impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho

Conheça o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho

O impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho é cada vez mais perceptível no dia a dia das empresas. Quem não inova fica para trás. Isso porque a tecnologia trouxe com ela novas possibilidades na execução de tarefas e na potencialização de resultados.

Automatizando processos burocráticos e liberando setores, como o de RH, para se dedicar a questões mais estratégicas da empresa.

A grande dúvida é: o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho é positivo ou negativo não mão de obra humana?

Isso porque é possível que algumas funções sejam substituídas pela inteligência artificial. Entretanto, enquanto uma função é eliminada, novas surgem, já que mesmo com a eficácia da tecnologia, a consciência e a inteligência do ser humano são insubstituíveis.

Neste artigo mostraremos que a transformação tecnológica na verdade surgiu para ser uma aliada dos seres humanos, criando mais empregos em vez de acabar com eles. Quer saber mais? Continue a leitura!

Os números da tecnologia

Muito se comenta que o impacto da Inteligência artificial no mercado de trabalho é extremamente negativo, acarretando em perda de empregos.

Aliás, esse é um medo comum de muitos profissionais quando veem as empresas em que trabalham inovando diariamente. Porém, esse cenário está longe de ser negativo e se bem utilizado pode até ser propício para o profissional crescer e potencializar suas habilidades.

Uma das maiores empresas de consultoria do mundo, a francesa Capgemini, fez um estudo sobre a IA (inteligência artificial). A conclusão foi que em quase 80% dos casos em que a inteligência artificial foi implementada nas empresas mais empregos foram gerados.

Isso porque com o surgimento de novas tecnologias, maior a necessidade de profissionais aptos para executarem novas funções.

Humanos x IA

O impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho, como vimos anteriormente, pode ser extremamente positivo se for bem utilizado. Por isso, a rivalidade entre humano e IA não pode ser o fator dominante. O segredo é que as duas partes se complementem.

Se por um lado os robôs têm a facilidade de automatizar processos repetitivos ou que podem ser resolvidos por algorítimos, é o ser humano quem precisa programá-lo para tal.

Não há dúvidas de que em muitos casos a IA pode até superar os humanos em trabalho repetitivos e que exigem uma atenção redobrada.

Contudo, apesar da grande inteligência que essas ferramentas possuem, habilidades de improviso, pensamento estratégico e empatia são características exclusivas do ser humano.  

>> E essa é uma das ferramentas do Smart RH. Ao implantar isso na sua empresa, você dará o primeiro passo para ter um RH mais inteligente. Clique aqui e conheça mais soluções para o Smart RH!

O que a história diz sobre a IA

Em 1811 os luditas já protestavam contra a automação, assim como nas décadas de 60 e 80 a evolução tecnológica criava apreensão no mercado de trabalho.

Nesse período o presidente John F. Kennedy disse:

“o grande desafio dos anos sessenta é manter o pleno emprego numa época em que a automação está substituindo os homens”.

A discussão é antiga, porém em nenhum momento as máquinas impactaram diretamente na taxa de desemprego. Muito pelo contrário – novos empregos surgiram com o uso de IA.

A empresa de consultoria Gartner revelou que até 2020, 1,8 milhões de empregos serão eliminados em função da IA. Porém, 2,3 milhões de novas ocupações surgirão. Ou seja, o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho é extremamente positivo.  

Os gastos e ganhos da inteligência artificial

Um estudo da Gartner com inúmeros CEOs revelou que para 58% deles, o investimento em tecnologia fazia parte da estratégia de crescimento do negócio entre 2018 e 2020. Em 2018, por exemplo, as empresas gastaram mais de US$ 3,7 trilhões em tecnologia.

Mobilidade, dados e também soluções de inteligência lideraram esses gastos. Outra pesquisa da Avanade, empresa de Consultoria e TI, mostrou que empresas que investem em tecnologia tem receitas até 70% maiores do que as que não investem.

Números que mostram o real impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho. Quem aposta em soluções tecnológicas da forma correta, tendem a aumentar gradualmente suas receitas.

Os benefícios da IA no mercado de trabalho

A grande questão sobre o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho precisa ser em relação aos benefícios que ela pode proporcionar às empresas.

Desde a automatização dos processos e maior agilidade na execução de tarefas até uma redução de custos com mão de obra. Fizemos uma seleção dos principais benefícios gerados pelo impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho. Confira!

 

Automatização de processos

Automatizar processos é sinal de economia de tempo e de maior produtividade.

