Human Resource Analytics

Human Resource Analytics: como o uso de dados impacta o RH?

Por lidar diretamente com os colaboradores, o RH é um dos departamentos que mais reúne informações sobre a empresa. Nesse cenário, é preciso desenvolver um trabalho consistente para aproveitar esses dados da melhor forma possível. Para isso, foi criada uma metodologia chamada Human Resource Analytics.

Esse processo possibilita ao RH ter uma atuação muito mais estratégica, com contribuição ativa para o sucesso das pessoas e do negócio como um todo. Quer saber como o método funciona? Continue acompanhando o post!

O que é Human Resource Analytics?

Human Resource Analytics é um método de gestão de RH baseado em análise de dados. A prática visa criar insights sobre como melhorar o investimento em capital humano com foco em quatro objetivos: gerar receita, reduzir custos, mitigar riscos e executar planos estratégicos.

Isso é feito por meio da captação e análise de informações sobre a gestão de talentos, finanças e operações da empresa, entre outras. São aplicadas ferramentas estatísticas para avaliar as necessidades dos colaboradores e da companhia, usando os dados obtidos para identificar e solucionar questões críticas da organização.

Como está o turnover anual? Quantas dessas perdas causa um impacto grande no dia a dia? Quais funcionários são mais propensos a deixar a empresa dentro de um ano? Todas essas questões podem ser respondidas com dados obtidos pelo Human Resource Analytics, algumas de forma mais simples e outras de maneira mais complexa.

A captação pode ser feita de várias maneiras: por meio de pesquisas de satisfação ou observando históricos de frequência, admissões, demissões, salários e promoções, para citar alguns exemplos. Tudo vai do que a empresa precisa e onde ela quer chegar com a análise de dados.

Ao contrário do que muitos podem pensar, o Human Resource Analytics não é uma tecnologia, e sim uma metodologia. Apesar de as ferramentas digitais serem fundamentais para uma boa análise, as  grandes estrelas do processo são as informações captadas e as decisões tomadas sobre o que fazer como elas.

Quais são as vantagens do Human Resource Analytics?

Já sabemos que o RH tem acesso a uma enorme base de dados sobre os colaboradores, e que o Human Resource Analytics é capaz de potencializar o uso dessas informações. Mas como, exatamente, usar esse método a favor da empresa? Confira abaixo as principais vantagens de adotar esse processo.

 

Mais precisão na tomada de decisões

Coletar e analisar os dados corretamente ajuda o RH e aumentar a precisão das decisões tomadas na empresa. Afinal, tudo passa a se basear em informações concretas, que geram aprendizados sobre os erros e acertos da organização no dia a dia.

Com isso, é possível reavaliar processos, corrigir rotas e otimizar investimentos com o intuito de extrair 100% do potencial do negócio e da força de trabalho.

 

Capacitação de funcionários

O sucesso do negócio depende diretamente do nível de habilidade e expertise dos colaboradores. O Human Resource Analytics é essencial para fazer um diagnóstico de quais são as capacidades mais exigidas em cada departamento, e também do panorama geral de competências dos funcionários.

Ao cruzar esses dados, é possível identificar quais habilidades essenciais estão em falta na equipe. Isso possibilita desenvolver treinamentos direcionados para atender a uma necessidade específica, aumentando a qualidade do grupo de trabalho.

A análise de competências também pode servir para alocar colaboradores em projetos com os quais eles se identifiquem mais. Por exemplo: um profissional do departamento financeiro que tenha uma comunicação acima do comum poderá se dar muito bem na equipe de vendas, se houver interesse e uma capacitação adequada.

 

Redução do turnover

A taxa de turnover é determinada pelo número de contratações e desligamentos na empresa em determinado período. Quando esse número é alto, significa que há algo errado na gestão de pessoas. Mas como ir mais a fundo nessa análise?

Com o Human Resource Analytics, é possível identificar dados mais específicos para descobrir a raiz do problema. Até certo ponto, a rotatividade é comum e até faz bem para o negócio. A chave, então, é avaliar quais perdas causam mais impacto no dia a dia e quais foram as razões dessas saídas.

Quando existe um volume alto das chamadas “perdas lamentáveis”, pode ser que haja falhas na liderança, no pacote de remuneração ou na cultura da empresa. Uma boa análise de dados é muito útil para identificar a real razão do problema e elaborar um plano de ação para contorná-lo.

 

Evolução do recrutamento

O Human Resource Analytics é muito útil para o RH avaliar de onde vêm os melhores funcionários e quais são os canais de recrutamento mais efetivos. 

Também é possível identificar com clareza o tempo de fechamento das vagas, o custo dos processos de seleção e o ROI das contratações, a fim de melhorar continuamente as práticas de recrutamento.

Outra boa dica é ficar de olho em sites como o Glassdoor, onde candidatos publicam anonimamente suas percepções sobre os processos seletivos. É a forma mais pura e direta de coletar opiniões, críticas e sugestões sobre como otimizar o recrutamento na sua empresa.

 

Gestão da liderança

Líderes ruins custam dinheiro e impedem que a organização atinja seu potencial máximo. Por isso, um dos melhores usos do Human Resources Analytics é a avaliação de dados sobre a qualidade da gestão dos departamentos.

Essas informações devem ser captados de forma anônima, por meio de pesquisas e entrevistas com os funcionários. O sigilo garante que eles se sintam à vontade para contar o que realmente pensam, já que poucos falariam sobre seus chefes se soubessem que ele teria acesso a essas opiniões mais tarde.

Agora que você já conhece as vantagens do Human Resource Analytics, é hora de colocar o que aprendeu em prática. Implemente ferramentas que auxiliem a coleta e a análise de dados, de modo a obter insights que ajudem na otimização dos processos do RH. Assim você garante sempre os melhores resultados na sua gestão de pessoas!

Se você gostou do artigo, não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para acompanhar os nossos conteúdos em primeira mão! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.