ideias de premiação para funcionários

30 ideias de premiação para funcionários

A motivação é o primeiro passo para engajar a equipe e aumentar a produtividade na empresa. Neste cenário, quem possui um plano de ideias de premiação para funcionários tem em mãos um belo fator de engajamento.

Pelo menos é isso o que apontou uma pesquisa do Instituto Locomotiva que mostrou que 45% dos profissionais que recebem alguma premiação da empresa, se mostram mais satisfeitos com o trabalho.

87% deles apontam as premiações como um fator importante de valorização profissional. Para lhe ajudar a conquistar os colaboradores com ideias de premiação para funcionários que podem contribuir na retenção e atração de talentos, nesse artigo vamos:

  • Falar o que são premiações e em quais situações a empresa costuma premiar os colaboradores
  • Mostrar a influência da premiação na motivação e produtividade das equipes
  • Apresentar uma lista com 30 ideias de premiação para funcionários.

Quer ter inspiração? Então, vamos começar a jornada criativa para sua empresa com esse artigo.

O que são premiações?

As premiações são benefícios extras que vão além do salário fixo dos colaboradores. Elas não se restringem apenas a benefícios financeiros. A proposta nesse caso é ter um impacto não diretamente no bolso, mas na mente do colaborador. 

Algo como um momento marcante e especial para ele.Muitas organizações têm ideias de premiação para funcionários variadas que vão desde cursos, jantares, prêmios como eletrônicos e eletrodomésticos e outras. 

O principal objetivo na aplicação dessas ideias é aumentar o engajamento, a qualidade de vida e a disposição dos colaboradores.

Em quais situações a empresa premia os colaboradores?

Ter um plano de ideias de premiação para funcionários não significa que você precisa sair premiando todo mundo a toda hora. Essa estratégia requer organização e planejamento para ser eficaz, senão acaba caindo no senso comum.

Ela precisa funcionar principalmente como uma forma de reconhecimento por um bom trabalho executado. Abaixo listamos algumas das situações em que as empresas costumam premiar os colaboradores.

  • Quando um dos objetivos é alcançado na empresa;
  • Há um comportamento positivo do profissional em determinada situação;
  • Quando a empresa dá lucro e quer dividir com seus profissionais;
  • Ela reconhece o bom trabalho de um profissional;
  • Quando quer estimular uma competição saudável entre as equipes;
  • Quando deseja valorizar um profissional;
  • Quer reter e atrair novos talentos.

Qual a influência das premiações na motivação profissional?

Segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva e LTM, 80% dos colaboradores afirmam que as ações de premiação contribuem com a melhora do ambiente de trabalho, aumentam a produtividade e faz com que os profissionais se sintam reconhecidos na empresa.

45% dos que recebem qualquer tipo de premiação se dizem satisfeitos no seu cargo. Enquanto os que não recebem, a marca é de 31%. 

Partindo desses dados percebemos que esses estímulos, por meio de premiações, tem um papel importante para motivar e engajar os profissionais.

O engajamento profissional já foi tema de artigo aqui no blog, onde apresentamos algumas estratégias para engajar os colaboradores, leia aqui.

30 ideias de premiação para funcionários: qual escolher?

Agora que sabemos o que é premiação e qual sua importância dentro de um ambiente empresarial vamos conhecer algumas ideias de premiação para funcionários que podem ser aplicadas numa estratégia de motivação e engajamento dos colaboradores.

Dias de folga

O dia de folga é um benefício acessível e pode ser bastante valorizado pelo colaborador que vem se dedicando na sua função. Deixá-lo recarregar as energias pode estimular sua satisfação e aumentar sua produtividade.

Você pode organizar as folgas no dia do seu aniversário do colaborador, em emendas de feriado, na divisão de equipes em vésperas de natal e ano novo ou em muitas outras situações. 

Almoços em equipe

O engajamento das equipes é um passo essencial para o sucesso da empresa. Entretanto, muitas vezes falta um impulso do gestor para que os colaboradores se relacionem.