Tarefas repetitivas relacionadas a preenchimento de fichas, distribuição de holerites, organização de arquivos são algumas das rotinas do RH. Processos que levam muito tempo e que são passíveis de erros quando feitos por um humano.

Isso porque ao longo do trabalho pode haver distrações, falta de atenção, erros de cálculo, cansaço, gerando inúmeros erros no processo. Mas com a automatização os erros são evitados e todo o trabalho burocrático se torna mais rápido e eficaz.

Com isso, os profissionais podem se dedicar a questões mais estratégicas.

No caso do RH, por exemplo, o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho vem com a automatização dos processos burocráticos. Influenciando diretamente na criação de ações para o engajamento dos colaboradores, retenção de talentos e etc.

 

Segurança dos documentos

Toda empresa possui documentos importantíssimos em relação a pagamentos de salários, fornecedores, contratos e etc. E esse cenário de arquivamento costuma ser o caos se os arquivos são manuais, gerando insegurança e tomando tempo em buscas incessantes.

E neste sentido o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho foi extremamente positivo. Já que atualmente muitas empresas utilizam ferramentas que mantém seus arquivos na nuvem, com backups constantes.

Com isso há uma segurança e rapidez maior para guardar ou buscar algum documento. Evitando assim a perda de tempo e até resguardando a empresa caso surja algum processo e precise de uma documentação antiga para comprovar uma defesa.

 

Maior geração de empregos

A grande dúvida sobre a tecnologia é: qual o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho? Muitos acreditam que com a IA a perda de empregos será iminente. Porém, não é bem assim que devemos julgar a tecnologia nesse cenário.

A tecnologia pode sim impactar algumas profissões, mas enquanto algumas acabam outras novas surgem logo em seguida. Isso porque a IA surgiu como uma transformação digital, servindo para coexistir com a mão de obra humana e não para erradicá-la.  

Discussões parecidas sobre o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho são antigas, como citamos anteriormente. E apesar da força da tecnologia, os profissionais que se atualizaram, sem parar no tempo, conseguem trabalhar lado a lado com a IA.

 

Melhoria da comunicação

O impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho também influencia a comunicação interna e externa da empresa. Quando ela adota ferramentas tecnológicas que organizam os processos, a tendência é que todos caminhem na mesma direção.

Como por exemplo, um organizador de datas como o Google Calendar ou até mesmo um roadmap. Cada processo automatizado facilita a integração das tarefas entres as equipes e a relação do gestor com seus comandados.

Assim ninguém fica perdido sem ter o que fazer, pois as demandas estão organizadas em um só lugar, que inclusive podem ser acessadas via mobile. Dessa forma, todos sabem exatamente o que fazer dentro da ferramenta, quais os prazos, as ordens, sugestões e etc.

 

Facilita os processos de recrutamento

Sem dúvida o processo de recrutamento e seleção é um fator dos mais importantes dentro da empresa. A organização que sabe contratar tem grandes chances de obter sucesso no mercado. Entretanto, esse é um dos processos mais burocráticos e custosos a organização.

Mas o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho teve influência também nos processos de recrutamento e seleção. O que antes era um trabalho completamente manual do RH na escolha dos currículos e divulgação da vaga foi completamente facilitado.

Atualmente as empresas possuem inúmeras opções para divulgação da vaga, seja em redes sociais ou sites como Vagas ou Catho que facilitaram o processo.

Em cada um deles você pode delimitar um perfil e automaticamente é feita uma análise de dados pessoais e profissionais, tudo conforme suas especificações.

Assim fica mais fácil escolher o candidato ideal para a vaga, exatamente com as habilidades e formações que a sua empresa exige. Além disso, a tecnologia permite testes de pré-seleção online e entrevistas via Skype, demandando menor tempo nessas burocracias.

O impacto positivo da IA

Ao longo desse artigo apresentamos os inúmeros benefícios da tecnologia e o real impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho. Quem de fato faz bom uso de ferramentas tecnológicas tendem a otimizar seus processos e potencializar os resultados.

A polêmica de que a IA vai acabar com os empregos dos humanos, pelo menos neste momento, não é verdadeira. Como mostramos, quando um emprego é perdido com a criação de uma nova tecnologia, muitas outras funções e vagas são criadas.

Sendo assim, o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho é extremamente positivo. Com uma função que não só alivia burocracias e processos manuais, mas que libera os profissionais para exercerem sua função com maior estratégia e eficácia.

 

E para você qual o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho? Deixe um comentário no artigo e interaja com a gente.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.