ideias para onboarding

5 ideias para um onboarding memorável!

O onboarding é um processo estratégico de integração, que pode ser usado para os mais diversos fins — desde a rápida integração de novos funcionários às ações de engajamento. Até por isso, é importante saber, exatamente, quais são os seus objetivos a fim de colocar em prática as melhores ideias para um onboarding memorável, como:

  1. Use a gamificação;
  2. Faça um manual interessante;
  3. Ofereça um kit valioso;
  4. Faça eventos de integração;
  5. Faça um tour pela empresa.

Ideias para um onboarding memorável podem ser determinantes para que a primeira experiência do colaborador, com a sua empresa, seja incrível!

Afinal de contas, a integração é uma boa maneira de fazer com que esses profissionais sintam-se em casa rapidamente. Sem falar a rapidez com a qual eles podem absorver toda a cultura e identidade da empresa.

Para tanto, é uma boa hora para conferir se o seu processo está alinhado também com o perfil dos colaboradores. E é por isso que convidamos você a seguir com esta leitura, e encontrar novas ideias para um onboarding memorável!

O que é onboarding?

Parte elementar de qualquer calendário de rotinas do RH, o onboarding representa as atividades de integração pensadas pela empresa. No geral, elas são consideradas para aproximar as pessoas recém-contratadas à cultura e rotina da organização.

Dessa maneira, o tempo de adaptação é menor, assim como os indivíduos podem gerar mais identificação e familiaridade com os valores da empresa, e em menos tempo. 

Para tanto, o RH e a gestão têm participações essenciais no processo. Independentemente das ideias para onboarding aplicadas, eles correspondem a esse fluxo com orientação, supervisão, acompanhamento e o treinamento dos novos funcionários.

Saber quais são essas etapas pode exigir um trabalho específico para cada cargo. É por isso que gostaríamos de sugerir, após esta leitura, que você também confira o nosso checklist elaborado especialmente para a integração de novos funcionários!

Para tanto, as ações podem ser consideradas em três momentos diferentes!

 

Antes do primeiro dia

A experiência do colaborador deve ser construída antes mesmo de ele ter o seu primeiro dia. Mais especificamente, no momento em que ele descobre que conquistou a vaga de emprego.

Assim, as ideias para o onboarding devem considerar, aqui, as maneiras de facilitar o processo de envio e recebimento de documentos, a absorção da cultura da empresa e a aproximação com o que esperar da rotina corporativa.

 

No primeiro dia de trabalho

As ideias para um onboarding memorável, no primeiro dia, consistem em tornar esse momento menos desgastante, envolto em ansiedade e mistérios, e em mais familiaridade com a rotina da empresa.

Assim, a integração ocorre com mais facilidade. O colaborador não vai encontrar imprevistos no seu primeiro dia, mas situações das quais ele já foi informado previamente por meio do onboarding.

 

Depois do primeiro dia

Quando a rotina na empresa já faz parte do semblante do seu funcionário recém-contratado, as ideias de onboarding devem se concentrar em aprofundar-se na transmissão de valores da organização.

Isso alinha ainda mais a familiaridade entre os valores do indivíduo e o da sua organização. Algo que torna-o um ativo ainda mais valioso, e em curtíssimo tempo!

Quais são as melhores ideias para um onboarding memorável?

Agora que já deu para entender o que é o onboarding e os momentos em que ele pode ser convenientemente aplicado, é hora de avaliar as melhores ideias para torná-lo inesquecível!

 

1. Use a gamificação

Com a gamificação, é possível estabelecer o alcance de uma série de objetivos por meio de situações divertidas, lúdicas e que promovam a participação ativa das pessoas.

Assim, usada estrategicamente, a gamificação pode simular situações que serão vividas pelo funcionário, orientando-o a respeito das melhores práticas para solucionar esses casos.

Vale destacar, também, que a participação de membros da equipe nessa brincadeira facilita a integração e laços afetivos com o novo profissional.

 

2. Faça um manual interessante

Para muitos, o termo “manual” inspira bocejos e desinteresse. Só que, entre as boas ideias para um onboarding memorável, esse guia pode trazer motivação e engajamento desde o início!

Para isso, é necessário considerar o perfil dos leitores do seu manual. Crie uma abordagem e linguagem interessantes, que crie identificação, além de construir a narrativa de maneira cativante.

Nada de burocracias, então! Saber contar uma boa história é fundamental para prender o interesse do funcionário, permitindo que ele mergulhe de cabeça na história, no DNA, na cultura da empresa e nas expectativas esperadas dele, no dia a dia. 

 

3. Ofereça um kit valioso

Cada cargo tem necessidades específicas e, quando a empresa está ciente disso, é possível montar um kit de presentes que tornem os dias de trabalho mais fáceis.

Podem ser canetas personalizadas, grampeadores, cadernos e outros materiais de escritório, além de garrafas, canecas e outros itens que vão gerar identificação com a marca e conveniência no dia a dia.

Isso mostra, mesmo que de maneira singela, que a empresa compreende o que o colaborador vai vivenciar, dentro da empresa, e que se preocupa em compor uma rotina mais produtiva, prática e eficiente para ele.

 

4. Faça eventos de integração

Além da gamificação, a empresa pode investir em boas ideias para um onboarding a partir de eventos. Happy hours, almoços de confraternização e outras situações de integração são fundamentais para que o novo profissional não seja “um estranho” para o resto da equipe quando chegar o primeiro dia de trabalho.

Para facilitar, e não pesar no orçamento, esse evento pode ser um diferencial coletivo da empresa, para que mais setores interagem. Assim, os colaboradores e os recém-contratados têm múltiplas possibilidades para engajarem com mais pessoas, gerando mais empatia e colaboratividade no ambiente de trabalho.

 

5. Realize um tour pela empresa

Paralelamente à dica anterior, consideramos o tour pela empresa como uma das grandes ideias para um onboarding memorável. 

Afinal de contas, é nele que o RH e a gestão vai explicar, pessoalmente, tudo aquilo que o recém-contratado já teve contato diante dos outros materiais disponibilizados.

E é uma boa maneira de apresentá-lo a todos os outros profissionais, integrando-o de maneira amistosa à equipe da sua empresa. O que faz o processo de onboarding ser mais e mais eficiente.

No entanto, vale a pena ficar de olho em outras ações que podem ajudar a integrar os seus profissionais de maneira ainda mais valiosa — indo além das ideias para um onboarding incrível, que vimos aqui.

 

Contudo, convidamos você a curtir a nossa página no Facebook e a seguir-nos no Instagram, Twitter e LinkedIn. Lá, você vai ficar por dentro de todas as nossas dicas e novidades, em primeira mão, além de ter a oportunidade de engajar e compartilhar experiências com outros profissionais do seu setor de atuação!

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.