Os processos internos das empresas em todo mundo estão passando por mudanças, inclusive nos setores de Recursos Humanos (RH) e contabilidade.

Os avanços da tecnologia vêm integrando setores para oferecer uma nova perspectiva estratégica ao negócio. Para te deixar por dentro de todas as novidades do setor, vamos explicar a importância da contabilidade no RH.

O RH e a contabilidade são setores essenciais em uma empresa, mas que costumam trabalhar de forma independente. Ferramentas tecnológicas criadas para otimizar a gestão do RH integraram a contabilidade em diversas atividades, trazendo transformações em como ambos departamentos trabalham, o foco de suas ações e o modo como os profissionais abordarão suas tarefas.

Um perfil mais estratégico foi desenvolvido para os setores, principalmente quando se trata das metas corporativas. Além de otimizar o operacional, essa aliança trouxe mais confiança aos departamentos, melhorando o relacionamento interpessoal.

Separamos algumas situações para exemplificar a importância da contabilidade no RH. Acompanhe o post e entenda em detalhes!

Quando a atuação deve ser conjunta?

Aderir às ferramentas tecnológicas de gestão para automatizar os processos e garantir a eficiência da operação é o primeiro passo da ação conjunta dos 2 departamentos.

Entender melhor a importância da contabilidade no RH, acompanhando as situações a seguir:

 

Compartilhamento de dados

Os softwares de gestão agilizam o fluxo informacional e dão mais praticidade ao compartilhamento de dados entre os setores de RH e contabilidade.

Dentro de uma plataforma online da Xerpa, por exemplo, o RH importa todos os documentos essenciais dos colaboradores, e a contabilidade os consulta e os exporta sempre que necessário.

A contabilidade faz uso de tais documentos para cuidar dos pagamentos, incidência de impostos e descontos, cálculos de horas extras, adicionais noturnos, benefícios, dentre outros. E ainda verifica se a legislação trabalhista está sendo cumprida.

Já o RH, que está envolvido na tomada de decisões relacionadas às metas organizacionais e ao desempenho dos funcionários, usa os dados fornecidos pela contabilidade para avaliar o desempenho dos colaboradores. Para então, considerar a necessidade de manutenções estratégicas na equipe.

A tecnologia integrou os dois setores e permitiu que a troca de dados fosse feita com mais qualidade e menos burocracia.

 

Mudanças fiscais e jurídicas

A relação entre o RH e o departamento de contabilidade ou escritório terceirizado é diretamente impactada pelas mudanças fiscais e jurídicas.

A tecnologia trouxe, por exemplo, o eSocial, um novo padrão de validação e armazenamento de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, que tem demandado uma atuação conjunta de ambos setores.

Os documentos preparados pelo RH para diversos órgãos públicos é validada em um único sistema. Assim, quando a contabilidade precisar fazer uso de tais dados, é garantida a legitimidade das informações e a qualidade da digitalização.

Softwares de gestão em RH facilitam esse processo, pois permitem que o envio seja feito em lotes, além de integrar/exportar dados em .csv. A Xerpa é uma plataforma completa que já traz integrada o eSocial e permite a portabilidade com a sua contabilidade.

 

Pagamento pelo Reconhecimento

Outra ação conjunta que explica a importância da contabilidade no RH é o pagamento pelo reconhecimento.

Uma das formas mais eficientes de incentivar os colaboradores é por meio de bonificações. O RH deve verificar o desempenho dos funcionários e traçar estratégias para potencializar a produtividade da organização.

Tendo como aliado a contabilidade, um plano de recompensas para parabenizar uma melhora coletiva ou os melhores funcionários pode ser criado. O gerenciamento do controle de pagamento é feito pela contabilidade, tendo em mente as condições reais da empresa.

 

Investimento no capital humano

Todo investimento feito em capital humano deve ser contabilizado, principalmente para saber quanto vale um funcionário para a empresa. Essa mensuração explica a importância da contabilidade no RH.

Contratações, treinamentos ou até mesmo alocações geram custo, e ter conhecimento desses valores é importante para que a empresa se programe na tomada de decisões. Ter a contabilidade alinhada ao RH permite que essas estratégias de capacitação da equipe sejam feitas de forma mais analítica.

 

Realização das admissões e demissões

O processo admissional também envolve um trabalho conjunto. O RH cuida das documentações necessárias para a admissão do colaborador, e a contabilidade faz uso de alguns desses dados para elaborar a folha de pagamento e calcular os descontos e impostos.

Assim como dito antes, as plataformas de gestão facilitam ainda mais essa interação. A Xerpa, por exemplo, permite que todo processo admissional seja feito dentro da própria plataforma.

O risco de erros manuais é praticamente nulo, já que todos os documentos anexos à ferramenta possuem garantia de legitimidade. Além de que o processo ganha velocidade, considerando que toda documentação já está disponível para a contabilidade na própria plataforma.

O processo demissional conta com o mesmo raciocínio. O RH deve passar todos os dados necessários para a feitura dos cálculos dos direitos rescisórios pela contabilidade. O cálculo correto dos valores de rescisão é essencial para não comprometer reputação da empresa.

No caso da Xerpa, que centraliza e organiza informações de DP, todos as informações necessárias para criar documentos de admissão, desligamento ou consultar modificações cadastrais dos colaboradores estão disponíveis em uma única plataforma online.

>>  Elaboramos um checklist para o Processo Demissional. Com ele, você conseguirá guiar todo esse processo de forma efetiva (e sem deixar nada para trás). Clique aqui e baixe o checklist!

 

Orientação sobre a aposentadoria

A questão da aposentadoria reforça a importância da contabilidade no RH. As regras para conquistar o benefício vêm sendo modificadas, e isso pode gerar muitas dúvidas.

A contabilidade não só conhece todas as mudanças, como também oferece consultorias para o setor de RH. Assim, o DP é capaz de sanar qualquer questão que o colaborador venha a ter sobre o processo de aposentadoria ou previdência, deixando a transição mais tranquila e humanizada.

 

O RH e a contabilidade ganharam perfis mais estratégicos com a chegada da tecnologia. As melhores empresas do mundo entendem a importância da contabilidade no RH e já empregam tais ferramentas para otimizar e automatizar o trabalho do setor de DP.

Conectados, a organização se mantém firme na competição deste novo mercado cada vez mais tecnológico. Os gestores de ambos departamentos conseguem pensar a curto e longo prazo suas atividades, e incorporar elementos humanos às metas corporativas.

 

Gostou? Então, deixe nos comentários deste post a sua opinião sobre a importância da contabilidade no RH e se seria ou não essencial, para otimizar a gestão da sua empresa.