Uma alternativa é organizar almoços de relacionamento com seus funcionários. Deixe-os escolher o local, reúna todos e faça as honras de assumir a conta nesse dia, como se literalmente fosse um prêmio a toda a equipe pelo trabalho desenvolvido.

Festas em geral

Além dos almoços, outra possibilidade na lista de ideias de premiação para funcionários são as festas. Elas podem ser organizadas com antecedência e contemplar datas específicas como fim de ano, início de ano ou até temáticas como halloween ou aniversário.

Com isso, é possível gerar interação entre os funcionários e até mesmo criar uma integração maior entre equipes de áreas distintas da empresa. A ideia nesse caso é comemorar resultados e valorizar a equipe.

Cursos e treinamentos personalizados

O desenvolvimento profissional é objeto de desejo para grande parte dos profissionais. E uma das ideias de premiação para funcionários vem por meio de permitir que sua carreira se desenvolva na empresa.

Mas de que forma? Oferecendo como prêmio pelo bom trabalho cursos on-line ou presencial, seminários, palestras, workshops e treinamentos personalizados para que esses profissionais adquiram conhecimento.

Cartão cultural

Uma pesquisa realizada pela Sodexo Benefícios mostrou que o cartão cultura está entre os 15 benefícios mais desejados no mercado. 8,6% dos profissionais revelam que gostariam de receber esse benefício.

Essa também pode ser uma das ideias de premiação para funcionários que se destacam presente no seu plano estratégico. Oferecer um valor específico para ser utilizado em cinemas, livrarias, teatros e outras atividades culturais.

Animais de estimação no trabalho

Uma das ideias de premiação para funcionários que mais agrada os colaboradores é a de poder levar seu animal de estimação para o trabalho durante um ou mais dias específicos.

Isso é o que aponta uma pesquisa da DogHero que revelou que 90% dos profissionais desejam trabalhar em um ambiente que aceita animais de estimação.

Essa pode ser uma premiação inusitada, mas com certeza um estímulo positivo na vida de muitos colaboradores, diminuindo até os níveis de estresse como mostrou um estudo da Universidade da Comunidade de Virgínia.

Prêmios físicos

Uma das ideias de premiação para funcionários mais comuns são os prêmios físicos. Nessa linha podemos citar desde brindes como canecas e livros até presentes mais caros como eletroeletrônicos (celular, computador, fones e etc.).

A verdade é que optando por essa estratégia as possibilidades são imensas e variadas. O melhor é que a empresa não necessariamente precisa fechar a escolha a partir de uma lista e pode deixar o funcionário livre para escolher em muitos casos.

Reconhecimento interno 

Um grande fator motivacional interno é o reconhecimento público. Por isso, quando a equipe ou algum funcionário em especial fizer um bom trabalho, atingindo os objetivos propostos, faça elogios na frente de todos.

Isso fará com que ele se sinta valorizado. Se quiser ir além crie um mural de “funcionário do mês” com elogios dos clientes, frases do gestor ou utilize do próprio site ou boletim informativo da empresa para expor esse reconhecimento.

Até porque reconhecimento é um dos 5 principais fatores de engajamento profissional indicou uma pesquisa da Quantum Workplace.  

Bônus

É impossível falar de ideias de premiação para funcionários sem citar o famoso bônus por resultado alcançado. Muitas empresas adotam uma certa rotina para esse tipo de pagamento com base nos resultados.

Eles podem ser feitos mensalmente, trimestralmente, semestralmente, anualmente ou conforme a realidade da organização. O valor pode ser indefinido e se basear nos resultados, ou pré-definido, como por exemplo, 10% dos lucros.

Assinaturas de serviços

O streaming se tornou algo que “todo mundo tem”. Seja Netflix, Amazon Prime, Spotify, entre outros. Porém, às vezes esses valores podem pesar no orçamento familiar.

Então, dentro das ideias de premiação para funcionários a empresa pode oferecer a assinatura de um desses serviços para os funcionários. Essa pode ser uma recompensa quando algum objetivo for alcançado.

Agradecimento do CEO

O reconhecimento por parte de pessoas que são exemplo de sucesso dentro da empresa pode ser algo estimulante. 

