar os profissionais para os processos seletivos e permitam a interação com eles.

 

3. Contratação

Se você conseguiu atrair os candidatos e fazer com que eles participassem do recrutamento e seleção da sua empresa, é preciso escolher os mais adequados e fechar esse ciclo, fazendo a contratação.

Lembre-se de comunicar a todos os participantes o status do processo, o que vai manter o relacionamento. Assim, esses profissionais podem ser aproveitados para outras vagas.

Monte um banco de talentos, faça a comunicação por e-mail e dê feedbacks aos profissionais sobre quais pontos eles podem melhorar.

 

4. Engajamento

É importante manter os candidatos motivados e envolvidos no processo seletivo.

Esse cuidado vai ser revertido de maneira positiva para a empresa, melhorando o employer branding.

Os profissionais vão ter uma excelente impressão da empresa e certamente vão falar isso para seus colegas, melhorando a reputação da organização no mercado de trabalho.

Para um bom engajamento são trabalhados três aspectos:

  • a experiência do candidato: fazendo com que seja a melhor possível;
  • as referências: que vão garantir que a empresa sempre conte com excelentes candidatos durante o processo seletivo;
  • dados sobre profissionais: saber o que os talentos querem vão ajudar a tornar as seleções mais interessantes e envolventes.

 

Entendendo como funciona o inbound recruiting e como ele pode ajudar a sua organização a contratar os melhores talentos disponíveis, você certamente vai conseguir montar equipes de alta performance e fazer com que a sua empresa seja bem vista no mercado de trabalho.

 

Quais práticas você já usa para a atração e seleção? Deixe um comentário no post e divida o seu conhecimento conosco!