O Dia das Mães é uma data a ser celebrada todos os dias, mas, uma vez ao ano, as pessoas têm a oportunidade de valorizar todas as mães ao mesmo tempo. Nas empresas, isso pode acontecer internamente ou por meio de ações externas, valorizando-as e engajando todos os colaboradores.

 

Tradicionalmente celebrado no segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães é uma data comemorativa que não pode faltar também no calendário corporativo, sabia?

Afinal de contas, as mamães que compõem o quadro de funcionários e todas as mães que acompanham à distância o desenvolvimento dos seus filhos na sua empresa merecem o devido reconhecimento.

Lembrando: a mãe é uma figura elementar no crescimento das pessoas, podendo ser a tia, a madrasta, a avó, uma pessoa de consideração… Enfim, a pessoa que tenha representado esse papel na vida de cada indivíduo.

Foi por isso que pensamos na importância de considerar algumas ideias para o Dia das Mães na empresa. Em 2019, o evento é comemorado no dia 12 de maio.

Portanto, tempo de sobra para dar uma conferida neste post, e identificar as melhores ideias para o Dia das Mães na empresa e, com isso, aproximar-se mais dos seus profissionais. Boa leitura!

 

6 ideias para o Dia das Mães na empresa

Abaixo, reunimos algumas ideias que podem ser elaboradas internamente, apenas, ou que podem se estender em um evento maior. E, até mesmo, sugestões de brindes para celebrar a ocasião. Confira!

 

Ideias para o Dia das Mães na empresa: dicas inspiradoras

1. Explore as recordações dos seus colaboradores

Uma boa maneira de reforçar os valores da empresa, bem como aqueles construídos individualmente em cada colaborador, o resgate de boas lembranças tende a ser uma das melhores ideias para o Dia das Mães na empresa!

Para tanto, basta solicitar aos profissionais que busquem, em casa ou nos seus celulares, aquelas fotos que revelam os bons momentos vividos, e que podem ser revividos no cotidiano corporativo.

O que pode ser feito com as fotos:

  • distribuição de porta-retratos personalizados para os colaboradores e/ou as suas respectivas mães;
  • mural com as fotos enviadas;
  • postagens nas redes sociais da empresa, com um mosaico das fotos, por exemplo;
  • criação de um vídeo institucional e emocionante com as fotos exibidas aleatoriamente;
  • banners nos canais internos — como a intranet.

 

Ideias para o Dia das Mães na empresa: dicas inspiradoras

2. Atividades interativas

Bastante comum entre as ideias para o Dia das Mães na empresa, as atividades interativas podem vir a partir de uma surpresa do RH, solicitando às mães dos profissionais que gravem uma mensagem (áudio ou vídeo), por exemplo.

Outra dica interessante é a solicitação para que as mães descrevam, detalhadamente, o que os seus filhos fazem profissionalmente. Isso tende a gerar boas risadas, já que elas costumam saber somente um aspecto geral das atividades deles.

Em seguida, em um evento interno, as respostas podem ser compartilhadas para unir ainda mais os colaboradores — e, para aumentar o engajamento, que tal premiar as respostas mais divertidas?

 

Ideias para o Dia das Mães na empresa: dicas inspiradoras

3. Criação de mensagens criativas

Essa é uma das ideias para o Dia das Mães na empresa que mais são usadas, mas, convenhamos: trata-se também de uma das medidas mais emocionantes.

Peça aos colaboradores que façam mensagens criativas para as mães e distribua-as, posteriormente, nos canais de comunicação da empresa para que elas possam visualizar, engajar e emocionarem-se.

No geral, isso aumenta a motivação dos colaboradores, já que explicita o quanto a empresa enxerga-os como verdadeiros ativos da organização, e não meras ferramentas de trabalho.

Viu como não faltam ideias para o Dia das Mães na empresa? Mas, calma: ainda tem muito mais!

 

Ideias para o Dia das Mães na empresa: dicas inspiradoras

4. Reúna os colaboradores com as suas mães

Sabemos que a rotina, muitas vezes, impossibilita que os colaboradores tenham tempo de sobra com os seus familiares. Por isso, que tal criar um evento informal de reunião?

Pode ser um branch, um almoço ou até mesmo uma festa pós-trabalho. O importante, aqui, é mostrar que a empresa também é um ambiente de bons momentos pessoais.

Com ações como essa, a sensação de gratidão dos profissionais tende a aumentar, mostrando-se uma experiência enriquecedora para aproximar a organização e os seus recursos humanos.

 

Ideias para o Dia das Mães na empresa: dicas inspiradoras

5. Faça um informativo especial com as ideias para o Dia das Mães na empresa

Sua empresa já conta com murais, boletins, jornais e outros canais de comunicação — físico e digital? Então, que tal fazer uma edição especial para reunir as boas ideias para o Dia das Mães na empresa?

Pode ser um mosaico com todas as fotos, algumas entrevistas com as mães dos colaboradores, uma série de homenagens… Aí, a criatividade impera e você pode usar o perfil dos colaboradores para impactá-los com mensagens e imagens emocionantes!

Quer uma dica? Que tal explorar uma hashtag para o Dia das Mães? Assim, mesmo no domingo, os colaboradores podem compartilhar os momentos que estão vivendo com as suas famílias — e o RH pode usá-las, posteriormente, como uma recordação coletiva desse dia marcante na vida das pessoas.

 

Ideias para o Dia das Mães na empresa: dicas inspiradoras

6. Ofereça brindes criativos

Por fim, entre as ideias para o Dia das Mães na empresa, uma dica interessante é a distribuição de brindes personalizados para que as recordações perdurem por muito mais do que um instante.

A seguir, apresentamos algumas sugestões que podem fazer toda a diferença para os colaboradores:

  • porta-moedas ou necessaire personalizados com a marca da empresa ou, ainda, com algo que remeta à família de cada colaborador;
  • origamis e outros brindes artesanais que carreguem, em suas respectivas essências, mensagens positivas e de crescimento;
  • kits, que, no geral, podem ser elaborados com cosméticos e outros produtos de beleza e/ou higiene. Pode ser, até mesmo, uma pequena cesta saborosa, com quitutes a serem saboreados em família no Dia das Mães;
  • chinelos e/ou produtos pessoais personalizados;
  • vouchers para produtos ou experiências.

Ou seja: não são poucas as alternativas para inspirar-se e, assim, compor boas ideias para o Dia das Mães na empresa!

 

Celebre o Dia das Mães na empresa

E aí, deu para sentir como a sua empresa pode ser um ponto em comum para agregar mais harmonia, engajamento, motivação e felicidade para os colaboradores?

Lembrando que essas ações são determinantes para que os profissionais se sintam mais parte fundamental da empresa. O que, por consequência, gera maior poder de retenção para a sua marca.

Sem falar no principal: o aumento da satisfação e do bem-estar enquanto eles estão dentro da organização.

 

Que tal, então, usar as nossas ideias para o Dia das Mães na empresa e compartilhar este post nas suas redes sociais? Aproveite, e marque os colegas que vão ajudar você na composição de estratégias diferenciadas e impactantes para o perfil dos seus colaboradores!