Portanto, crie uma rotina onde o dono, CEO da empresa ou àquele que está no topo da hierarquia demonstre gratidão aos colaboradores.

Isso pode ser feito por um e-mail personalizado de agradecimento ou uma carta de próprio punho. Essa ação parece pequena, mas pode garantir a sensação de valorização profissional por parte dos profissionais.

Trabalho em home-office

Uma pesquisa da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP apontou que 70% dos profissionais gostariam de permanecer no trabalho em home office, mesmo após o fim da quarentena.

Um prêmio que possibilite o funcionário de trabalhar de casa pode gerar no colaborador aquela sensação de que a empresa confia no trabalho dele e se preocupa com a conciliação da sua vida pessoal e profissional.

Crédito em Uber ou 99

Muitos funcionários se deslocam de transporte público para a empresa. Você já se colocou no lugar deles e imaginou quanto tempo eles demoram para chegar e ir embora da empresa?

Pois, uma das ideias de premiação para funcionários que pode ser agradável para essas realidades são os créditos destinados a transporte.

Que tal oferecer um código promocional para que o colaborador vá embora de Uber ou de 99 em determinado dia? Ou até mesmo oferecer descontos para que ele possa usar no fim de semana?  

Viagens

O SPC Brasil, em parceria com o portal Meu Bolso Feliz, revelou que as viagens lideram o sonho de consumo da população brasileira. No entanto, 74% das pessoas afirmam não ter condições financeiras para tal.

Oferecer uma viagem a um funcionário que se destacou, seja ela nacional ou internacional, pode gerar um bem-estar extremo.Esse tipo de prêmio inclusive é capaz de criar uma competição interna que tende a aumentar o rendimento e a produtividade das equipes.

Afinal, quem não desejaria ganhar uma viagem com tudo pago?

Massagens

A Sodexo Benefícios revelou que 8,5% dos colaboradores desejariam algum benefício ou prêmio relacionado à massagem. Colocar então essa opção como uma das ideias de premiação para funcionários pode ser garantia de sucesso.

Que tal oferecer um dia de SPA para os funcionários da semana ou do mês? Esse momento de relaxamento pode trazer uma experiência agradável não só para o corpo como para a mente dos colaboradores.  

Tente parcerias com clínicas de massagem para fazer dessa premiação uma rotina.

Gift Card

Você sabe do que os seus funcionários mais gostam? Livros, roupas ou eletrônicos? Uma alternativa bem democrática dentro das ideias de premiação para funcionários são os cartões de presente ou gift cards.

Muitos varejistas como Saraiva, Amazon, Americanas, Submarino e outras oferecem os chamados gift cards onde a pessoa que recebe pode gastar como desejar aquele valor.

É uma boa opção de presente para as equipes e funcionários que atingirem metas e objetivos. A empresa pode até deixar o segmento em aberto para escolha do próprio colaborador que será beneficiado, para que assim ele usufrua melhor do seu prêmio.

Vale academia

A Sodexo Benefícios destacou que 16% dos funcionários gostariam de ter um auxílio para prática de atividade física. Esse benefício é comum no mercado e entra como um dos mais utilizados na lista de ideias de premiação para funcionários.

Profissionais que se destacam costumam receber vouchers de desconto ou até mesmo meses grátis para treinar. Essa é uma forma de estimular quem é fã de atividades físicas e pode ser um empurrãozinho para quem quer começar, mas não quer gastar com isso.

Aulas de culinária

Criar ideias de premiação para funcionários exige muita criatividade e por que não fugir do senso comum? Inovar é tudo no mercado e sua empresa pode premiar os colaboradores com algo novo.

Nesse caso, aulas de culinária são uma boa opção. Muitas pessoas desejam saber cozinhar e não tem a mínima ideia de por onde começar. Faça com que o colaborador fuja um pouco da rotina que está acostumado aprendendo algo novo.

Faça uma pesquisa rápida na sua empresa de quem gostaria de saber cozinhar. O número de pessoas que responderão “eu” será surpreendente.

