Um ambiente de trabalho seguro é o que faz a diferença para que as atividades sejam desenvolvidas da melhor maneira, trazendo bons resultados à todos os envolvidos. 

E para que a quantidade de acidentes diminua e, consequentemente, a segurança aumente, é essencial que as duas partes – empregadores e funcionários – trabalhem em união. 

Você, empresário, gestor, financeiro e RH, precisa disponibilizar os equipamentos necessários para segurança, assim como cursos e palestras que possam orientar os funcionários a respeito dos riscos, ações que precisam ser tomadas, entre outros. 

Os funcionários por sua vez, precisam acatar essas informações, prestar atenção ao ambiente de trabalho, utilizar os equipamentos e saber de fato o que fazer em caso de qualquer tipo de acidente. 

Falando sobre extintores

E como estamos falando a respeito de segurança no ambiente de trabalho, o item principal que surge na cabeça das pessoas é o extintor de incêndio, equipamento fundamental de estar presente, desde empresas até em residências.

Mas a primeira atenção em relação ao extintor se dá ao tipo presente em cada um. É preciso respeitar a projeção de cada ambiente e então escolher o correto. Caso o projeto determine um extintor de pó químico, é necessário que seja esse e não outro modelo. 

Outra dica importante é no momento de escolher o fornecedor do equipamento. Procure por aqueles que disponibilizam extintores reservas quando os da sua empresa estiverem sendo recarregados. Afinal, nunca se sabe quando um incêndio pode acontecer. 

Mas, além de contar com o equipamento, é preciso alguns outros cuidados dentro da empresa, tais como:

  1. Contar com saídas de emergência sinalizadas;
  2. Ter no ambiente as proteções adequadas contra incêndios;
  3. Treinar de maneira eficiente e correta uma brigada de incêndio;
  4. Contar com equipamentos que combatam fogo. 

Tendo os cuidados certos, a segurança dentro da empresa só tende a aumentar e com isso, os resultados são sempre melhores. 

Cuidados com gerador de energia

Outro ponto que vale a pena se atentar, é em relação ao gerador de energia. Trata-se de um equipamento muito bom para proporcionar uma boa e eficiente carga de energia, ainda mais em empresas. Porém, é necessário atenção às medidas de segurança.

Boa parte dos geradores é movido a diesel ou a gasolina, por isso, a manutenção, a instalação e o manuseio precisa ser feito por um profissional especializado. Isso porque, mexer com esse tipo de equipamento pode ser um tanto quanto perigoso. Todo cuidado é válido.

Cuidados com a bomba centrífuga

A bomba centrífuga também trata-se de um equipamento que faz parte de muitas empresas, em especial aquelas que contam com jardins. 

Apesar de ser um equipamento um pouco mais simples, quando comparado com o gerador, ela precisa de alguns cuidados essenciais para um bom funcionamento e também para segurança. 

Instalação e manutenção corretas, proporcionam bons resultados e evitam problemas que envolvem falhas, como vazamentos, quebras, entre outros. 

Todo cuidado é essencial

Zelar pela segurança e saúde de todas as pessoas que fazem parte da empresa, é uma ação que precisa ser feita por todos. Por isso, em caso de dúvidas sobre procedimentos em segurança do trabalho, não deixe de se informar com um profissional de segurança no trabalho. Além disso, confira esse post que preparamos especialmente para você. Nele você irá entender TUDO sobre o que a sua empresa deve saber sobre o Acidente de Trabalho. Clique aqui e acesse!

 

*Este artigo foi escrito pela Soluções Industriais.