Aulas de música

Assim como a questão da culinária é uma alternativa dentro das ideias de premiação para funcionários, as aulas de música também são promissoras. Sempre tem alguém que deseja aprender a tocar algum instrumento na equipe.

Pois, saiba que essa possibilidade de aliar vida pessoal e profissional pode ser estimulante para que os profissionais realizem um trabalho melhor na empresa. Cogite como premiação pagar as aulas de música para que seu funcionário desenvolva novas habilidades.

Mentoria

Outra opção dentro da lista de ideias de premiação para funcionários está relacionada a mentoria. Essa estratégia organizacional se refere ao compartilhamento de conhecimento.

A empresa nesse caso contrata um profissional mais consolidado e que tem uma expertise apurada em determinada função ou desloca alguém da própria empresa para acompanhar de perto um colaborador. 

Com isso, o profissional pode desenvolver suas habilidades com base nos conselhos desse mentor.

CEO por um dia

Já imaginou ser o CEO de uma empresa por um dia? Pois saiba que esse projeto se tornou realidade em empresas como Twitter, Renault, Faber Castell, entre outras.

Na proposta um jovem funcionário acompanhou a rotina do CEO dessas empresas, trabalhando lado a lado com ele, em reuniões e tomadas de decisão do dia a dia.

Parece absurda a ideia, mas pode ser uma boa opção de premiação para trazer o colaborador para mais perto dos desafios da empresa. Criando, inclusive, uma relação mais próxima com os cargos de alto escalão.

Sair mais cedo do trabalho

A proposta de sair mais cedo pode se encaixar perfeitamente na lista de ideias de premiação para funcionários. Muitas empresas escolhem um dia da semana onde o colaborador trabalha apenas meio período e pode ir embora.

Essa simples decisão pode gerar satisfação e melhorar a produtividade dos profissionais. 

No Japão, por exemplo, o governo já estimulou empresas a liberarem seus funcionários mais cedo na última sexta-feira do mês, como forma de equilibrar vida pessoal e profissional.

Será que isso também não seria possível na sua empresa? Quem sabe adotar uma sexta-feira no mês, a cada quinze dias? Ou uma segunda-feira para chegar mais tarde? As opções são variadas e podem se destinar a equipes que alcançaram alguma meta determinada, cabe apenas planejamento.  

Programa de apoio psicológico

A OMS já afirmou que o estresse no trabalho pode ser o causador de várias doenças. Uma pesquisa da Isma-BR (representante da International Stress Management Association) revelou que 72% dos profissionais brasileiros têm algum problema de saúde em função do estresse.

Uma das ideias de premiação para funcionários nesse âmbito vem com ajuda profissional. 9,2% dos profissionais, segundo a Sodexo Benefícios, gostariam de ter na empresa um programa de apoio psicológico.

Muito mais do que uma premiação esse benefício pode ser um fator determinante para que o seu colaborador, acompanhado por um profissional, consiga controlar o estresse, mudar hábitos e consequentemente esteja mais feliz e disposto. 

Troféus e medalhas

Um competidor ou um time campeão costuma ganhar o que após a vitória? Se você disse medalha ou troféu acertou em cheio. Mas você sabia que essa é uma das ideias de premiação para funcionários que podem ser efetivas como fator de valorização profissional?

Como já falamos de expor positivamente o colaborador, oferecer a ele uma medalha, um certificado ou até mesmo um troféu por determinada meta alcançada pode fazer com que ele se sinta importante e valorizado.

Faça isso em festas de comemoração de resultado mensais, semestrais ou anuais. A proposta é que prêmios dentro dessa proposta sejam entregues pelos executivos do mais alto escalão para dar uma valorizada ainda maior na conquista desse colaborador.

Programa de pontos

No mercado o sistema de pontos é bem comum nos cartões de crédito, em companhias aéreas e outros. Quem acumula pode trocar por brindes, prêmios, novas viagens, estadias e muito mais.

Pegando essa proposta como exemplo é possível transportá-la como uma das ideias de premiação para funcionários. Ou seja, a cada conquista, venda ou objetivo alcançado o funcionário em questão ganha X pontos.

Ao fim do período determinado ele pode trocar esses pontos por prêmios. É importante antes de implementar esse projeto definir qual o valor de cada ponto e as regras para conquistá-lo. Exemplo: 1 ponto vale R$ 50,00, 2 pontos R$ 100 e assim sucessivamente.

Trajes informais

Uma pesquisa da Randstad, empresa de recrutamento, com a OmniPulse, mostrou que o aumento de salário é menos importante do que a possibilidade de se vestir informalmente no trabalho para 33% dos profissionais.

Muitas empresas possuem um código de vestimenta que precisa ser seguido à risca. Porém, abrir exceções para uma vestimenta casual em dias específicos é importante para deixar os colaboradores felizes.

Essa é mais uma das ideias de premiação para funcionários que podem parecer simples, mas como pudemos ver na pesquisa, em muitos casos é tão valorizada quanto um aumento de salário.

Vagas exclusivas de estacionamento

Como já citamos, uma alternativa para o deslocamento do colaborador pode influenciar no seu humor e rendimento diário. A demora no transporte pode fazer com que ele já chegue estressado ao trabalho.

Uma alternativa neste sentido é oferecer ao funcionário de destaque uma vaga de estacionamento por um período determinado. Pode ser um espaço dentro da empresa ou até mesmo em um estacionamento externo, com a empresa cobrindo os custos.

Essa vaga vip pode melhorar a qualidade de vida dele e estimular quem tem carro a lutar por essa premiação.

Cobrir despesas dos colaboradores

Esse tipo de recompensa precisa estar ligado a um resultado excepcional de um funcionário que fez com que a sua empresa ganhasse muito dinheiro ou economizasse na mesma proporção devido a essa ação, já que o custo para essa premiação é alto.

Toda a exposição de uma ação como essa precisa ser comunicada à equipe sobre o porquê de aquele funcionário estar sendo beneficiado daquela forma. Uma vez que, esse tipo de exposição pode estimular outros colaboradores a fazerem o mesmo.

Em proporções menores essa cobertura de despesas pode ser de vouchers para alimentação, pagamento da parcela do carro, conta de luz, TVs por assinatura, internet. O leque de ideias é infinito e o foco é aliviar a vida financeira do colaborador.

Consultoria financeira

O estresse financeiro afeta não só a saúde física, mas também mental, segundo uma pesquisa realizada da ISMA-BR. 78% das pessoas apontam a incerteza financeira como o principal fator para serem ansiosos.

Mas o que isso tem a ver com ideias de premiação para funcionários? Dentro desse cenário sua empresa pode determinar como prêmio para o funcionário ou a equipe de destaque uma consultoria financeira.

Essa premiação pode ser extremamente valiosa, porque quem controla as finanças se torna menos estressado, mais calmo e consegue produzir melhor no dia a dia.

Feedback positivo do cliente

Uma das ideias de premiação para funcionários super viáveis pode vir por meio de um feedback positivo dos clientes.

Muitos dizem que as pessoas nunca esquecem como as outras fizeram elas se sentir. Por isso, alinhe com os clientes, quando ele fizer algum elogio a determinado funcionário em particular, para que exponha aquele momento positivo.

Seja enviando um e-mail para o funcionário ou entregando algum item exclusivo numa parceria sua com esse cliente em questão. O funcionário que receberá esse elogio se sentirá feliz e valorizado.

Ao longo deste artigo vimos 30 ideias de premiação para funcionários. Algumas mais complexas e outras mais simples e que podem caber na realidade da maioria das empresas.

O grande segredo para ser assertivo no momento de desenvolver um plano de ideias neste sentido é conhecer a fundo seus funcionários. Afinal, é importante saber o que eles desejam, o que lhes faz bem e principalmente o que poderia agradá-los em premiações.

Pois, boas ideias de premiação para funcionários são capazes de reter talentos e atrair novos para a empresa a todo momento.

 

Gostou do nosso artigo? Siga a Xerpa nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e fique por dentro dos melhores conteúdos de gestão do mercado.  

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.